Empresário suspeito de ser testa de ferro do Benfica tinha agenda com contactos de árbitros

6

José Bernardes, arguido no caso “Saco Azul” por suspeitas de ter servido de testa de ferro do Benfica, tinha em casa agenda com contactos de árbitros.

Esta terça-feira soube-se que Bruno Paixão terá recebido milhares de euros da Best for Business quando ainda era árbitro de jogos da Primeira Liga.

A empresa pertence a José Bernardes, que é arguido no processo “Saco Azul”, por alegadamente ter desviado 1,9 milhões de euros do Benfica. Suspeita-se que o empresário tenha servido como testa de ferro dos ‘encarnados’.

As autoridades estão a estudar se o pagamento feito a Bruno Paixão terá sido uma forma de o Benfica subornar o antigo árbitro. A Polícia Judiciária e o Ministério Público estão a investigar o Benfica e o ex-árbitro por suspeita de alegada corrupção desportiva.

Nas primeiras buscas do processo “Saco Azul”, em 2018, foi encontrada uma agenda com nomes e contactos de árbitros na casa de José Bernardes, escreve o JN.

Em contratos com o Benfica divulgados publicamente na Internet, parece haver uma relação entre o clube e as empresas Dynethic, Best for Business e Questão Flexível, ligadas a José Bernardes.

Os documentos divulgados no Twitter em outubro do ano passado mostram pagamentos da SAD ‘encarnada’ às várias empresas em mais de um milhão de euros. A autenticidade dos documentos não foi confirmada.

A Polícia Judiciária e o Ministério Público suspeitam que parte do dinheiro que o Benfica pagou à empresa Questão Flexível tinha como destinatário o então árbitro Bruno Paixão por pagamento de favores.

As ‘águias’ pagaram 506 mil euros a esta empresa. Um dos documentos mostra um email enviado por José Bernardes ao então diretor financeiro da SAD do Benfica, Miguel Moreira, solicitando a liquidação do valor em causa.

Em declarações à TVI, o próprio Bruno Paixão admitiu ter recebido os pagamentos da Best for Business, mas justificou que se devia a “um serviço” prestado de “controlo de qualidade” que terá feito enquanto ainda apitava jogos da Liga.

No entanto, negou ter recebido qualquer tipo de pagamento da parte do SL Benfica.

Daniel Costa, ZAP //

6 Comments

  1. Como benfiquista sou inflexível: provem a corrupção e segunda divisão connosco. Contudo, que a corrupção mais que evidente das distintas autoridades policiais e judiciais que me desculpem: não acredito em corruptos a investigarem corruptos ou em autoridades sérias que há mais de cinco anos investigam, investigam e tudo o que demonstram são “suspeitas” sopradas por órgãos de comunicação que parecem ter exclusivos policiais e judiciais. Curiosamente, julgo que as autoridades judiciais que investigam o Benfica são as mesmas que ao longo dos anos – veja-se o caso Sócrates – só demonstram incompetência e inexistência de condenações – deve ser coincidência. Enfim, já o tenho afirmado, o poder judicial é autónomo e independente, não presta contas a ninguém exterior à corporação. Que seja, ao menos façam o óbvio, respeitem o Direito e utilizzizem as instâncias judiciais, tribunais e outras, para fazer julgamentos, não a praça pública e a promoção de audiências de órgãos de comunicação “amigos” com exclusivos que nos remetem para a inexistência de almoços grátis.

  2. Os senhores peritos policiais e judiciais que provem e não passem a vida inteira em suspeitas, ou existe crime ou não e portanto decidam isso rapidamente e se o SLB tiver que ir para a 2ª divisão que vá, é da maneira que eu ainda em vivo (72 anos) sou campeão da 2º divisão e os clubes da 2ª divisão ficam ricos e os da 1ª divisão ficam mais pobres, porque quem enche os estádios são os adeptos do SLB.

    • Caro C. Mota: espero que o SLB não desça de divisão, por inocência ou para poupar o ridículo da comunicação social, mormente a desportiva, seria de dar gargalhadas verificar primeiras páginas com um clubezeco de segunda divisão. E, por paradoxo, gostaria de ver o SLB na segunda divisão porque equivaleria um pequeno desastre para a primeira, já o tenho afirmado, sem qualquer arrogância, fraco ou competitivo, o SLB é o motor do futebol português. Repito-o, é uma afirmação sem arrogância e a comunicação social, mormente a desportiva, anda a brincar com o fogo. Vejamos dois exemplos com o origem no desportivo que os mais estúpidos e sectários dos adeptos associam ao SLB. a “Bola”: em editorial do seu diretor, no dia seguinte ao passado FC do Porto-Sporting, faz um editorial sobre a importância dos “miúdos” no jogo, os acontecimentos que envolveram o jogo foram irrelevantes. O mesmo órgão, no seu “www” quase ignora o jogo com o City. Em comparação, outroo “www” de um órgão de comunicação desportiva, claramente afecto ao SCP, o “Record”, analisa, exaustivamente os dois episódios. tanto os acontecimentos de sexta passada e o jogo com o City. Não é importante, há mais de 20 anos que não consumo essa fraude chamada “Bola”, nem sei quanto custa cada exemplar. Por consumir quero significar comprar, obviamente.

  3. Os casos relacionados com o Benfica já se lhes perdeu o conto e com o Porto irá quase pelo mesmo caminho! Por alguma razão os campeonatos vão sendo divididos pelos dois com possíveis culpas de vários pequenos clubes que desta forma jamais passarão disso mesmo! Quanto a (justiça e autoridades), bom, essas estão do mesmo lado! Portanto, os benfiquistas poderão dormir tranquilos que não irá haver nenhum terramoto judicial! Quanto a qualidade futebolística é o que vamos vendo quando confrontados com outros clubes europeus, estamos no caminho certo!

  4. Casos relacionados com o Benfica já se lhes perdeu a conta? Como terno uma memória muito seletiva, agradecia que me apontasse um único caso em tribunal e envolvendo o Benfica, uma acusação, um julgamento ou uma condenação. Há o caso Paulo Gonçalves. mais que um “caso” foi uma estupidez. Resta o lixo, seja judicial, policial ou “informativo”. Em Itália, após uma investigação de três meses, a Juve desceu de divisão. Em Portugal, investigam-se suspeitas durante anos. nenhuma acusação, nenhuma acusação, nenhuma condenação. Já o escrevi acima, não tenho qualquer dúvida sobre a corrupção no ministério da justiça, tenho muitas sobre a corrupção no Benfica, opinião que manterei enquanto não foram proferidas, no mínimo, acusações nos locais próprios e não onde se pagam almoços grátis.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.