/

Aldeia fantasma na fronteira Portugal-Espanha comprada por 300 mil euros

3

Ramajero / Wikimedia Commons

Aldeia de Salto de Castro em Zamora, Espanha.

Aldeia de Salto de Castro em Zamora, Espanha.

A aldeia fantasma Salto de Castro, em Zamora, perto da fronteira entre Espanha e Portugal, vai finalmente ser vendida. O comprador é um empreiteiro espanhol que vai transformá-la num empreendimento turístico num investimento superior a 3 milhões de euros.

Salto de Castro está abandonada há cerca de 30 anos. Mas a aldeia que inclui 44 casas, igreja, escola e até um quartel de polícia, vai agora ganhar uma segunda vida com um novo proprietário.

O empreiteiro espanhol Óscar Torres, dono da construtora Iniciativas FAOS, está a ultimar a compra da aldeia fantasma por 300 mil euros, conforme noticia o jornal La Opinión de Zamora.

A aldeia estava à venda por 260 mil euros e chegaram “ofertas da Arábia Saudita, Rússia, Brasil, Reino Unido“, “investidores de mais de 20 países” manifestaram interesse, segundo revela Romuald Rodríguez da empresa que representa os proprietários da aldeia, em declarações ao site Idealista.

No fim de contas, será o empreiteiro de Toledo a ganhar a corrida. A empresa de Óscar Torres é especializada em restauros de edifícios históricos, além de ter parceiros no sector da hotelaria.

O La Opinión de Zamora salienta que a FAOS recuperou edifícios históricos da cidade de Toledo, nomeadamente o Palácio de Lorenzana que data do Século XVIII e o Mosteiro de San Juan de los Reyes do Século XV, além de ter reabilitado e construído vários hotéis.

O acordo de venda deve ficar fechado nesta semana, segundo o mesmo jornal espanhol.

“É um espectáculo quanto a fauna e flora”

“Sempre estive interessado em comprar uma aldeia na zona norte de Espanha. O meu filho tem aplicações que o notificam deste tipo de coisas. Quando apareceu a notificação, vi o ambiente em redor e pensei que não me podia escapar“, conta Óscar Torres em declarações citadas pelo jornal El Espanol.

É uma zona muito interessante e é um espectáculo quanto a fauna e flora. É muito bonito e gosto muito. Esta aldeia tem tudo”, diz ainda o empreiteiro.

Logo que a compra seja efectivada, o objectivo de Óscar Torres é transformar a aldeia num empreendimento turístico, dotando-a de restaurantes, de lojas, de um hotel e de apartamentos turísticos “para que seja auto-suficiente”, explica Torres citado pelo El Espanol.

Além disso, pretende construir equipamentos para desenvolver actividades como desportos aquáticos e rotas para caminhadas, bem como para organizar eventos empresariais e casamentos.

O investimento global deverá rondar entre os 3 e os 5 milhões de euros e Torres conta com apoios financeiros da Junta de Castilha e Leão e do Governo espanhol. “Posso colocar uma parte do meu próprio dinheiro, mas ou há ajudas ou é impossível fazer tudo“, diz, destacando que “é uma oportunidade para todos”.

Pode ser um projecto pioneiro para a Espanha esvaziada“, constata ainda o empreiteiro, referindo-se a um termo usado no país vizinho para referir as regiões que, nos últimos anos, têm ficado ao abandono, por falta de pessoas.

ZAP //

3 Comments

    • Então porque é que não compraste?! Estava à venda, era público e até foi aqui publicado no ZAP. Depois tinhas de gastar mais 2 ou 3 milhões. Mas isso para a Jacinta também não é nada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.