Empresas de energia com lucros recorde enquanto as faturas esvaziam as carteiras dos clientes

1

Enquanto a subida dos preços estão a esvaziar as carteiras dos consumidores, ajudam as grandes empresas de energia a obter lucros recordes, como a Shell e a Centrica.

Segundo o Insider, a Shell registou lucros trimestrais de 13,6 mil milhões de dólares (cerca de 13,3 mil milhões de euros), o que equivale a um aumento de 92% num ano, e a Centrica 1,6 mil milhões de dólares (à volta de 1,56 mil milhões de euros).

Esses resultados históricos foram conseguidos com a subida dos preços do petróleo e do gás. Desde o início de junho, o preço do barril do petróleo aumentou em mais de 30% e o gás natural 112%.

“Não surpreende que a Centrica e a Shell tenham tido novamente um desempenho muito forte neste trimestre, com ganhos que resultaram num lucro de 11,5 mil milhões de dólares, um novo recorde para a Shell”, disse Insider Simon Tucker, analista da Infosys Consulting.

E acrescentou: “é evidente que estamos atualmente num super ciclo de mercadorias com oferta limitada e procura elevada – e este será provavelmente o caso nos próximos três a cinco anos”.

Os preços europeus do gás natural, carvão e energia subiram em 2022, em grande parte devido a perturbações no fornecimento de combustível por parte da Rússia, que supre cerca de 40% das necessidades de gás da região.

As sanções da União Europeia a Moscovo devido à guerra na Ucrânia resultaram no encerramento de fontes chave de fornecimento de energia, o que levou a inflação a máximos plurianuais. E não foram apenas as empresas energéticas britânicas que viram os seus lucros disparar.

A empresa norueguesa Equinor pagou um dividendo adicional de 3 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros) aos acionistas no início desta semana, enquanto a francesa Total SE viu o seu rendimento ajustado triplicar para 9,8 mil milhões de dólares (9,6 mil milhões de euros).

Recentemente, a Goldman Sachs avisou que a crise energética da Europa deverá durar pelo menos até 2025.

Enquanto isso, os consumidores se debatem com a subida dos custos dos combustíveis. Os analistas propõe às empresas de petróleo e gás que reinvestissem os seus lucros para aumentar o abastecimento, podendo ser uma via para atenuar a crise energética da Europa.

“Devem ser feitos todos os esforços possíveis para reduzir a utilização de energia e melhorar o abastecimento”, referiu Tucker.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.