/

Empresa quer vender dispositivos que extraem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano.

A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em uso comercial desde 2012. A máquina usa um método patenteado de troca de calor GENius para extrair a humidade do ambiente e convertê-la em água potável para cidades, vilas, escolas e hospitais.

O dispositivo, apelidado de Genny, tem duas versões: a versão plug-in e outra versão que funciona com energia solar. A versão elétrica, que consegue gerar até 30 litros de água potável por dia, deverá ser lançada primeiro e vendida por cerca de 2.500 dólares (equivalente a 2250 euros), de acordo com Nick Harris, vice-presidente de marketing da Watergen na América do Norte, citado pela revista Forbes.

A versão solar consegue gerar até 13 litros por dia e é ideal para locais remotos. Esta versão será vendida por entre 5.000 e 8.000 dólares (entre 4500 e 7222 euros), dependendo da localização e configuração, a partir do terceiro trimestre.

Tanto as unidades elétricas como as solares têm pouco mais de um metro de altura, de tamanho semelhante a um bebedouro tradicional. O custo de gerar água é de cerca de 2 cêntimos por litro, usando 300 watts por hora de energia. Cada Genny possui um reservatório de 30 litros para armazenamento de água.

De acordo com Harris, o dispositivo tem como público-alvo os proprietários e os setores de pequenas empresas como uma alternativa aos gastos em água engarrafada e ao uso de plástico. “Genny elimina completamente a necessidade de os consumidores reabastecerem ao comprar água engarrafada ou a encomendar jarros de água em intervalos, economizando tempo e dinheiro para os consumidores”, disse.

O Genny esteve em exibição no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas no início deste mês, onde foi nomeado como o Produto de Eficiência Energética do Ano nos Prémios de Marca de Excelência Smart Home 2020. O produto estará disponível no início do segundo trimestre de 2020.

O Genny não é o único aparelho que extrai água do ar. Estão disponíveis produtos como o AquaBoy, o que é bom para pessoas sem acesso convencional a água potável. Há ainda a a unidade Zero Mass Water. Porém, segundo a Watergen, o Genny é mais eficiente em termos de energia.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.