/

Um “par de olhos” nas sapatilhas. Empresa cria sistema de navegação em calçado para cegos

1

Ashirase

Uma startup detida pela Honda está a desenvolver um sistema de navegação à base de vibrações para ajudar os cegos a movimentarem-se. A tecnologia faz as sapatilhas vibrarem de acordo com a direção que tenham de seguir.

Mais de 80 milhões de pessoas são cegas ou têm graves problemas de visão. Não existem números concretos sobre o total de cidadãos com deficiência visual no nosso país.

Para um cego, movimentar-se no dia-a-dia pode ser uma tarefa árdua. A bengala para cegos obriga a pessoa a ter uma mão ocupada e conseguir um cão-guia nem sempre é fácil.

Quem sofre dessa condição também pode usar uma aplicação de GPS para smartphone, mas isto obriga-os a usar fones de ouvido que limitam a sua capacidade de ouvir ruídos que podem ser importantes, como carros.

Agora, a startup, Ashirase Inc., está a desenvolver um dispositivo que pode ser usado no pé dentro de uma sapatilha, explica o portal Free Think. O dispositivo conecta-se a uma aplicação de smartphone semelhante aos que fornecem instruções de áudio.

A tecnologia vibra em várias partes do dispositivo, indicando o caminho para onde a pessoa tem de ir. A área próxima aos dedos dos pés vibra para que a pessoa saiba que deve andar em linha reta. As vibrações do lado esquerdo do pé esquerdo sinalizam que é hora de virar à esquerda e o mesmo acontece com o pé direito.

Ainda são necessários testes em grande escala para perceber se o dispositivo funciona corretamente e se os cegos se ambientam a ele. Até agora, pelo menos um invisual já o experimentou e mostrou-se contente com os resultados.

“Usar o Ashirase permite que eu me concentre mais em caminhar”, disse um homem que experimentou a tecnologia. “Acho que isto me permitirá desfrutar de caminhar pela cidade”.

A Ashirase está a trabalhar para comercializar o seu sistema de navegação vibratório antes do final de março de 2023.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. mais uma estupidez para o cego pagar fortunas e no final não servir para nada e ter um cão não é assim tão complicado ter, o que o cego gosta é muitas das vezes é ter mama e nada pagar

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.