Imagens de elefante que “fuma” viralizam e intrigam cientistas

WCS / Divulgação

Um vídeo de um elefante a “fumar” numa floresta da Índia surpreendeu os especialistas em vida selvagem.

A cena foi filmada em abril de 2016 por Vinay Kumar, cientista da organização do meio ambiente Wildlife Conservation Society (WCS), da Índia, durante uma viagem de trabalho à floresta de Nagarhole, no Estado de Karnataka.

O cientista disse à BBC que não tinha divulgado o vídeo até agora porque não “percebeu a sua importância”.



Os cientistas dizem que o motivo do comportamento ainda não está claro. O animal parece colher cinzas com a tromba e levá-las à boca, para depois expeli-las com fumo.

“Esta é a primeira vídeo-documentação conhecida de um elefante selvagem a exibir tal comportamento e isso tem intrigado cientistas e especialistas”, disse um comunicado da Wildlife Conservation Society.

Kumar disse que ele e a sua equipa estavam de visita á floresta no início da manhã para monitorizar armadilhas fotográficas montadas para capturar imagens de tigres quando avistou a fêmea elefante a apenas 50 metros de distância e começou a filmá-la.

A fêmea “parece ingerir o carvão” deixado por um fogo controlado no chão e “soprar as cinzas”, de acordo com o comunicado.

“O que vimos naquele dia quase pareceu como se o elefante estivesse a fumar – o animal desenhava um baú cheio de cinzas perto da boca e soprava uma nuvem de fumo!”, explicou Kumar.

O biólogo especialista em elefantes Varun R. Goswami, que examinou o vídeo, acredita que “muito provavelmente o elefante estava a tentar ingerir o carvão de madeira, já que parecia estar a apanhar algo do chão da floresta queimada, expelindo com a tromba as cinzas que vinham junto e consumindo o resto”.

“O carvão vegetal tem propriedades absorventes de toxinas bem conhecidas e, embora possa não ter alto valor nutricional, os animais selvagens podem ser atraídos por esse valor medicinal”, disse o biólogo.

“O carvão vegetal também pode servir como um laxante, duplicando assim a sua utilidade para os animais que o consomem após incêndios florestais, tempestade de raios ou queimadas controladas”, concluiu.

// BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • vi·ra·li·zar
      (viral + -izar)
      verbo transitivo, intransitivo e pronominal
      Espalhar(-se) de maneira a criar um efeito semelhante ao de um vírus.
      viralizar in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

      • Ok, se está no dicionário da Priberam, tudo bem!…
        Deve ser o único onde aparece, e, não deixa de ser estranho que optem por colocar no titulo uma palavra que practicamente ninguém em Portugal deve ter visto na vida!…

RESPONDER

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …