Starship. Elon Musk revelou a nave espacial que vai fazer viagens de ida e volta até Marte

O multimilionário Elon Musk divulgou neste domingo o protótipo da nave espacial da SpaceX (Starship) que está projectada para fazer viagens até Marte, voltando à Terra para aterrar na vertical. A ideia é que a primeira viagem ocorra já dentro de “um ou dois meses”.

A nave espacial da SpaceX, um enorme dispositivo em forma de cone e com fuselagem em metal brilhante, foi apresentada ao mundo nas instalações de lançamento da empresa de Musk, no estado norte-americano do Texas.

“Esta coisa vai descolar, voar até aos 65 mil pés [cerca de 20 km] e vai voltar e aterrar. Isto dentro de um ou dois meses”, frisou Elon Musk na cerimónia de apresentação, considerando que a nave espacial “será o foguetão mais poderoso da história, capaz de transportar humanos até à Lua, Marte e mais além”.

O visionário que tem dedicado os últimos anos e grande parte da sua fortuna à exploração espacial frisou ainda que se trata de “uma grande nave espacial de longa duração capaz de transportar passageiros ou carga para a órbita da Terra, destinos planetários e entre destinos no horizonte da Terra”.

Musk destacou também que a nave espacial pode transportar até 100 pessoas em voos de longa duração interplanetários.

A apresentação do protótipo da SpaceX aconteceu numa altura em que se completa o 11.º aniversário da primeira vez que uma nave espacial da empresa de Musk atingiu a órbita terrestre, como o próprio vincou.

Musk vincou ainda que a SpaceX conseguiu “desenvolver os únicos foguetões e naves espaciais operacionais reutilizáveis do mundo, capazes de lançarem-se no espaço, retornarem à Terra e voarem novamente“.

Sobre a aterragem da nave espacial no regresso à Terra, Musk nota que ocorrerá de “forma muito diferente de tudo o que já existe”. “Ela cai” numa “queda controlada”, como a de “um para-quedista em queda livre“. O processo de aterragem passa por “criar resistência” para essa queda “em vez de sustentação”, ou seja, “o oposto de um avião”, conclui o visionário. Assim, vai aterrar de forma perpendicular.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …

Assis critica novo Governo do PS. É "muito António Costa" e feito só para dois anos

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo …

PSD considera que não há novo Governo, mas "remodelação" com alargamento

O PSD defendeu na quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Depois do terramoto das legislativas, vem aí um Conselho Nacional difícil para o CDS

O CDS reúne esta noite o Conselho Nacional. Segundo o Público, Assunção Cristas deverá renunciar a lugar de deputada na Assembleia da República. O CDS deverá marcar esta quinta-feira o próximo congresso para janeiro de 2020. …

Rio quer abafar Montenegro ao fazer "multitasking" como líder partidário e parlamentar

Rui Rio pode acumular as funções de líder do partido e líder parlamentar. O objetivo passa por evitar divisões na bancada e esvaziar a oposição de Luís Montenegro. Rio parece já ter uma estratégia delimitada para …

Cabrita mostra desagrado pelo afastamento da mulher do Governo

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, partilhou no Facebook um texto de uma ativista ambiental algarvia crítico do afastamento da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, com quem é casado. Eduardo Cabrita, ministro da Administração …