Imagens de elefante que “fuma” viralizam e intrigam cientistas

WCS / Divulgação

Um vídeo de um elefante a “fumar” numa floresta da Índia surpreendeu os especialistas em vida selvagem.

A cena foi filmada em abril de 2016 por Vinay Kumar, cientista da organização do meio ambiente Wildlife Conservation Society (WCS), da Índia, durante uma viagem de trabalho à floresta de Nagarhole, no Estado de Karnataka.

O cientista disse à BBC que não tinha divulgado o vídeo até agora porque não “percebeu a sua importância”.

Os cientistas dizem que o motivo do comportamento ainda não está claro. O animal parece colher cinzas com a tromba e levá-las à boca, para depois expeli-las com fumo.

“Esta é a primeira vídeo-documentação conhecida de um elefante selvagem a exibir tal comportamento e isso tem intrigado cientistas e especialistas”, disse um comunicado da Wildlife Conservation Society.

Kumar disse que ele e a sua equipa estavam de visita á floresta no início da manhã para monitorizar armadilhas fotográficas montadas para capturar imagens de tigres quando avistou a fêmea elefante a apenas 50 metros de distância e começou a filmá-la.

A fêmea “parece ingerir o carvão” deixado por um fogo controlado no chão e “soprar as cinzas”, de acordo com o comunicado.

“O que vimos naquele dia quase pareceu como se o elefante estivesse a fumar – o animal desenhava um baú cheio de cinzas perto da boca e soprava uma nuvem de fumo!”, explicou Kumar.

O biólogo especialista em elefantes Varun R. Goswami, que examinou o vídeo, acredita que “muito provavelmente o elefante estava a tentar ingerir o carvão de madeira, já que parecia estar a apanhar algo do chão da floresta queimada, expelindo com a tromba as cinzas que vinham junto e consumindo o resto”.

“O carvão vegetal tem propriedades absorventes de toxinas bem conhecidas e, embora possa não ter alto valor nutricional, os animais selvagens podem ser atraídos por esse valor medicinal”, disse o biólogo.

“O carvão vegetal também pode servir como um laxante, duplicando assim a sua utilidade para os animais que o consomem após incêndios florestais, tempestade de raios ou queimadas controladas”, concluiu.

// BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • vi·ra·li·zar
      (viral + -izar)
      verbo transitivo, intransitivo e pronominal
      Espalhar(-se) de maneira a criar um efeito semelhante ao de um vírus.
      viralizar in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

      • Ok, se está no dicionário da Priberam, tudo bem!…
        Deve ser o único onde aparece, e, não deixa de ser estranho que optem por colocar no titulo uma palavra que practicamente ninguém em Portugal deve ter visto na vida!…

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …