Empresa quer vender dispositivos que extraem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano.

A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em uso comercial desde 2012. A máquina usa um método patenteado de troca de calor GENius para extrair a humidade do ambiente e convertê-la em água potável para cidades, vilas, escolas e hospitais.

O dispositivo, apelidado de Genny, tem duas versões: a versão plug-in e outra versão que funciona com energia solar. A versão elétrica, que consegue gerar até 30 litros de água potável por dia, deverá ser lançada primeiro e vendida por cerca de 2.500 dólares (equivalente a 2250 euros), de acordo com Nick Harris, vice-presidente de marketing da Watergen na América do Norte, citado pela revista Forbes.

A versão solar consegue gerar até 13 litros por dia e é ideal para locais remotos. Esta versão será vendida por entre 5.000 e 8.000 dólares (entre 4500 e 7222 euros), dependendo da localização e configuração, a partir do terceiro trimestre.

Tanto as unidades elétricas como as solares têm pouco mais de um metro de altura, de tamanho semelhante a um bebedouro tradicional. O custo de gerar água é de cerca de 2 cêntimos por litro, usando 300 watts por hora de energia. Cada Genny possui um reservatório de 30 litros para armazenamento de água.

De acordo com Harris, o dispositivo tem como público-alvo os proprietários e os setores de pequenas empresas como uma alternativa aos gastos em água engarrafada e ao uso de plástico. “Genny elimina completamente a necessidade de os consumidores reabastecerem ao comprar água engarrafada ou a encomendar jarros de água em intervalos, economizando tempo e dinheiro para os consumidores”, disse.

O Genny esteve em exibição no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas no início deste mês, onde foi nomeado como o Produto de Eficiência Energética do Ano nos Prémios de Marca de Excelência Smart Home 2020. O produto estará disponível no início do segundo trimestre de 2020.

O Genny não é o único aparelho que extrai água do ar. Estão disponíveis produtos como o AquaBoy, o que é bom para pessoas sem acesso convencional a água potável. Há ainda a a unidade Zero Mass Water. Porém, segundo a Watergen, o Genny é mais eficiente em termos de energia.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …