Empresa quer vender dispositivos que extraem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano.

A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em uso comercial desde 2012. A máquina usa um método patenteado de troca de calor GENius para extrair a humidade do ambiente e convertê-la em água potável para cidades, vilas, escolas e hospitais.

O dispositivo, apelidado de Genny, tem duas versões: a versão plug-in e outra versão que funciona com energia solar. A versão elétrica, que consegue gerar até 30 litros de água potável por dia, deverá ser lançada primeiro e vendida por cerca de 2.500 dólares (equivalente a 2250 euros), de acordo com Nick Harris, vice-presidente de marketing da Watergen na América do Norte, citado pela revista Forbes.

A versão solar consegue gerar até 13 litros por dia e é ideal para locais remotos. Esta versão será vendida por entre 5.000 e 8.000 dólares (entre 4500 e 7222 euros), dependendo da localização e configuração, a partir do terceiro trimestre.

Tanto as unidades elétricas como as solares têm pouco mais de um metro de altura, de tamanho semelhante a um bebedouro tradicional. O custo de gerar água é de cerca de 2 cêntimos por litro, usando 300 watts por hora de energia. Cada Genny possui um reservatório de 30 litros para armazenamento de água.

De acordo com Harris, o dispositivo tem como público-alvo os proprietários e os setores de pequenas empresas como uma alternativa aos gastos em água engarrafada e ao uso de plástico. “Genny elimina completamente a necessidade de os consumidores reabastecerem ao comprar água engarrafada ou a encomendar jarros de água em intervalos, economizando tempo e dinheiro para os consumidores”, disse.

O Genny esteve em exibição no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas no início deste mês, onde foi nomeado como o Produto de Eficiência Energética do Ano nos Prémios de Marca de Excelência Smart Home 2020. O produto estará disponível no início do segundo trimestre de 2020.

O Genny não é o único aparelho que extrai água do ar. Estão disponíveis produtos como o AquaBoy, o que é bom para pessoas sem acesso convencional a água potável. Há ainda a a unidade Zero Mass Water. Porém, segundo a Watergen, o Genny é mais eficiente em termos de energia.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …