Uma pequena empresa está a planear silenciosamente uma missão lunar no próximo ano

Scientific Visualization Studio/ NASA

A startup aeroespacial Rocket Lab está a planear uma missão lunar privada para o próximo ano. O objetivo é enviar a sonda CAPSTONE para a órbita da Lua e testar os sistemas de navegação, preparando as bases para futuras visitas.

A Rocket Lab, uma empresa aeroespacial norte-americana, está a planear uma ambiciosa missão para o início de 2021: enviar uma sonda para a órbita da Lua, em conjunto com a NASA. A empresa não está a começar do zero, uma vez que já lançou o foguete Electron 12 vezes. O Electron inclui propulsores impressos em 3D e já enviou ao Espaço 53 veículos, entre satélites e cubesats.

A missão, planeada para o início do próximo ano terá como propósito o lançamento do satélite lunar CAPSTONE. Para isso, a empresa irá usar uma versão modificada do Photon, o terceiro estágio do foguete Electron: o propulsor, chamado Curie, foi ajustado rebatizado como HyperCurie.



Segundo o The Verge, o veículo terá ainda painéis solares para que possa produzir energia elétrica e funcionar durante mais tempo no Espaço.

Depois do lançamento a partir do complexo espacial na Ilha Wallops, no estado norte-americano da Virgínia, o Photon será colocado numa órbita circular baixa ao redor da Terra. Ao longo de várias órbitas, a altitude da nave será aumentada gradualmente, até ao ponto em que o propulsor HyperCurie será acionado para levar o Photon à Lua.

A jornada de 8 a 9 dias será uma abordagem mais “demorada”, com o objetivo de economizar energia. Assim que chegar ao destino, o CAPSTONE será colocado em órbita lunar, e vai testar os seus sistemas de navegação e de controlo.

A órbita selecionada é a mesma na qual a NASA pretende colocar a estação espacial Gateway, que servirá como ponto de partida para exploração contínua da Lua.

Amanda Stiles, responsável pelo programa Lunar da Rocket Lab, assume que as ambições da startup vão mais além. “Estamos de olho não só na Lua, mas também em Vénus e Marte.”

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …