Empire State Building exige um milhão a fotógrafo por topless no miradouro

 

O Empire State Building, em Nova York, moveu um processo de 1 milhão de dólares contra um fotógrafo que tirou fotografias a uma mulher em topless no 86º andar do prédio.

As empresas ESRT Observatory e ESRT Empire State Building alegam que Allen Henson, fotógrafo e veterano de guerra, não obteve permissão prévia para tirar as fotos e que suas acções foram “inadequadas” num local que é atracção turística para muitas famílias.

Henson alega que usou o seu telemóvel para fotografar uma amiga, a modelo texana Shelby Carter, mas que as imagens têm “valor comercial zero”, refere a BBC.

As fotografias foram tiradas a 9 de Agosto do ano passado no miradouro do prédio.

“Não se tratou de um ensaio fotográfico”, disse Henson à BBC.

“Nós achámos que seria uma ideia maravilhosa, com uma vista incrível e não iria prejudicar ninguém”, disse, acrescentando que “ninguém ficou ferido e não havia crianças à volta”.

 

Sem lógica

Henson disse ainda que soube da acção judicial através dos meios de comunicação na segunda-feira e que ainda não havia contratado um advogado.

Na acção colocada no Supremo Tribunal do Estado de Nova York, as empresas esperam receber US$ 1,1 milhão por danos (cerca de 808 mil euros).

As companhias alegam que o fotógrafo não pediu permissão para fazer as fotos e que o incidente ameaçou a sua capacidade de garantir “um lugar seguro e adequado para famílias e turistas”.

O Empire State Building recebe quatro milhões de visitantes por ano.

O fotógrafo ressalva que não arrecadou dinheiro com o material e argumenta que muitos turistas que estavam no local também se encontravam a tirar fotografias e a filmar através dos seus telemóveis sem ter obtido qualquer permissão.

“Não é lógico, eles estão a cometer um grande erro com este processo”, rebate o fotógrafo.

 

Trabalho polémico

A situação ocorrida no Empire State Building não é, no entanto, a única tentativa de Henson de fotografar mulheres semi-nuas em locais turísticos.

Esta, que pode ser considerada um provocação do fotógrafo às reacções dos americanos à nudez, tem-se repetido noutras situações onde Henson usa restaurantes e outros locais conhecidos para captar as suas imagens, nem sempre sendo bem sucedido, tendo chegado a ser interpelado pelos serviços de segurança dos locais.

Sendo a prática de topless legal em Nova Iorque em locais públicos, já não o é em locais privados, e a polémica acerca dos limites de Henson parece instalar-se.

A alimentar a polémica relativa ao seu processo, Henson pede agora, na sua página de Facebook, a presença de uma larga audiência feminina que o acompanhe ao Supremo Tribunal, de modo a conseguir juntar cerca de 50 mulheres em topless na sua audiência.

 

 

RC, ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …