50 anos depois, mamífero que se pensava “perdido” foi redescoberto em África

Steven Heritage / Wikimedia

Elephantulus revoili

Durante 50 anos, os cientistas temeram que a espécie Elephantulus revoili tivesse desaparecido. Mas, recentemente, este pequeno mamífero foi visto no Jibuti.

De acordo com o site Science Alert, o sengi Elephantulus revoili, parente distante do porco-formigueiro, dos elefantes e dos peixes-bois, tem o tamanho de um rato e pernas poderosas que o deixam correr a velocidades de quase 30 quilómetros por hora.

Originário da Somália, este animal nunca mais foi encontrado desde os anos 70, fazendo com que apenas os 39 espécimes preservados em museus de todo o mundo fossem a única prova física da sua existência.

Porém, no ano passado, durante uma expedição, cientistas reencontraram este sengi, mais concretamente doze espécimes, no Jibuti, país localizado no Corno de África que faz fronteira com a Somália, a Etiópia e a Eritreia.

A sua descoberta mostra que este pequeno mamífero ainda “existe atualmente” e vive muito além das fronteiras da Somália, disseram os investigadores no estudo publicado, a 18 de agosto, na revista científica PeerJ – Life & Environment.

A equipa, que está a planear uma nova expedição para aprender mais sobre esta espécie, acredita que os sengis podem estar a viver na Somália, no Djibuti e na Etiópia. E, embora não possa estimar o tamanho da população, acredita que está a prosperar.

Depois desta investigação, os cientistas recomendaram à União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) que reavalie a classificação deste animal na sua lista de criaturas vulneráveis, passando-a de “espécie deficiente de dados” para “espécie pouco preocupante”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …