Starship. Elon Musk revelou a nave espacial que vai fazer viagens de ida e volta até Marte

O multimilionário Elon Musk divulgou neste domingo o protótipo da nave espacial da SpaceX (Starship) que está projectada para fazer viagens até Marte, voltando à Terra para aterrar na vertical. A ideia é que a primeira viagem ocorra já dentro de “um ou dois meses”.

A nave espacial da SpaceX, um enorme dispositivo em forma de cone e com fuselagem em metal brilhante, foi apresentada ao mundo nas instalações de lançamento da empresa de Musk, no estado norte-americano do Texas.

“Esta coisa vai descolar, voar até aos 65 mil pés [cerca de 20 km] e vai voltar e aterrar. Isto dentro de um ou dois meses”, frisou Elon Musk na cerimónia de apresentação, considerando que a nave espacial “será o foguetão mais poderoso da história, capaz de transportar humanos até à Lua, Marte e mais além”.

O visionário que tem dedicado os últimos anos e grande parte da sua fortuna à exploração espacial frisou ainda que se trata de “uma grande nave espacial de longa duração capaz de transportar passageiros ou carga para a órbita da Terra, destinos planetários e entre destinos no horizonte da Terra”.

Musk destacou também que a nave espacial pode transportar até 100 pessoas em voos de longa duração interplanetários.

A apresentação do protótipo da SpaceX aconteceu numa altura em que se completa o 11.º aniversário da primeira vez que uma nave espacial da empresa de Musk atingiu a órbita terrestre, como o próprio vincou.

Musk vincou ainda que a SpaceX conseguiu “desenvolver os únicos foguetões e naves espaciais operacionais reutilizáveis do mundo, capazes de lançarem-se no espaço, retornarem à Terra e voarem novamente“.

Sobre a aterragem da nave espacial no regresso à Terra, Musk nota que ocorrerá de “forma muito diferente de tudo o que já existe”. “Ela cai” numa “queda controlada”, como a de “um para-quedista em queda livre“. O processo de aterragem passa por “criar resistência” para essa queda “em vez de sustentação”, ou seja, “o oposto de um avião”, conclui o visionário. Assim, vai aterrar de forma perpendicular.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …