O “elefante mais triste do mundo” morreu após 43 anos de solidão

Um elefante fêmea conhecido como o “mais triste do mundo” da sua espécie morreu na passada semana depois de ter vivido sozinho num jardim zoológico em Espanha durante 43 anos. 

O elefante asiático, chamado Flavia, morreu no zoológico de Córdoba, no sul da Espanha, noticia o The Independent. Flavia foi separada da sua manada na Índia aos 3 anos, sendo depois capturada e trazida para o zoológico, onde passou o resto da sua vida.

De acordo com o mesmo diário britânico, a saúde do animal foi-se deteriorando nos últimos seis meses antes da sua morte. Além disso, Flavia padecia também de depressão.

O jardim zoológico espanhol trabalhava com um grupo de defesa dos direitos dos animais (PACMA) para que o elefante, de 47 anos, fosse transferido para um santuário, visando melhorar o seu bem estar e saúde. Contudo, e segundo o PACMA, Flavia viva em “confinamento e solidão”, não sendo capaz de interagir com outros elefantes.

Na passada sexta-feira, o zoológico anunciou “com grande tristeza” a morte de Flavia. No seu site, o zoológico afirma que “toda a equipa do Parque Zoológico Municipal teve a sorte de trabalhar com Flavia lamenta o seu falecimento“, exibindo também um espaço com várias fotografias em sua homenagem.

Em conferência de imprensa na Câmara de Córdoba, Amparo Pernichi, o vereador responsável pelas questões ambientais, disse Flavia não já capaz de se levantar sozinha e, por isso, acabou por ser abatida. Pernichi descreveu o espécime como um “ícone” para toda a cidade, dando conta que a sua morte foi particularmente triste para aqueles que cuidaram do animal durante toda a vida e também nos seus momentos finais.

A PACMA deixou ainda um apelo para que não chegassem mais animais ao zoológico e, para os que já lá habitam em cativeiro, não se possam reproduzir. “Durante todos estes anos [Flavia] esteve sozinha e cativa no zoológico de Córdoba. Esperamos que nenhum animal passe por esta situação novamente”, disse Silvia Barquero, presidente da PACMA.

Os elefantes são animais sociais tal como os humanos, sendo conhecidos por desenvolver laços fortes nas unidades familiares. Em estado selvagem, podem viver até aos 70 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …