Empresas querem colar feriados aos fins-de-semana para evitar “pontes”

8

A reposição dos feriados que tinham sido suprimidos está a gerar revolta e preocupação entre várias associações empresariais que defendem que, em vez das “pontes” a meio da semana, o melhor é colar os feriados aos fins-de-semana.

Caso esta situação viesse realmente a acontecer, os feriados a meio da semana resultariam em fins-de-semana prolongados, tal como acontece noutros países.

Esta é uma sugestão dada por várias associações empresariais, uma vez que as “pontes” a meio da semana em nada beneficiam o trabalho, considerando que este é o melhor modelo em termos de produtividade das empresas e de gestão dos recursos.

“Num dia de trabalho solto há sempre menor produtividade do que numa semana corrida a trabalhar”, nota o presidente da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, Tomás Moreira, em declarações à TSF.

Já o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, João Costa, lembra na mesma rádio os elevados custos que os feriados colocam em termos de energia, por ser preciso parar as máquinas e reactivá-las a meio da semana.

De resto, com as possíveis “pontes” no calendário ao longo de 2016, João Costa repara que há empresas que vão optar por fechar portas nas segundas e sextas-feiras, algo que causará fortes prejuízos.

O anterior governo suprimiu em 2013, os feriados do Corpo de Deus (feriado móvel), da Implantação da República (5 de Outubro), do Dia de Todos os Santos (1 de Novembro) e da Restauração da Independência (1 de Dezembro), que agora vão ser repostos pelo actual Executivo.

ZAP

8 Comments

  1. Esses senhores até os fins de semana aboliam….
    Tudo para escravizar os trabalhadores.
    As pessoas têm de ter uma vida além do trabalho.

    Vêm sempre com a desculpa da produtividade.

    Esquecem-se que as pessoas (que trabalham) cada vez andam mais cansadas e fartas de muito trabalhar e pouco receber para que os seus superiores possam ter uma vida regalada….
    Grandes fortunas, viagens, moradias milionárias, carros de alta cilindrada, etc…etc…

  2. Pois, amealharam mais uns milhões á conta do trabalho dos outros e agora estão ressabiados; já lá não têm o Coelho e o Irrevogável para legislar a seu favor; aguentem-se….

  3. O patronato não tem vergonha nenhuma na cara!
    Se têm tantos prejuísos mais vale venderem a empresa a quem a saiba gerir.
    É que o trabalhador Português lá fora é sempre elogiado.
    A falta de produtividade é por causa dos pessimos gestores, que deviam era ser substituidos sem pieguises !!!
    E quem fala de gestores fala de politicos ladrões cumplices disto tudo!
    Mas a mudança avizinha-se e os ladrões corruptos vão pagar por isto tudo, pelo sofrimento que estão a provocar aos trabalhadores esforçados e honestos !

  4. Pois na Inglaterra já fazem isto há mto tempo e com grande sucesso. È bom para os trabalhadores e é bom para a industria pois assim nao fecham portas, nem desligam máquinas de serviço a meio da semana, mas sim no final da semana.A Produção torna.-se contínua.

  5. qualquer um pode ser patrao basta querer ,podem criar, mas e mais facil dizer mal!!!!!!!!
    porque devem pertencer a corja dos que andam a roubar de varias maneiras (desviar) nas empresas depois o patrao e que paga !!!!!!!!!!!! o mal da maioria do empregados e ter raiva dos patroes querem receber cada vez mais sem fazer nenhum se forem bons empregados nao lhe faltam empregos o mal e que a maioria sao parasitas nao querem fazer nada e recever muito e o que analisa ,sem mais me despeso este que nao come calado!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. lá por reporem os feriados não quer dizer que tenham que ser juntos aos fins de semana para evitar as chamadas “pontes”. as empresas, os organismos do estado, etc, se se sentem prejudicadas, só têm que fazer uma coisa: nao concederem pontes. quem quiser fazer ponte, gasta um dia de ferias. as entidades se dão pontes é porque querem, mas depois nao reclamem. nao ia querer gozar um feriado simbólico uns dias depois. imaginem gozar-se o 25 de abril numa 6ª feira dia 27 (não tem piada nenhuma. não dêm pontes e ja nao têm estes problemas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.