Elon Musk investigado pela justiça por usar fundos da Tesla em projeto pessoal

dmoberhaus / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Bilionário terá recorrido a fundos da Tesla para a “construção de uma espaçosa estrutura de vidro”. Dupla investigação procura ainda saber onde está esse “Projeto 42”, encomendado por vários milhões de dólares.

A justiça federal e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA estão a investigar a possível utilização de fundos da fabricante de automóveis Tesla para financiar um projeto pessoal do seu líder, Elon Musk.

De acordo com o jornal Wall Street Journal (WSJ), numa notícia divulgada esta quarta-feira em que cita fontes ligadas ao processo, a justiça federal de Manhattan, Nova Iorque, solicitou “informações sobre os benefícios pessoais pagos a Musk, sobre o valor gasto pela Tesla para este projeto (…) e sobre a sua utilização futura”.

Este “Projeto 42”, o nome que segundo o jornal é utilizado internamente, diz respeito “à construção de uma espaçosa estrutura de vidro na área de Austin, Texas”, onde está localizada a sede da Tesla.

A construção também é objeto de uma investigação civil por parte da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, em inglês), acrescentou o WSJ, especificando que as duas investigações estavam em “fase preliminar e não podem resultar em acusações formais de irregularidades”.

O jornal noticiou em julho que o conselho de administração da Tesla estava a investigar internamente se os recursos da empresa tinham sido mal utilizados no projeto e se o bilionário estava envolvido.

“Os advogados e membros do conselho da Tesla analisaram o projeto depois de os funcionários terem levantado preocupações sobre como a empresa planeava usar paredes de vidro especiais que tinha encomendado por vários milhões de dólares“, referiu ainda o WSJ, que não sabe onde está este projeto e se essas paredes foram entregues.

Esta não é a primeira vez que o novo dono do X (ex-Twitter) tem problemas com a justiça.

Elon Musk e o seu irmão, Kimbal, já foram investigados no ano passado pela Securities and Exchange Commission (SEC) por alegado abuso de informação privilegiada.

Em 2018, a Tesla também já tinha sido alvo de investigações por fraude. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos estaria a investigar a empresa depois de Elon Musk ter escrito no Twitter que “tinha um fundo garantido” e que a empresa podia sair da bolsa. As ações da Tesla entraram em queda com a notícia da investigação.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.