Empresário condenado a prisão efectiva por dívidas ao fisco

Luís Camacho / Facebook

O empresário Luís Camacho, do Grupo Regency, com o filho em 2013

O Tribunal do Funchal condenou o empresário Luís Camacho a uma pena de prisão efectiva de três anos e 10 meses por dívidas ao fisco e à Segurança Social, uma sentença que ainda pode ser alvo de recurso.

Luís Camacho, o administrador principal do Grupo Regency que tem negócios na área do Turismo e dos serviços, vai assim continuar em liberdade, mas arrisca vir a ser preso por causa de uma dívida da ordem dos 845 mil euros, alusiva a valores de IVA e da Segurança Social que duas das suas empresas não pagaram entre os anos de 2006 e 2008.

Diário de Notícias da Madeira noticia esta sexta-feira que o Tribunal considerou o empresário culpado por dois crimes de abuso de confiança fiscal na forma continuada.

Luís Camacho já tinha sido condenado, no passado, por quatro vezes, sempre com penas suspensas e multas, também por causa do não pagamento de impostos.

As duas empresas envolvidas, o Hotel Regency Club e a Camachos, Comércio de Novidade foram multadas em sete mil euros e seis mil euros, respectivamente.

O grupo de Luís Camacho atravessa uma fase complicada, em termos financeiros, e apresta-se para encerrar o Hotel Regency Palace na próxima semana, deixando 110 pessoas no desemprego. Em causa estão dívidas da ordem dos 15 milhões de euros ao BCP e dos 10 milhões ao Novo Banco.

Além das dívidas, nos últimos anos, Luís Camacho tem também sido alvo de muitas críticas por parte do Sindicato da Hotelaria que o acusa de ordenados em atraso e de discriminação para com os trabalhadores sindicalizados.

O empresário já declarou a insolvência pessoal e está a tentar salvaguardar algum do seu património que inclui vários automóveis clássicos e de luxo. Na semana passada, Luís Camacho teve um iate vendido em hasta pública por 310 mil euros.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Não vos compreendo, não querem pagar mais impostos mas estão do lado de quem não paga, deixem-me dizer-vos que quem não paga faz com que quem pague pague mais.

    Pior não estamos a falar de um pequeno lojista que teve azar na vida e não conseguiu pagar os seus impostos, estamos a falar de quase 1 milhão de Euros, 1 milhão meus amigos, não viram o valor?

    Pior ainda está é a quinta vez que ele pratica o mesmo crime, ou seja por quatro vezes não pagou impostos e das 4 levou penas suspensas, mas vocês acham que é justo para os outros hotéis? ele tem á partida mais 23% de margem porque não paga impostos, impostos que foram pagos pelos clientes e metidos ao bolso por ele.

    Quando alguém tem dividas ao estado tem no caso do IVA 20 meses para pagar por plano de pagamentos e no caso da segurança Social 150 meses mas nem assim foi fito um plano de pagamentos e eu compreendo-o, depois de 4X a passar impune achava que também passava a quinta.

    Ps. Vamos todos libertar quem assalta á mão armada porque existem crimes piores

  2. Admira-me é o gajo ser condenado 4 vezes a pena suspensa… À 1ª ainda se dá o desconto, mas se o tipo continua a prevaricar já lá devia estar dentro há muito… Ou seja, quem tem guito safa-se!

  3. Apenas um ponto de vista:
    Nem o autor de cheques carecas ou indivíduos com dívidas ao estado vai preso. Não precisa que alguém o proteja…
    O fulano não foi preso uma duas três vezes porque “dentro” a actividade cessa e as dívidas mantêm-se. As empresas fecham e os trabalhadores que se “lixem”?
    À luz da lei, a “forma continuada” e o volume da “fraude” é que tem outra moldura penal…

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …