Polícia deteve empresário Eike Batista no âmbito da Lava Jato

Juliana Coutinho / wikimedia

O empresário Eike Batista, dono da EBX

O empresário brasileiro foi detido pela polícia do Rio de Janeiro, esta quinta-feira, na sequência de um mandado emitido a pedido do Ministério Público Federal, no âmbito da operação Lava Jato.

A segunda detenção de Eike Batista, que já foi considerado o homem mais rico do Brasil, foi determinada pelo juiz Marcelo Bretas, que autorizou também a realização de buscas na casa do empresário brasileiro e de dois filhos seus, Thor e Olin.

A ação, denominada Segredo de Midas, tem como objetivo a busca de provas relacionadas com manipulação de mercado de capitais e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal executou quatro mandados de busca e dois de detenção, sendo a de Eike Batista preventiva, expedidos pela 7.ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A polícia tinha igualmente um mandado de detenção do seu contabilista, Luiz Arthur Andrade Correia, conhecido com Zartha, que se encontra fora do Brasil.

De acordo com o G1, portal da Globo, o juiz autorizou ainda o bloqueio de 1,6 mil milhões de reais, mais de 200 milhões de euros, em bens do empresário e dos seus filhos.

A detenção do empresário ocorre depois da recém-homologada delação premiada do banqueiro Eduardo Plass, nota ainda o jornal brasileiro.

Eike Batista já tinha sido detido em janeiro de 2017, por alegada corrupção ativa e lavagem de dinheiro, tendo sido libertado quatro meses depois. O empresário foi condenado a 30 anos de prisão, mas continuava em liberdade.

O dono do grupo EBX foi acusado de pagar subornos no valor de 14,9 milhões e euros em troca do favorecimento em licitações de obras públicas, que teriam sido vencidas pelas suas empresas num esquema de corrupção liderado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

A operação Lava Jato é a maior operação de combate à corrupção no Brasil, nomeadamente em esquemas que envolvem empresas públicas, como a petrolífera Petrobras.

Nascido em 1956, Eike Fuhrken Batista da Silva fez e perdeu a sua fortuna na exploração de minérios, petróleo, gás, logística, energia, indústria naval e carvão mineral. O grupo EBX é um conglomerado formado por seis empresas listadas no Novo Mercado da Bovespa na cidade de São Paulo.

Eike acumulou milhares de milhões de dólares num curto espaço de tempo, mas viu as suas empresas desmoronarem-se a partir de 2013. De acordo com a revista Forbes, a fortuna atual do empresário é de 900 milhões de dólares.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …