Há empresas a contratar em tempos de pandemia (e negócios a florescer)

A pandemia de coronavírus está a ter um elevado custo económico para Portugal, esperando-se que o desemprego seja um grande problemas nos próximos tempos. Mas a meio do surto, também há novos negócios a crescer e empresas que procuram trabalhadores para poder dar resposta às novas necessidades de uma população de quarentena.

Apesar das perdas de milhões de euros, das mortes e do medo que alastra, a pandemia de coronavírus pode ser um momento privilegiado para promover a inovação no universo empresarial e para impulsionar negócios em certas áreas, como o comércio electrónico.

O e-commerce era, ainda, uma área encarada com alguma desconfiança por muitos portugueses, mas a quarentena e o medo de sair à rua fez disparar as compras online. De tal forma que alguns dos sites mais conhecidos dos grandes hipermercados, têm tido dificuldades em responder à procura, com alguns sites a não conseguirem, inclusive, aguentar tantos acessos.

As visitas ao Continente Online “mais do que quadruplicaram nas últimas semanas” e já só é possível agendar entregas de produtos encomendados para meados de Abril, conforme revelou uma fonte à TSF.

No site da Auchan, os utilizadores são confrontados com uma mensagem a avisar que estão “em fila de espera”. Um sistema que foi implementado para regular o excesso de visitas numa altura em que “há 70 mil pessoas a tentar aceder ao site, em simultâneo”, como explica uma fonte da Auchan na TSF.

No Mercadão, a empresa que faz as entregas do Pingo Doce, as encomendas online atingiram um “pico de entregas”. A empresa quer contratar entre 200 a 300 pessoas para conseguir dar resposta a todas as solicitações.

“A nossa equipa tem cerca de 150 pessoas, contudo não é suficiente para fazer face àquilo que tem sido a procura extraordinária que estamos a registar”, explica à TSF o director executivo da Mercadão, Gonçalo Soares da Costa.

Também o Lidl conta contratar 500 pessoas para responder ao aumento da procura devido à pandemia de coronavírus, para reforçar as 258 lojas que possui em todo o país.

Para lá destas marcas conhecidas, muitos restaurantes e pequenos negócios estão a tentar, também, aproveitar a força das circunstâncias e a mudança de hábitos dos consumidores, fechados em casa de quarentena. Os negócios de take-away e de entrega de bens alimentares têm aqui uma excelente oportunidade para proliferar.

Quando o teletrabalho começa a tornar-se o novo normal, as acções das empresas que se dedicam ao desenvolvimento de ferramentas para auxílio deste tipo de trabalho dispararam nas bolsas. Esta constitui uma outra área com potencial de crescimento e com espaço para a implementação de inovações que podem mudar a forma como encaramos o trabalho nos próximos anos.

E se em áreas como o turismo e o lazer se estão a registar perdas avultadas, com altos custos para a economia portuguesa, há expectativas de que algumas empresas portuguesas possam vir a lucrar com a má reputação que a China granjeou com esta pandemia, nomeadamente em termos de qualidade e segurança alimentar.

A ministra da Agricultura já tinha vaticinado que o surto de coronavírus poderia vir a ter “consequências bastante positivas” para a agricultura portuguesa. Os responsáveis do sector da produção de carne de porco acreditam que as exportações para a China devem crescer neste ano, apesar da pandemia.

Quem lucra sempre com os problemas de saúde do mundo é a indústria farmacêutica que já está a ganhar milhões com o coronavírus. E vai, certamente, continuar a acumular lucros com a descoberta de uma vacina e de medicamentos contra a Covid-19, apesar de estas investigações estarem a receber forte financiamento de entidades públicas e de particulares. Como de resto aconteceu num passado recente, nomeadamente com o VIH/SIDA, onde houve um investimento de milhões de fundos públicos para desenvolver novas terapêuticas – os medicamentos desenvolvidos acabaram por garantir lucros substanciais às farmacêuticas.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …