Polícia deteve empresário Eike Batista no âmbito da Lava Jato

Juliana Coutinho / wikimedia

O empresário Eike Batista, dono da EBX

O empresário brasileiro foi detido pela polícia do Rio de Janeiro, esta quinta-feira, na sequência de um mandado emitido a pedido do Ministério Público Federal, no âmbito da operação Lava Jato.

A segunda detenção de Eike Batista, que já foi considerado o homem mais rico do Brasil, foi determinada pelo juiz Marcelo Bretas, que autorizou também a realização de buscas na casa do empresário brasileiro e de dois filhos seus, Thor e Olin.

A ação, denominada Segredo de Midas, tem como objetivo a busca de provas relacionadas com manipulação de mercado de capitais e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal executou quatro mandados de busca e dois de detenção, sendo a de Eike Batista preventiva, expedidos pela 7.ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A polícia tinha igualmente um mandado de detenção do seu contabilista, Luiz Arthur Andrade Correia, conhecido com Zartha, que se encontra fora do Brasil.

De acordo com o G1, portal da Globo, o juiz autorizou ainda o bloqueio de 1,6 mil milhões de reais, mais de 200 milhões de euros, em bens do empresário e dos seus filhos.

A detenção do empresário ocorre depois da recém-homologada delação premiada do banqueiro Eduardo Plass, nota ainda o jornal brasileiro.

Eike Batista já tinha sido detido em janeiro de 2017, por alegada corrupção ativa e lavagem de dinheiro, tendo sido libertado quatro meses depois. O empresário foi condenado a 30 anos de prisão, mas continuava em liberdade.

O dono do grupo EBX foi acusado de pagar subornos no valor de 14,9 milhões e euros em troca do favorecimento em licitações de obras públicas, que teriam sido vencidas pelas suas empresas num esquema de corrupção liderado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

A operação Lava Jato é a maior operação de combate à corrupção no Brasil, nomeadamente em esquemas que envolvem empresas públicas, como a petrolífera Petrobras.

Nascido em 1956, Eike Fuhrken Batista da Silva fez e perdeu a sua fortuna na exploração de minérios, petróleo, gás, logística, energia, indústria naval e carvão mineral. O grupo EBX é um conglomerado formado por seis empresas listadas no Novo Mercado da Bovespa na cidade de São Paulo.

Eike acumulou milhares de milhões de dólares num curto espaço de tempo, mas viu as suas empresas desmoronarem-se a partir de 2013. De acordo com a revista Forbes, a fortuna atual do empresário é de 900 milhões de dólares.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …