O El Corte Inglés quer ser um banco

O grupo Corte Inglés quer ter um banco universal para vender crédito aos clientes fora das suas lojas comerciais. Além disso, o grupo quer financiar e oferecer produtos financeiros a pequenas e médias empresas.

De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, o grupo El Corte Inglés já pediu ao banco central espanhol autorização para ter uma licença como banco universal. O objetivo é oferecer serviços financeiros a clientes particulares ou empréstimos a pequenas e médias empresas.

Em causa está, segundo o jornal, o lançamento de projetos que permitam compensar a estagnação das vendas no seu negócio principal, que já conta com a disponibilização de cartões através de uma sociedade financeira de crédito do grupo em parceria com o Banco Santander. O lançamento de um banco universal seria um projeto apoiado pelo Banco Santander.

De acordo com fontes próximas ouvidas pela El Confidencial, a diferença com o que existe atualmente passa por poderem financiar os clientes com cartão do El Corte Inglés em Espanha fora das lojas do grupo.

A criação de um banco universal do grupo permitiria fazer o mesmo com a concessão de crédito ao consumidor através da sociedade financeira El Corte Inglés. Se o grupo de tornar um banco poderá financiar a compra de um carro numa concessionária, um produto que a loja não tem à venda, entre outros.

O grupo quer ainda fornecer serviços financeiros a empresas e até, numa fase posterior, serviços de gestão de património, associada à oferta de seguros que já existe.

A base de dados do banco espanhol Santander, que detém 51% do capital do grupo desde outubro de 2013, pode ajudar a aumentar o negócio potencial do grupo. Havendo uma parceria entre ambos, o grupo forneceria ao banco a base de dados dos 11 milhões de clientes que possuem o cartão El Corte Inglés.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …