“O emprego mais difícil do mundo” é português, não tem salário e procura “gente de fibra”

Alba Vigaray / EPA

“O emprego mais difícil do mundo” é uma campanha de recrutamento dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, no Algarve, que abriram candidaturas para “gente de fibra”.

Honestos face àquilo que são os requisitos para a profissão, a campanha de recrutamento termina a 26 de outubro e o vídeo foi criado em colaboração com uma agência de publicidade.

Com esta campanha diferente, os Bombeiros Voluntários de Albufeira pretendem inverter o baixo número de inscrições e chamar mais elementos para a profissão.

À TSF, Abel Zua, comandante dos bombeiros de Albufeira, explica que a decisão de lançar esta “arrojada” campanha foi feita para “não criar falsas expectativas” dado os “poucos incentivos para esta causa”.

De acordo com a TSF, há apenas 90 bombeiros no ativo, quando o número ideal seria de 120 elementos. “Somos um concelho com muita atividade turística e a população quase duplica no verão e, muitas das vezes, o efetivo não é o desejável para as ocorrências que existem”, conta Abel Zua.

No site do recrutamento exige-se pessoas de fibra para a “entrega a uma causa, muitas vezes com sacrifício da vida pessoal“.

À TVI24, o 2º comandante da corporação, Rui Fernandes, diz que se tentou passar “da forma mais honesta possível” a realidade das corporações.

Procuram-se candidatos para www.oempregomaisdificildomundo.com

Procuram-se pessoas entre os 18 e os 45 anos que procurem dificuldades no trabalho e na vida.Não exigimos experiência nem licenciatura, exigimos fibra. Não queremos saber as tuas qualidades e os teus defeitos nem onde pensas estar daqui a 5 anos. Não vamos perguntar porque te devemos escolher a ti ou como é que te descreverias numa só palavra. Aqui o recrutamento é feito de outra forma e deixamos claro como a única maneira de conseguir este cargo é através da vontade. A chama da tua paixão não pode apagar nunca e o teu espírito tem de ser tão inquebrável como o teu corpo.Ah, e não há salário mas não lhe chamamos estágio ou experiência. Chamamos O Emprego Mais Difícil do Mundo.Sabe mais em www.oempregomaisdificildomundo.com

Publicado por Bombeiros de Albufeira em Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

Ao CM, Rui Fernandes disse ainda que “a partir do momento em que publicámos o vídeo na internet as inscrições aumentaram significativamente“.

Após o fecho das candidaturas, “serão realizadas provas físicas e técnicas para ver se as pessoas têm condições para ingressar na escola de bombeiros”, acrescentou o bombeiro.

A inscrição está limitada a pessoas entre os 18 e os 45 anos e a corporação afirma não querer saber das “qualidades” nem dos “defeitos” nem “onde pensas estar daqui a 5 anos”.

Apesar de não oferecer salário, os candidatos escolhidos receberão “desafios diários”, uma “farda de super-herói” e “um mundo melhor”. “A única maneira de conseguir este cargo é através da vontade”, lê-se no anúncio.

No dia 20, os Bombeiros de Albufeira vão realizar ainda um dia aberta no relvado do quartel para atrair potenciais candidatos.

Agora resta saber quem está realmente à altura do Emprego Mais Difícil do Mundo.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Sou brasileira, casada, mãe, tenho 36 anos, escolhi Portugal para viver com minha família, estou cá há um ano e meio, tenho comigo que é compromisso nosso ajudar o próximo. Amo os animais, tenho o desejo de adotar uma criança! Atuei na área da saúde como funcionária pública por 9 anos. Meu lema é VENCER OU VENCER!

  2. E no entanto, verão após verão, é ver as imagens de total descontrolo das situações, chegando ao extremo de deixar morrer mais de uma centena de pessoas perdidas nesse descontrolo, inclusive crianças queimadas vivas dentro de carros com os pais. E estes energúmenos a vender-se em calendários pin-up a mostrar os músculos. Tenham é vergonha na cara.
    Mas neste pais qualquer treta e cantiguinha põe o povo a cantar, dançar e bater palmas.

  3. Mas existe algum problema depois dos 45 anos? Ainda por cima à borla?

    Os bombeiros são, apenas, mais uma quintinha das muitas que existem neste país…

  4. Que um dia o fogo vos chegue à porta de casa, para ver se ainda falam assim…
    Eu adorava ver os autores de tão revoltados comentários a ter de aguentar, por vezes dias seguidos, a comer mal, dormir pior ainda, e fazer trabalho físico e pesado horas a fio, em temperaturas extemas, sem meios nem condições, a ver se faziam melhor e salvavam mais vidas.
    Mas claro que isso para certas pessoas deve ser so mais um dia na quintinha…
    Tão pouco valor se dá a quem trabalha…

  5. “Bombeiros Municipais de Santarém fugiram” enquanto populares apagavam fogo (vídeo na net), Agosto 2018.
    “Bombeiro condenado a 12 anos por fogo posto em Castelo Branco”, 2017.
    “Bombeiro preso em Coimbra por fogo posto”, Junho 2017.
    “Bombeiro acusado de atear três fogos em Oliveira de Azeméis “, Fevereiro 2017.
    “O comandante interino dos Bombeiros Voluntários da Arruda dos Vinhos é acusado de assédio sexual sobre uma menor de 15 anos”.
    “Bombeiro de Sabrosa acusado de abusos sexuais de menor de 14 anos”.
    E muitos mais casos.
    Vai dar música mas é aos tapadinhos.

    • Tu és deficiente mental, ou tens algum problema com os Bombeiros? Deves ter sido algum Bombeiro falhado que pensava que ia só para Parada e exibir a Farda polida mas na altura do “ái Meu Deus”… até os pelos do teu cu enroscavam!.. Deficiente!…
      Peço imensa.. imensa desculpa aos deficientes mentais, porque não têm culpa de o serem, mas este é deficiente por vontade própria!…

      • Tu perguntas, mas eu respondo-te. Tu és um deficiente mental, sem dúvida, e, como qualquer pessoa que não é um deficiente mental como tu, também levas com a explicação, diferente de certeza da tua história doente de “meu Deus”+cu (1ª coisa que te veio à cabeça) como a que conseguiste imaginar e, com mais meio esforço, escrever, de que é óbvio que tu é que também lá andas a coçar a micose e abriste a boca de pacóvio sem antes verificar que tudo o que disse foi transcrito. Põe no goggle, sua Anta e vai estudar.

  6. Obrigado Bombeiros de Portugal,
    Há quem diga mal da vossa profissão porque a única coisa que querem é dizer mal de alguma coisa e este é só mais um fórum onde lhes é permitido ladrar sem morder. As pessoas em vez de trabalharem as suas revoltas internas vêm para aqui fazer terapia..
    Ser bombeiro é só das profissões mais perigosas do mundo e pelos vistos há alguns poucos que não têm o mínimo de reconhecimento por estes heróis nacionais.
    Em 2017 eles apagaram conjuntamente 21000 fogos. Só falam daqueles que correram mal, dos trágicos acidentes que envolveram alguma negligência de vários serviços e falta óbvia de meios aéreos e terrenos.
    Mais de 200 bombeiros ofereceram as suas vidas nas últimas décadas em prol do seu país, para salvar os seus irmãos Portugueses. Da terra ninguém nos salva, todos voltamos para lá. Resta saber se o fizemos de forma digna e se aqueles que ficam nos vão ver como exemplos a seguir.
    Há quem falei e nada faça. Há quem faça e nada fale. Acho que os bombeiros pertencem na sua maioria ao segundo grupo.
    Os outros podem falar mal em fóruns.

RESPONDER

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …