O “elefante mais triste do mundo” morreu após 43 anos de solidão

Um elefante fêmea conhecido como o “mais triste do mundo” da sua espécie morreu na passada semana depois de ter vivido sozinho num jardim zoológico em Espanha durante 43 anos. 

O elefante asiático, chamado Flavia, morreu no zoológico de Córdoba, no sul da Espanha, noticia o The Independent. Flavia foi separada da sua manada na Índia aos 3 anos, sendo depois capturada e trazida para o zoológico, onde passou o resto da sua vida.

De acordo com o mesmo diário britânico, a saúde do animal foi-se deteriorando nos últimos seis meses antes da sua morte. Além disso, Flavia padecia também de depressão.

O jardim zoológico espanhol trabalhava com um grupo de defesa dos direitos dos animais (PACMA) para que o elefante, de 47 anos, fosse transferido para um santuário, visando melhorar o seu bem estar e saúde. Contudo, e segundo o PACMA, Flavia viva em “confinamento e solidão”, não sendo capaz de interagir com outros elefantes.

Na passada sexta-feira, o zoológico anunciou “com grande tristeza” a morte de Flavia. No seu site, o zoológico afirma que “toda a equipa do Parque Zoológico Municipal teve a sorte de trabalhar com Flavia lamenta o seu falecimento“, exibindo também um espaço com várias fotografias em sua homenagem.

Em conferência de imprensa na Câmara de Córdoba, Amparo Pernichi, o vereador responsável pelas questões ambientais, disse Flavia não já capaz de se levantar sozinha e, por isso, acabou por ser abatida. Pernichi descreveu o espécime como um “ícone” para toda a cidade, dando conta que a sua morte foi particularmente triste para aqueles que cuidaram do animal durante toda a vida e também nos seus momentos finais.

A PACMA deixou ainda um apelo para que não chegassem mais animais ao zoológico e, para os que já lá habitam em cativeiro, não se possam reproduzir. “Durante todos estes anos [Flavia] esteve sozinha e cativa no zoológico de Córdoba. Esperamos que nenhum animal passe por esta situação novamente”, disse Silvia Barquero, presidente da PACMA.

Os elefantes são animais sociais tal como os humanos, sendo conhecidos por desenvolver laços fortes nas unidades familiares. Em estado selvagem, podem viver até aos 70 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …