Eis Elizabeth Ann, a primeira doninha-de-patas-pretas clonada do mundo

USFWS National Black-Footed Ferret Conservation Center

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas clonou um animal norte-americano em perigo de extinção, criando uma doninha-de-patas-pretas chamada Elizabeth Ann a partir das células congeladas de um ancestral numa conquista histórica que impulsiona os esforços de conservação.

Elizabeth Ann foi criada a partir das células de Willa, outra doninha-de-patas-pretas que viveu há mais de 30 anos, disse o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (FWS, na sigla em inglês) ao revelá-la ao mundo esta quinta-feira. De acordo com a CNN, a doninha nasceu de uma mãe substituta em dezembro.

As doninhas-de-patas-pretas são uma das espécies mais ameaçadas da América do Norte e foram declarados extintas em 1979. Porém, um agricultor do Wyoming descobriu uma pequena população a viver nas suas terras dois anos depois, dando início a um programa de reprodução.



Segundo o FWS, todas as doninhas-de-patas-pretas vivas descendem de apenas sete indivíduos, o que apresenta desafios genéticos únicos para a recuperação da espécie.

O nascimento de Elizabeth Ann é um momento de esperança no esforço de aumentar o seu número, porque poderá diversificar as espécies. Os cientistas esperam que o animal clonado seja capaz de acasalar e ajudar a resgatar a espécie da extinção.

“Sem uma quantidade adequada de diversidade genética, uma espécie frequentemente se torna mais suscetível a doenças e anormalidades genéticas“, disse a agência, em comunicado.

“A genómica revelou o valor genético que Willa poderia trazer para a sua espécie”, disse Ryan Phelan, diretor executivo da organização conservacionista Revive & Restore, que esteve envolvida no projeto.

“Mas foi o compromisso de ver esta espécie sobreviver que levou ao nascimento de Elizabeth Ann. Vê-la agora próspera inaugura uma nova era para a sua espécie e para as espécies dependentes da conservação em todos os lugares. É uma vitória para a biodiversidade e para o resgate genético”, acrescentou.

O nascimento de Elizabeth Ann evoca a chegada histórica de Dolly, a Ovelha, em 1996, o primeiro mamífero a ser clonado a partir das células de um animal adulto. Desde então, gatos, veados, cães, cavalos, mulas, coelhos e outros mamíferos foram clonados, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano.

As doninhas-de-patas-pretas foram adicionados à lista de animais clonados devido ao seu número perigosamente baixo de população. Estão tão próximos da extinção que cerca de 120 das espécies foram vacinadas contra a covid-19 em dezembro.

Em vez de soltar Elizabeth Ann na natureza, os especialistas cuidarão dela e estudá-la-ão nas instalações do FWS. A equipa está a trabalhar para produzir mais clones de doninhas-de-patas-pretas nos próximos meses.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …