Polícia deteve empresário Eike Batista no âmbito da Lava Jato

Juliana Coutinho / wikimedia

O empresário Eike Batista, dono da EBX

O empresário brasileiro foi detido pela polícia do Rio de Janeiro, esta quinta-feira, na sequência de um mandado emitido a pedido do Ministério Público Federal, no âmbito da operação Lava Jato.

A segunda detenção de Eike Batista, que já foi considerado o homem mais rico do Brasil, foi determinada pelo juiz Marcelo Bretas, que autorizou também a realização de buscas na casa do empresário brasileiro e de dois filhos seus, Thor e Olin.

A ação, denominada Segredo de Midas, tem como objetivo a busca de provas relacionadas com manipulação de mercado de capitais e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal executou quatro mandados de busca e dois de detenção, sendo a de Eike Batista preventiva, expedidos pela 7.ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A polícia tinha igualmente um mandado de detenção do seu contabilista, Luiz Arthur Andrade Correia, conhecido com Zartha, que se encontra fora do Brasil.

De acordo com o G1, portal da Globo, o juiz autorizou ainda o bloqueio de 1,6 mil milhões de reais, mais de 200 milhões de euros, em bens do empresário e dos seus filhos.

A detenção do empresário ocorre depois da recém-homologada delação premiada do banqueiro Eduardo Plass, nota ainda o jornal brasileiro.

Eike Batista já tinha sido detido em janeiro de 2017, por alegada corrupção ativa e lavagem de dinheiro, tendo sido libertado quatro meses depois. O empresário foi condenado a 30 anos de prisão, mas continuava em liberdade.

O dono do grupo EBX foi acusado de pagar subornos no valor de 14,9 milhões e euros em troca do favorecimento em licitações de obras públicas, que teriam sido vencidas pelas suas empresas num esquema de corrupção liderado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

A operação Lava Jato é a maior operação de combate à corrupção no Brasil, nomeadamente em esquemas que envolvem empresas públicas, como a petrolífera Petrobras.

Nascido em 1956, Eike Fuhrken Batista da Silva fez e perdeu a sua fortuna na exploração de minérios, petróleo, gás, logística, energia, indústria naval e carvão mineral. O grupo EBX é um conglomerado formado por seis empresas listadas no Novo Mercado da Bovespa na cidade de São Paulo.

Eike acumulou milhares de milhões de dólares num curto espaço de tempo, mas viu as suas empresas desmoronarem-se a partir de 2013. De acordo com a revista Forbes, a fortuna atual do empresário é de 900 milhões de dólares.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.