Starship. Elon Musk revelou a nave espacial que vai fazer viagens de ida e volta até Marte

O multimilionário Elon Musk divulgou neste domingo o protótipo da nave espacial da SpaceX (Starship) que está projectada para fazer viagens até Marte, voltando à Terra para aterrar na vertical. A ideia é que a primeira viagem ocorra já dentro de “um ou dois meses”.

A nave espacial da SpaceX, um enorme dispositivo em forma de cone e com fuselagem em metal brilhante, foi apresentada ao mundo nas instalações de lançamento da empresa de Musk, no estado norte-americano do Texas.

“Esta coisa vai descolar, voar até aos 65 mil pés [cerca de 20 km] e vai voltar e aterrar. Isto dentro de um ou dois meses”, frisou Elon Musk na cerimónia de apresentação, considerando que a nave espacial “será o foguetão mais poderoso da história, capaz de transportar humanos até à Lua, Marte e mais além”.

O visionário que tem dedicado os últimos anos e grande parte da sua fortuna à exploração espacial frisou ainda que se trata de “uma grande nave espacial de longa duração capaz de transportar passageiros ou carga para a órbita da Terra, destinos planetários e entre destinos no horizonte da Terra”.

Musk destacou também que a nave espacial pode transportar até 100 pessoas em voos de longa duração interplanetários.

A apresentação do protótipo da SpaceX aconteceu numa altura em que se completa o 11.º aniversário da primeira vez que uma nave espacial da empresa de Musk atingiu a órbita terrestre, como o próprio vincou.

Musk vincou ainda que a SpaceX conseguiu “desenvolver os únicos foguetões e naves espaciais operacionais reutilizáveis do mundo, capazes de lançarem-se no espaço, retornarem à Terra e voarem novamente“.

Sobre a aterragem da nave espacial no regresso à Terra, Musk nota que ocorrerá de “forma muito diferente de tudo o que já existe”. “Ela cai” numa “queda controlada”, como a de “um para-quedista em queda livre“. O processo de aterragem passa por “criar resistência” para essa queda “em vez de sustentação”, ou seja, “o oposto de um avião”, conclui o visionário. Assim, vai aterrar de forma perpendicular.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …

Hi Fly quer usar A380 na Portela para transportar equipamento, mas ANA não autoriza

Um estudo da fabricante de aviões Airbus dá o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa. No entanto, a ANA alega que teria de fazer "obras avultadas" para autorizar a operação do A380 na Portela. A …

Mortes em Itália voltam a subir. Em França morreram mais de 800 pessoas nas últimas 24 horas

Itália, um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, registou 525 mortes no domingo, mas o número ascendeu para 636 esta segunda-feira. Em França, morreram mais de 800 pessoas nas últimas 24 horas. Em Itália, …

Dois candidatos a estivadores para o Porto de Lisboa intimidados por encapuzados

 Dois candidatos a emprego numa empresa do setor da estiva foram abordados por cerca de 8 pessoas encapuzadas que se identificavam como antigos estivadores da AETPL. Na terça-feira passada, dois candidatos a emprego numa empresa do …