Empresas chinesas apagaram 60 mil contas online que “pareciam falsas”

A Grande Firewall da China volta a dar que falar com a eliminação de mais de 60 mil contas de perfis na Internet. Este é o resultado de uma medida que pretende acabar com as contas falsas e que possam colocar em perigo a posição do presidente chinês ou a segurança do país.

A medida que proíbe a criação de perfis falsos, ou que, pelo menos, assim pareçam devido aos nomes com que se apresentem, entra este domingo em vigor na China, mas as empresas já eliminaram ou corrigiram mais de 60 mil contas para que não fossem afetadas pela nova regulamentação.

Esta regra vai ser implementada pela nova Administração do Ciberespaço da China (CAC), organização criada no último ano para controlar todas as atividades online e com poder para supervisionar as mesmas.

Para evitar a condenação por parte desta entidade, empresas como a Alibaba, Tencent e Baidu optaram por apagar todas as contas que não correspondessem aos requisitos exigidos, até porque a CAC deverá funcionar apenas como órgão regulador cabendo às empresas a responsabilidade de aplicar as novas regras.

Estes critérios incluem nomes que pareçam falsos, que sejam enganadores, passíveis de originar rumores ou que promovam qualquer tipo de violência ou atividades terroristas.

Outro critério tido em conta, ainda que mais discretamente, passa por perfis que possam ser desfavoráveis à posição do presidente chinês através da realização de trocadilhos ou paródias.

Os mecanismos de censura na China são cada vez mais e também mais sofisticados, tornando mais complexas as operações das empresas que não conseguem atingir os seus públicos-alvo graças àquela que já é conhecida como a Grande Firewall da China e que, entre outras coisas, proíbe o acesso a vários sites e conteúdos bem como à utilização de VPNs.

Filipa Almeida, B!T
PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …

As antigas águas da Austrália estavam cheias de escorpiões gigantes predadores

As antigas águas em redor da Austrália podem ter estado cheias de enormes escorpiões marinhos predadores que mediam 2,5 metros de comprimento. Conhecidos como Eurypterida, estes animais ferozes foram os maiores predadores marinhos a aparecer no …

Siza Vieira sobre Efacec: Estado está a salvar uma empresa viável e não os bancos que financiaram Isabel dos Santos

O ministro da Economia esclareceu esta terça-feira que o Estado está a “salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” da Efacec e que o valor da indemnização não será suficiente para saldar …

Quatro casos de covid-19 encerram Câmara de Paços de Ferreira

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, distrito do Porto, anunciou esta quarta-feira que o seu edifício sede se encontra temporariamente encerrado depois de terem sido detetados quatro casos positivos de covid-19 entre os trabalhadores. …

Megaoperação do SEF. Três detidos e 150 possíveis vítimas de tráfico humano e imigração ilegal

Uma megaoperação do SEF, em Santarém, já levou à detenção de três suspeitos de tráfico humano e imigração ilegal. Já foram identificadas 150 possíveis vítimas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a levar a …

Conjuntivite pode ser um sintoma primário de covid-19

Uma equipa de investigadores canadianos identificou a conjuntivite como um novo sintoma primário de covid-19. Os cientistas alertam os oftalmologistas para os perigos inerentes. Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são: febre, tosse …

Seis estrangeiros fugiram do aeroporto de Faro. Três já foram encontrados

Um grupo de seis pessoas fugiu esta terça-feira do Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Faro, tendo as autoridades já localizado três delas, revelou esta terça-feira o Serviço de Estrangeiros e …

MP investiga “festa covid” que terá gerado contágio entre estudantes do Politécnico da Guarda

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguação da prática dos crimes de propagação de doença contagiosa e de instigação pública após alguns estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) terem sido infetados com o …

Não é só Vieira. Trio de capitães do Benfica também quer Jesus

O Correio da Manhã (CM) escreve esta quarta-feira que o trio de capitães do Benfica - Jardel, André Almeida e Pizzi - querem ver Jorge Jesus de volta ao leme da equipa encarnada, depois da …

Conhecer a dieta dos pinguins pode ajudar a salvar vida marinha

Conhecendo melhor a dieta dos pinguins, os cientistas ficam capacitados com mais ferramentas para salvar vida marinha. Uma equipa de investigadores fez grandes progressos nesse sentido. As águas do sudeste australiano são um hotspot das alterações …