Empresas chinesas apagaram 60 mil contas online que “pareciam falsas”

A Grande Firewall da China volta a dar que falar com a eliminação de mais de 60 mil contas de perfis na Internet. Este é o resultado de uma medida que pretende acabar com as contas falsas e que possam colocar em perigo a posição do presidente chinês ou a segurança do país.
A medida que proíbe a criação de perfis falsos, ou que, pelo menos, assim pareçam devido aos nomes com que se apresentem, entra este domingo em vigor na China, mas as empresas já eliminaram ou corrigiram mais de 60 mil contas para que não fossem afetadas pela nova regulamentação.

Esta regra vai ser implementada pela nova Administração do Ciberespaço da China (CAC), organização criada no último ano para controlar todas as atividades online e com poder para supervisionar as mesmas.

Para evitar a condenação por parte desta entidade, empresas como a Alibaba, Tencent e Baidu optaram por apagar todas as contas que não correspondessem aos requisitos exigidos, até porque a CAC deverá funcionar apenas como órgão regulador cabendo às empresas a responsabilidade de aplicar as novas regras.

Estes critérios incluem nomes que pareçam falsos, que sejam enganadores, passíveis de originar rumores ou que promovam qualquer tipo de violência ou atividades terroristas.

Outro critério tido em conta, ainda que mais discretamente, passa por perfis que possam ser desfavoráveis à posição do presidente chinês através da realização de trocadilhos ou paródias.

Os mecanismos de censura na China são cada vez mais e também mais sofisticados, tornando mais complexas as operações das empresas que não conseguem atingir os seus públicos-alvo graças àquela que já é conhecida como a Grande Firewall da China e que, entre outras coisas, proíbe o acesso a vários sites e conteúdos bem como à utilização de VPNs.

Filipa Almeida, B!T
PARTILHAR

RESPONDER

Nova alteração no apoio à retoma. Empresas podem cortar horários em 100% em maio e junho

O Governo voltou a alterar o apoio à retoma e decidiu permitir que as empresas com quebras de, pelo menos, 75% continuem a reduzir os horários dos seus trabalhadores até 100%, no mês de maio …

É oficial. Dragão vai receber final da Champions (e com adeptos nas bancadas)

A UEFA anunciou, esta quinta-feira, que o Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, a 29 de maio. "A final da …

Nuno Mendes entra na agenda do Nápoles

Depois de ter chamado a atenção de vários clubes europeus, o clube napolitano é o mais recente interessado no jovem lateral do Sporting. Segundo o jornal Corriere dello Sport, com a qualificação quase garantida para a …

Nova ponte no Douro vai estar pronta em 2025. Vai custar 36,9 milhões de euros

A nova ponte rodoviária sobre o rio Douro custa 36,9 milhões de euros, incluindo acessos, e fica pronta em 2025, indica a proposta de lançamento de concurso que vai esta quinta-feira à reunião camarária de …

Sporting na Champions dá mais força ao regresso de Ronaldo

O internacional português pode ver com bons olhos a entrada direta do Sporting na Liga dos Campeões, numa altura em que a Juventus está cada vez mais em risco de não o conseguir. Segundo avança o …

Hospitais retomam consultas e cirurgias a todo o gás. Alguns estão melhores do que antes da pandemia

Após o cancelamento de mais de um milhão de consultas e de 150 mil cirurgias devido à covid-19, os hospitais estão a recuperar toda a atividade e alguns superaram mesmo os níveis anteriores à pandemia. Em …

Sporting quer reforçar o plantel (e vai investir 25 milhões de euros)

O Sporting já tabelou o investimento para a época 2021/22 e a SAD leonina está disposta a investir até 25 milhões de euros, perto daquilo que vai lucrar apenas com a entrada na Champions (23 …

Marcelo trava discursos na inauguração do Supremo (e também desistiu de falar)

O Presidente da República não concordou com a proposta de programa para a cerimónia de reinauguração do edifício do Supremo Tribunal de Justiça e acabou ele próprio por desistir de discursar. Segundo o jornal online Observador, …

Regras das praias mantêm-se quase iguais ao verão passado. Mas quem as violar será multado

Durante o verão, a Polícia Marítima vai multar quem não cumpra as regras das praias como o uso de máscara nos acessos, restaurantes, balneários, paredões e até quem jogue raquetas no areal ou frequente uma …

Do Governo ao Sporting, todos sacodem a água do capote. Festa foi comunicada à CML como "manifestação"

O Governo já abriu um inquérito à atuação da PSP nos festejos leoninos. O secretário de Estado descartou responsabilidades na preparação da festa. Vários especialistas consideram que vai haver um aumento de contágios. Esta quarta-feira, o …