//

Starship. Elon Musk revelou a nave espacial que vai fazer viagens de ida e volta até Marte

O multimilionário Elon Musk divulgou neste domingo o protótipo da nave espacial da SpaceX (Starship) que está projectada para fazer viagens até Marte, voltando à Terra para aterrar na vertical. A ideia é que a primeira viagem ocorra já dentro de “um ou dois meses”.

A nave espacial da SpaceX, um enorme dispositivo em forma de cone e com fuselagem em metal brilhante, foi apresentada ao mundo nas instalações de lançamento da empresa de Musk, no estado norte-americano do Texas.

“Esta coisa vai descolar, voar até aos 65 mil pés [cerca de 20 km] e vai voltar e aterrar. Isto dentro de um ou dois meses”, frisou Elon Musk na cerimónia de apresentação, considerando que a nave espacial “será o foguetão mais poderoso da história, capaz de transportar humanos até à Lua, Marte e mais além”.

O visionário que tem dedicado os últimos anos e grande parte da sua fortuna à exploração espacial frisou ainda que se trata de “uma grande nave espacial de longa duração capaz de transportar passageiros ou carga para a órbita da Terra, destinos planetários e entre destinos no horizonte da Terra”.

Musk destacou também que a nave espacial pode transportar até 100 pessoas em voos de longa duração interplanetários.

A apresentação do protótipo da SpaceX aconteceu numa altura em que se completa o 11.º aniversário da primeira vez que uma nave espacial da empresa de Musk atingiu a órbita terrestre, como o próprio vincou.

Musk vincou ainda que a SpaceX conseguiu “desenvolver os únicos foguetões e naves espaciais operacionais reutilizáveis do mundo, capazes de lançarem-se no espaço, retornarem à Terra e voarem novamente“.

Sobre a aterragem da nave espacial no regresso à Terra, Musk nota que ocorrerá de “forma muito diferente de tudo o que já existe”. “Ela cai” numa “queda controlada”, como a de “um para-quedista em queda livre“. O processo de aterragem passa por “criar resistência” para essa queda “em vez de sustentação”, ou seja, “o oposto de um avião”, conclui o visionário. Assim, vai aterrar de forma perpendicular.

  ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.