O edifício da Embaixada da Rússia, em Lisboa, esteve, nesta segunda-feira à noite, iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia. Foi uma iniciativa de um grupo de activistas anónimos, numa manifestação anti-guerra que foi divulgada nas redes sociais.
Os manifestantes projectaram as cores azul e amarela da bandeira ucraniana a partir de uma carrinha, como foi divulgado na rede social Twitter.
O protesto ocorreu por volta das dez da noite durante apenas alguns minutos, como relata a CNN Portugal.
Grupo de jovens manifestou-se esta segunda-feira em Lisboa projetando a bandeira da Ucrânia no edifício da embaixada da Rússia. #Ucrania #Ukraine️ pic.twitter.com/QRy0ckmW3r
— Ovelha Xóné (@AOvelhaXone) March 8, 2022
Embaixada da Rússia em Lisboa. Há instantes. pic.twitter.com/HgJmQjDJ9k
— Carlos Nunes Lopes (@carlosnlopes) March 7, 2022
IL quer mudar morada da Embaixada russa para Rua da Ucrânia
Os deputados da Iniciativa Liberal (IL) na Assembleia Municipal (AM) de Lisboa querem mudar a morada da Embaixada da Rússia na capital de Rua Visconde de Santarém para Rua da Ucrânia.
A proposta vai ser discutida e votada na reunião da AM desta terça-feira e pretende homenagear o povo ucraniano numa altura em que resiste, corajosamente, à invasão da Rússia.
A IL pretende “recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que desencadeie o processo com vista à alteração do nome da rua que circunda a embaixada russa em Lisboa, passando a apelidá-la de: Rua da Ucrânia”, refere uma nota do partido citada pelo Expresso.
Os liberais garantem que não se trata de uma provocação aos diplomatas russos em Portugal, mas antes “uma afirmação, sempre pela defesa da liberdade e da democracia“. Também é uma forma de “elogiar toda uma nação”, destaca a IL.
Nas redes sociais, também há quem sugira que a Visconde de Santarém passe a chamar-se “Rua Volodymyr Zelensky” numa referência ao presidente da Ucrânia.
E porque não passar a ser a Rua Volodymyr Zelensky (Presidente da República da Ucrânia)
Rua Volodymyr Zelensky 57, 1000-286 Lisboa— Nuno Baltazar Mendes (@NMPBM) March 8, 2022
Nos EUA, um activista “rebaptizou” a rua da Embaixada da Rússia naquele país com uma placa a dizer “Rua Zelensky”. Um protesto simbólico que ilustra a admiração pela resistência ucraniana que é personificada no seu presidente.
ZAP // Lusa
Gostei da ideia: “Rua Volodymyr Zelensky”, excelente ideia.