/

Elétricos “para a classe média” chegam a Mangualde ainda este ano

2

Fiat

O elétrico Fiat 600

A fabricante automotiva Stellantis – que tem marcas como a Opel, Fiat, Peugeot e Citroën – vai avançar com carros elétricos na fábrica de Mangualde ainda este ano, após em 2023 ter batido recordes de produção em Portugal.

A Stellantis vai avançar com a produção de carros elétricos em Mangualde este ano, antecipando a operação face a estimativas anteriores que apontavam 2025.

A informação foi adiantada, esta quinta-feira, pelo presidente executivo (CEO) do grupo automóvel, Carlos Tavares.

Num encontro com jornalistas, no Porto, o CEO referiu que a unidade de Mangualde registou este ano um “recorde de produção”, com 84 mil veículos, estando a “trabalhar para várias marcas”, como a Opel, Fiat, Peugeot e Citroën.

Além disso, indicou, em 2024 irá “começar a fabricação dos veículos elétricos em Mangualde”.

“A Fábrica da Stellantis em Mangualde será um pilar na concretização da estratégia de eletrificação da gama de veículos comerciais ligeiros a bateria da Stellantis”, referiu a empresa, em comunicado, no início do mês.

A Stellantis Mangualde, no distrito de Viseu, foi aberta em 1962 e é um “polo de referência da produção automóvel nacional” representando, de acordo com dados da ACAP (Associação do Comércio Automóvel de Portugal) de janeiro de 2023, divulgados pela empresa, 24% dos veículos produzidos em Portugal.

Questionado sobre a disponibilidade do grupo em participar em movimentos de consolidação, Carlos Tavares disse que sim. “Estamos preparados para que possa haver uma oportunidade e quando houver temos de ter capacidade financeira”, destacou.

O presidente executivo da Stellantis alertou para os perigos relacionados com os preços dos carros elétricos e da falta de alternativas de mobilidade para a classe média.

A Stellantis é um dos principais fabricantes mundiais de automóveis. O grupo franco-ítalo-americano multinacional foi oficialmente criado em 2021, com a fusão da Fiat Chrysler Automobiles com a PSA Group.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Qual classe média? Não há um veículo decente por menos de 20000€! Quando eu tiver 20000€ guardados, depois aviso. Até nunca!

  2. Uma Grande Empresa em Mangualde… com mais de 1000 empregados… 150 efetivos, alguns obrigados a ser carrascos/capatases tb para manterem seus postos de trabalho!!!
    Recebe mais de 20 Milhões do Estado Português/ano, para pagar a emigrantes jovens!!!
    Tem a conivência do IEFP para despachar desempregados inscritos!!!
    Têm um médico (Dr. Paulo), que foi meu médico de familia, sabendo e, tendo informação digital e em papel que eu nãp poderia trabalhar o turno na noite por motivos de saúde… assinou e obrigou-me a assinar a minha mudança para esse turno… aguentei 5 meses depois… agora estou à espera duma Pensão, de Invalidez… se não correr bem… este Dr, Paulo, PROMETO que não irá prejudicar mais ninguém dentro ou fora da fábrica!!|!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.