“O emprego mais difícil do mundo” é português, não tem salário e procura “gente de fibra”

Alba Vigaray / EPA

“O emprego mais difícil do mundo” é uma campanha de recrutamento dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, no Algarve, que abriram candidaturas para “gente de fibra”.

Honestos face àquilo que são os requisitos para a profissão, a campanha de recrutamento termina a 26 de outubro e o vídeo foi criado em colaboração com uma agência de publicidade.

Com esta campanha diferente, os Bombeiros Voluntários de Albufeira pretendem inverter o baixo número de inscrições e chamar mais elementos para a profissão.



À TSF, Abel Zua, comandante dos bombeiros de Albufeira, explica que a decisão de lançar esta “arrojada” campanha foi feita para “não criar falsas expectativas” dado os “poucos incentivos para esta causa”.

De acordo com a TSF, há apenas 90 bombeiros no ativo, quando o número ideal seria de 120 elementos. “Somos um concelho com muita atividade turística e a população quase duplica no verão e, muitas das vezes, o efetivo não é o desejável para as ocorrências que existem”, conta Abel Zua.

No site do recrutamento exige-se pessoas de fibra para a “entrega a uma causa, muitas vezes com sacrifício da vida pessoal“.

À TVI24, o 2º comandante da corporação, Rui Fernandes, diz que se tentou passar “da forma mais honesta possível” a realidade das corporações.

Procuram-se candidatos para www.oempregomaisdificildomundo.com

Procuram-se pessoas entre os 18 e os 45 anos que procurem dificuldades no trabalho e na vida.Não exigimos experiência nem licenciatura, exigimos fibra. Não queremos saber as tuas qualidades e os teus defeitos nem onde pensas estar daqui a 5 anos. Não vamos perguntar porque te devemos escolher a ti ou como é que te descreverias numa só palavra. Aqui o recrutamento é feito de outra forma e deixamos claro como a única maneira de conseguir este cargo é através da vontade. A chama da tua paixão não pode apagar nunca e o teu espírito tem de ser tão inquebrável como o teu corpo.Ah, e não há salário mas não lhe chamamos estágio ou experiência. Chamamos O Emprego Mais Difícil do Mundo.Sabe mais em www.oempregomaisdificildomundo.com

Publicado por Bombeiros de Albufeira em Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

Ao CM, Rui Fernandes disse ainda que “a partir do momento em que publicámos o vídeo na internet as inscrições aumentaram significativamente“.

Após o fecho das candidaturas, “serão realizadas provas físicas e técnicas para ver se as pessoas têm condições para ingressar na escola de bombeiros”, acrescentou o bombeiro.

A inscrição está limitada a pessoas entre os 18 e os 45 anos e a corporação afirma não querer saber das “qualidades” nem dos “defeitos” nem “onde pensas estar daqui a 5 anos”.

Apesar de não oferecer salário, os candidatos escolhidos receberão “desafios diários”, uma “farda de super-herói” e “um mundo melhor”. “A única maneira de conseguir este cargo é através da vontade”, lê-se no anúncio.

No dia 20, os Bombeiros de Albufeira vão realizar ainda um dia aberta no relvado do quartel para atrair potenciais candidatos.

Agora resta saber quem está realmente à altura do Emprego Mais Difícil do Mundo.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Sou brasileira, casada, mãe, tenho 36 anos, escolhi Portugal para viver com minha família, estou cá há um ano e meio, tenho comigo que é compromisso nosso ajudar o próximo. Amo os animais, tenho o desejo de adotar uma criança! Atuei na área da saúde como funcionária pública por 9 anos. Meu lema é VENCER OU VENCER!

  2. E no entanto, verão após verão, é ver as imagens de total descontrolo das situações, chegando ao extremo de deixar morrer mais de uma centena de pessoas perdidas nesse descontrolo, inclusive crianças queimadas vivas dentro de carros com os pais. E estes energúmenos a vender-se em calendários pin-up a mostrar os músculos. Tenham é vergonha na cara.
    Mas neste pais qualquer treta e cantiguinha põe o povo a cantar, dançar e bater palmas.

  3. Mas existe algum problema depois dos 45 anos? Ainda por cima à borla?

    Os bombeiros são, apenas, mais uma quintinha das muitas que existem neste país…

  4. Que um dia o fogo vos chegue à porta de casa, para ver se ainda falam assim…
    Eu adorava ver os autores de tão revoltados comentários a ter de aguentar, por vezes dias seguidos, a comer mal, dormir pior ainda, e fazer trabalho físico e pesado horas a fio, em temperaturas extemas, sem meios nem condições, a ver se faziam melhor e salvavam mais vidas.
    Mas claro que isso para certas pessoas deve ser so mais um dia na quintinha…
    Tão pouco valor se dá a quem trabalha…

  5. “Bombeiros Municipais de Santarém fugiram” enquanto populares apagavam fogo (vídeo na net), Agosto 2018.
    “Bombeiro condenado a 12 anos por fogo posto em Castelo Branco”, 2017.
    “Bombeiro preso em Coimbra por fogo posto”, Junho 2017.
    “Bombeiro acusado de atear três fogos em Oliveira de Azeméis “, Fevereiro 2017.
    “O comandante interino dos Bombeiros Voluntários da Arruda dos Vinhos é acusado de assédio sexual sobre uma menor de 15 anos”.
    “Bombeiro de Sabrosa acusado de abusos sexuais de menor de 14 anos”.
    E muitos mais casos.
    Vai dar música mas é aos tapadinhos.

    • Tu és deficiente mental, ou tens algum problema com os Bombeiros? Deves ter sido algum Bombeiro falhado que pensava que ia só para Parada e exibir a Farda polida mas na altura do “ái Meu Deus”… até os pelos do teu cu enroscavam!.. Deficiente!…
      Peço imensa.. imensa desculpa aos deficientes mentais, porque não têm culpa de o serem, mas este é deficiente por vontade própria!…

      • Tu perguntas, mas eu respondo-te. Tu és um deficiente mental, sem dúvida, e, como qualquer pessoa que não é um deficiente mental como tu, também levas com a explicação, diferente de certeza da tua história doente de “meu Deus”+cu (1ª coisa que te veio à cabeça) como a que conseguiste imaginar e, com mais meio esforço, escrever, de que é óbvio que tu é que também lá andas a coçar a micose e abriste a boca de pacóvio sem antes verificar que tudo o que disse foi transcrito. Põe no goggle, sua Anta e vai estudar.

  6. Obrigado Bombeiros de Portugal,
    Há quem diga mal da vossa profissão porque a única coisa que querem é dizer mal de alguma coisa e este é só mais um fórum onde lhes é permitido ladrar sem morder. As pessoas em vez de trabalharem as suas revoltas internas vêm para aqui fazer terapia..
    Ser bombeiro é só das profissões mais perigosas do mundo e pelos vistos há alguns poucos que não têm o mínimo de reconhecimento por estes heróis nacionais.
    Em 2017 eles apagaram conjuntamente 21000 fogos. Só falam daqueles que correram mal, dos trágicos acidentes que envolveram alguma negligência de vários serviços e falta óbvia de meios aéreos e terrenos.
    Mais de 200 bombeiros ofereceram as suas vidas nas últimas décadas em prol do seu país, para salvar os seus irmãos Portugueses. Da terra ninguém nos salva, todos voltamos para lá. Resta saber se o fizemos de forma digna e se aqueles que ficam nos vão ver como exemplos a seguir.
    Há quem falei e nada faça. Há quem faça e nada fale. Acho que os bombeiros pertencem na sua maioria ao segundo grupo.
    Os outros podem falar mal em fóruns.

RESPONDER

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …