Já foram encerrados mais de 50 lares ilegais este ano

Só e 2018, já foram encerrados 56 lares de idosos, seis dos quais de forma urgente, devido ao perigo iminente para a segurança e saúde dos utentes.

A Segurança Social já encerrou, desde o início do ano, 56 lares de idosos que se encontravam em situação ilegal porque havia perigo iminente para a segurança e saúde dos utentes. Seis desses lares foram encerrados de forma urgente, avança esta terça-feira o Jornal de Notícias.

Os números deste ano são semelhantes aos registados em 2015 e 2016, mas assinalam uma ligeira descida face a 2017, o que pode ser explicado pela redução das ações de fiscalização. No ano passado, foram encerrados 133 lares de idosos, sendo que 97% estava em situação ilegal, e foram levadas a cabo 563 fiscalizações.

Por sua vez, até 30 de julho deste ano, além dos 56 lares de idosos ilegais já encerrados, foram efetuadas 297 ações de fiscalização.

“Todos os encerramentos efetuados pelo Instituto da Segurança Social estão relacionados com falta de condições (…) a nível de falta de licenciamento, falta de recursos humanos, instalações inadequadas, prestação de serviços aos utentes inadequada ou situações que coloquem em risco a saúde/bem-estar dos utentes”, explicou fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao diário.

De acordo com o ministério, a menor periodicidade das ações de fiscalização é explicada pelas “alterações de procedimentos de controlo” que tornaram estas ações “mais complexas e morosas”. Apesar disso, é provável que, até ao final do ano, os números de 2015 (92 lares encerrados) e 2016 (88 lares fechados) sejam igualados ou, até, ultrapassados.

Segundo o Jornal de Notícias, Gondomar e Vila Nova de Gaia lideram a lista, com quatro lares ilegais encerrados em cada um dos concelhos, ainda que Gaia seja a zona do país onde este fenómeno é verificado de forma mais frequente, dado que no ano passado o concelho já tinha liderado a lista em matéria de encerramentos.

No entanto, João Ferreira de Almeida, presidente da Associação de Apoio Domiciliário, Lares e Casas de Repouso (ALI) garante que estes números são “falaciosos”.

“Os números divulgados são falaciosos, porque a maioria são meras ordens de encerramento voluntário e muitas delas nem são cumpridas. E as que até o são é porque os lares se mudaram para outras casas, onde se mantêm a funcionar sem licenciamento. Há ainda vários casos de casas efetivamente encerradas de urgência que, passado pouco tempo, estão de novo abertas e a funcionar”, revelou.

As principais associações de lares de idosos apontam o dedo à lei, isto porque os requisitos para a legalização deste tipo de espaços são “complexos” e “desajustados”. “É fundamental a alteração da atual portaria, que inviabiliza soluções mais económicas, como a adaptação de moradias já existentes”, afirmou o líder da ALI.

As condições exigidas para manter aberto um lar de idosos em Portugal faz com que as mensalidades subam desmesuradamente, o que acaba por fazer com que as famílias procurem soluções mais económicas e, muitas vezes, ilegais, denuncia o responsável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …