/

Embaixada dos EUA na Turquia encerrada devido a alerta de segurança

U.S. Department of State

A embaixada norte-americana na Turquia, visada por um ataque suicida em 2013, anunciou este domingo que vai estar fechada ao público esta segunda-feira devido a um “alerta de segurança”.

A representação diplomática adianta, na sua página na Internet, que reabrirá assim que estiverem reunidas as condições.

“A Embaixada dos Estados Unidos em Ancara informa os cidadãos dos EUA que a Embaixada estará encerrada ao público no dia 5 de março de 2018 devido a uma ameaça à segurança. A Embaixada irá anunciar a sua reabertura assim que os serviços sejam retomados”, diz o comunicado oficial da representação norte-americana na Turquia.

De acordo com a missão diplomática, citada pela agência Reuters, durante o período de encerramento apenas serão assegurados serviços de emergência. Os serviços de rotina, como a emissão de passaportes, registos de nascimento e serviços notariais não serão prestados.

“Requerimentos para estes serviços serão processados através do nosso sistema de marcação online quando a Embaixada reabrir. Entrevistas para emissão de vistos e outros serviços de rotina estão cancelados“, acrescentou a missão.

Em 2013, a embaixada norte-americana em Ancara foi alvo de um ataque suicida, reivindicado por um grupo da extrema-esquerda, no qual um agente de segurança turco morreu.

As relações entre os Estados Unidos e a Turquia têm estado tensas desde que Ancara acusou Washington de armar a principal milícia curda da Síria, Unidades de Proteção Popular, contra a qual a Turquia lançou uma ofensiva no enclave de Afrine, no noroeste da Síria.

A Turquia considera as Unidades de Proteção Popular uma organização terrorista. Washington, por sua vez, tem apelado a Ancara para se focar na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.