Eis Elizabeth Ann, a primeira doninha-de-patas-pretas clonada do mundo

USFWS National Black-Footed Ferret Conservation Center

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas clonou um animal norte-americano em perigo de extinção, criando uma doninha-de-patas-pretas chamada Elizabeth Ann a partir das células congeladas de um ancestral numa conquista histórica que impulsiona os esforços de conservação.

Elizabeth Ann foi criada a partir das células de Willa, outra doninha-de-patas-pretas que viveu há mais de 30 anos, disse o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (FWS, na sigla em inglês) ao revelá-la ao mundo esta quinta-feira. De acordo com a CNN, a doninha nasceu de uma mãe substituta em dezembro.

As doninhas-de-patas-pretas são uma das espécies mais ameaçadas da América do Norte e foram declarados extintas em 1979. Porém, um agricultor do Wyoming descobriu uma pequena população a viver nas suas terras dois anos depois, dando início a um programa de reprodução.

Segundo o FWS, todas as doninhas-de-patas-pretas vivas descendem de apenas sete indivíduos, o que apresenta desafios genéticos únicos para a recuperação da espécie.

O nascimento de Elizabeth Ann é um momento de esperança no esforço de aumentar o seu número, porque poderá diversificar as espécies. Os cientistas esperam que o animal clonado seja capaz de acasalar e ajudar a resgatar a espécie da extinção.

“Sem uma quantidade adequada de diversidade genética, uma espécie frequentemente se torna mais suscetível a doenças e anormalidades genéticas“, disse a agência, em comunicado.

“A genómica revelou o valor genético que Willa poderia trazer para a sua espécie”, disse Ryan Phelan, diretor executivo da organização conservacionista Revive & Restore, que esteve envolvida no projeto.

“Mas foi o compromisso de ver esta espécie sobreviver que levou ao nascimento de Elizabeth Ann. Vê-la agora próspera inaugura uma nova era para a sua espécie e para as espécies dependentes da conservação em todos os lugares. É uma vitória para a biodiversidade e para o resgate genético”, acrescentou.

O nascimento de Elizabeth Ann evoca a chegada histórica de Dolly, a Ovelha, em 1996, o primeiro mamífero a ser clonado a partir das células de um animal adulto. Desde então, gatos, veados, cães, cavalos, mulas, coelhos e outros mamíferos foram clonados, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano.

As doninhas-de-patas-pretas foram adicionados à lista de animais clonados devido ao seu número perigosamente baixo de população. Estão tão próximos da extinção que cerca de 120 das espécies foram vacinadas contra a covid-19 em dezembro.

Em vez de soltar Elizabeth Ann na natureza, os especialistas cuidarão dela e estudá-la-ão nas instalações do FWS. A equipa está a trabalhar para produzir mais clones de doninhas-de-patas-pretas nos próximos meses.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …