Empresários de Madrid vão hastear bandeiras em apoio ao futuro rei de Espanha

jlmaral / Flickr

Príncipe Felipe e Princesa Letízia, os novos Reis de Espanha

Príncipe Felipe e Princesa Letízia, os novos Reis de Espanha

 A Confederação Empresarial de Madrid (CEIM) apelou hoje aos empresários madrilenos para que no dia 18 de julho hasteiem bandeiras nacionais espanholas nas fábricas, lojas, escritórios e outros estabelecimentos como demonstração de “apoio” ao futuro rei Felipe VI.

Em comunicado, citado pela Efe, a CEIM, agradece a Juan Carlos o seu trabalho durante 39 anos de reinado que apontam como “a maior etapa de estabilidade e desenvolvimento económico-social da História de Espanha”.

Segundo a confederação, o monarca, de 76 anos, foi “o melhor embaixador”, já que foi capaz de estar a todo o momento ao lado das empresas “defendendo os seus interesses e promovendo os seus projetos com grandes resultados, que se traduziram num maior crescimento e sobretudo num maior volume de criação de postos de trabalho diretos e indiretos”.

Relativamente a Filipe de Bourbon, os empresários madrilenos afirmam que irá ter “a grande sorte de contar com um rei conhecedor ao detalhe da realidade social e económica” e que irá demonstrar a sua capacidade e mais-valia à frente da mais alta magistratura do Estado.

Como “mostra de lealdade e apoio” à tarefa que assumirá, ao lado da mulher, Letícia, a CEIM pede que os seus associados coloquem, bandeiras espanholas e fotografias dos futuros soberanos, no dia 18 de junho, véspera da proclamação de Felipe como rei de Espanha.

O príncipe Felipe de Bourbon afirmou hoje que continuará à frente da Fundação Príncipe das Astúrias, até que a sua filha, a infanta Leonor, futura Princesa das Astúrias, possa assumir o cargo.

Felipe de Bourbon, de 46 anos, que falava numa reunião dos patronos da Fundação, no Palácio Real, em Madrid, disse que apesar de apesar de honorífica, a presidência da Fundação, é um cargo “intenso, estimulante e excitante”.

A Fundação anualmente distingue personalidades de todo o mundo em diversas áreas, das Artes ao Desporto. Os distinguidos recebem uma escultura de Joan Miró, 50 mil euros, um diploma e uma medalha.

O Príncipe participou na reunião acompanhada da mulher, Letícia, tendo no discurso que proferiu reconhecido que o casal vive “momentos muitos especais”, quando está a menos de uma semana da sua proclamação como Filipe VI, rei de Espanha.

O príncipe que sobe ao trono, depois da abdicação do Rei Juan Carlos, agradeceu o “estímulo, apoio e generosidade” dos 75 patronos, e recordou que em 1981 lhe dedicou o poeta José Hierro, distinguido nesse ano com o Prémio Príncipe das Astúrias de Letras.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.