Empresários chineses fazem reservas para passeio espacial

Vários empresários, cujos nomes não foram revelados, fizeram já reservas para viajarem no final de 2014 e princípio de 2015 nas naves espaciais Lynx Mark onde se irão converter nos primeiros turistas espaciais chineses, revelou hoje a imprensa estatal.

Os ‘turistas’ irão pagar cerca de 70.000 euros por uma viagem de uma hora a mais de 60 quilómetros de altitude, o que permitirá experimentar a ausência de gravidade, refere o diário oficial “China Daily”.

A 27 de fevereiro, uma agência de viagens da China, a Dexo Travel, lançou os périplos espaciais no país e desde então mais de uma centena de pessoas já manifestou interesse no programa, explicou Zhang Yong, diretor da companhia, em declarações ao mesmo jornal.

As naves Lynx Mark são desenvolvidas pela companhia norte-americana XCOR Aerospace e as viagens privadas são geridas pela empresa holandesa SXC que assinou um acordo com a agência chinesa para a promoção dos passeios na República Popular.

Se forem cumpridos os planos a Lynx Mark I descola no final de 2014 e irá subir a uma altura de cerca de 60 quilómetros, enquanto a Lynx Mark II será lançada no início de 2015 prevendo-se que consiga subir até 100 quilómetros.

O primeiro turista espacial foi o norte-americano Dennis Tito, que em 2001 se tornou o primeiro cidadão privado a visitar a Estação Espacial Internacional. Tito

Desde então, apenas outras seis pessoas repetiram a experiência.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …