Empresas chinesas apagaram 60 mil contas online que “pareciam falsas”

A Grande Firewall da China volta a dar que falar com a eliminação de mais de 60 mil contas de perfis na Internet. Este é o resultado de uma medida que pretende acabar com as contas falsas e que possam colocar em perigo a posição do presidente chinês ou a segurança do país.

A medida que proíbe a criação de perfis falsos, ou que, pelo menos, assim pareçam devido aos nomes com que se apresentem, entra este domingo em vigor na China, mas as empresas já eliminaram ou corrigiram mais de 60 mil contas para que não fossem afetadas pela nova regulamentação.

Esta regra vai ser implementada pela nova Administração do Ciberespaço da China (CAC), organização criada no último ano para controlar todas as atividades online e com poder para supervisionar as mesmas.

Para evitar a condenação por parte desta entidade, empresas como a Alibaba, Tencent e Baidu optaram por apagar todas as contas que não correspondessem aos requisitos exigidos, até porque a CAC deverá funcionar apenas como órgão regulador cabendo às empresas a responsabilidade de aplicar as novas regras.

Estes critérios incluem nomes que pareçam falsos, que sejam enganadores, passíveis de originar rumores ou que promovam qualquer tipo de violência ou atividades terroristas.

Outro critério tido em conta, ainda que mais discretamente, passa por perfis que possam ser desfavoráveis à posição do presidente chinês através da realização de trocadilhos ou paródias.

Os mecanismos de censura na China são cada vez mais e também mais sofisticados, tornando mais complexas as operações das empresas que não conseguem atingir os seus públicos-alvo graças àquela que já é conhecida como a Grande Firewall da China e que, entre outras coisas, proíbe o acesso a vários sites e conteúdos bem como à utilização de VPNs.

Filipa Almeida, B!T
PARTILHAR

RESPONDER

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …

Reembolsos de IRS arrancam em abril

No próximo mês, o fisco vai devolver valores retidos em IRS à medida que os contribuintes entreguem as declarações do imposto e é concluída a liquidação, uma iniciativa da Autoridade Tributária (AT) que arranca na …

Coronavírus pode estar a provocar mais mortes do que as registadas, alertam investigadores

Um grupo de docentes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigadores do CINTESIS defendem que o número de vítimas mortais registado durante este período é muito superior ao normalmente reportado. Segundo noticiou o …

Governador de São Paulo põe em causa faculdades mentais de Bolsonaro

O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, acusou no sábado o Presidente do país, Jair Bolsonaro, de não estar "em plenas faculdades mentais" para liderar o país, após ter desvalorizado a pandemia …