Empresa norueguesa garante que pode “parar” furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de “cortina de bolhas” proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados.

A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos furacões, e prevenir estragos como os que ocorreram nos últimos anos devido aos fenómenos naturais, escreve a Fox4.

Os especialistas da empresa dizem que as mudanças climáticas estão a fazer com que os furacões sejam cada vez mais violentos, e explicam que uma das razões é que os oceanos, que estão cada vez mais quentes, fazem com que as tempestades ganhem velocidade.

A empresa refere ter encontrado uma solução que consiste em arrefecer a água através do uso de uma tecnologia de “cortina de bolhas”.

O plano envolve a instalação de tubos perfurados que libertam bolhas, empurrando a água mais fria do oceano até à superfície e bloqueando assim a fonte de energia das tempestades. Desta forma, a empresa afirma que a tecnologia de “cortina de espuma” pode combater os grandes furacões.

O diretor-executivo da OceanTherm, Olav Hollingsaeter revelou que foram as impressionantes imagens do furacão Katrina, que em 2005 atingiu o estado de Louisiana, que o inspiraram a procurar uma solução.

O projeto ainda está na primeira fase de desenvolvimento, mas a equipa já revelou que recentemente foi realizada uma simulação com êxito. O objetivo é ter um sistema que se estenda ao longo do Golfo do México ou do Atlântico.

No entanto, o projeto enfrenta diversos desafios, um dos quais é obter o financiamento necessário para a próxima fase de testes, que supera os 17 milhões de dólares. Contudo, a empresa recorda que este valor é insignificante quando comparado com os milhões que são gastos para recuperar danos que podem ser provocados por um furacão.

Por sua vez, vários especialistas advertem sobre as possíveis consequências negativas do novo método para o ambiente, caso este seja aplicado em grande escala. “Quando algo muda, há um efeito dominó das coisas que podem ocorrer”, alertou a engenheira ambiental Tracy Fanara.

  ZAP // Sputnik

PARTILHAR

RESPONDER

Assembleia da República debate diplomas sobre ordens profissionais

Propostas de PS, PAN, IL e Cristina Figueiredo serão debatidas hoje, com abstenção garantida de PSD e do PCP. A Assembleia da República debate hoje os diplomas do PS, PAN, IL e Cristina Rodrigues sobre ordens …

Quase meio século depois, cientistas desvendaram o "mistério de Manu"

Quase meio século depois, os cientistas conseguiram finalmente resolver o "Mistério de Manu", relativo a uma planta tropical encontrada no Peru. Em 1973, Robin Foster descobriu no Parque Nacional de Manu, no Peru, uma planta com …

Afinal, a corrosão até pode aumentar a durabilidade de um material

Ao contrário do que se possa pensar, a corrosão até pode ser benéfica para um material, aumentado a sua durabilidade, revela um novo estudo. A corrosão é, regra geral, provocada pelo oxigénio. Os metais têm uma …

Encontrada explicação para a superfície surpreendentemente irregular do asteroide Bennu

Um novo estudo descobriu que as rochas altamente porosas são responsáveis pela superfície surpreendentemente irregular do asteroide Bennu. Os cientistas pensavam que a superfície do asteroide Bennu seria como uma praia arenosa, abundante em areia fina …

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …