Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo.

“A produção de pão no Egito faraónico está bem documentada, principalmente através de imagens de processamento de alimentos que fazem parte da decoração dos túmulos da elite do Antigo e Médio Império, e as chamadas formas de pão – utensílios de cerâmica para cozinhar encontrados em grande número em sítios arqueológicos”, escreveu a investigadora Adeline Bats, da Universidade Sorbonne.

Porém, num estudo publicado este mês na revista Journal of Archaeological Science: Reports, a francesa explica que o processo “não é muito conhecido ou compreendido”.

Para perceber qual o processo usado no fabrico de pão, a investigadora estudou a iconografia. Através das imagens foi possível percecionar três passos: aquecer o molde no fogo, retirá-lo e despejar o líquido no seu interior.

Nas suas experiências a arqueóloga decidiu aquecer e cozer o pão em lareiras abertas em covas rasas, a uma temperatura entre 850º C e 950º C.

Descobertas orgânicas de sítios arqueológicos relevantes indicaram que dois tipos de grãos eram cultivados na época, cevada comum e farro – um tipo de trigo.

“Foi fundamental trabalhar com pelo menos uma dessas plantas, hoje muito raramente cultivadas no mundo. Então, R. Feuillas, um agricultor-padeiro e especialista em variedades de ‘trigo velho’, foi convidado a participar neste projeto de investigação”, salientou a investigadora, citada pelo The Jerusalem Post.

O agricultor que colaborou na investigação forneceu uma farinha orgânica de farro, com baixo teor de glúten a altamente digerível. Este cereal foi utilizado em todos as experiências.

https://twitter.com/AdelineBats/status/1364204875249299457

Bats fez várias fornadas, com diferentes misturas, temperaturas e níveis de humidade. Ao todo foram cozidos mais de 54 pães, sendo que o melhor foi um feito com 1 quilograma de farinha, 15 gramas de sal, 170 gramas de massa Triticum monococcum (uma espécie de trigo) e 750 mililitros de água.

O segredo está em cobrir o interior das formas cónicas com uma camada de argila fina e arenosa, aquecer as formas horizontalmente e modelar previamente a massa em pedaços alongados.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ZAP:” foi possível percecionar três passos: aquecer o molde no fogo, retirá-lo e despejar o líquido no seu interior”. A massa do pão nunca é liquida (1 quilo de farinha 750 ml de água) !

  2. “ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão…” Isto acontece porque hoje em dia ninguém sabe como se faz! É como os bebés… Se hoje soubessem fazer bebés, também sabiam como se fazia antigamente… Ou seja; é igual!!

  3. Aqui, mais importante do que a forma como faziam a massa do pão é o modo como a coziam. Faz-me alguma confusão como se tira o pão depois de cozido daquele tipo de forma! Talvez a arqueologia tenha a resposta. Faz-me lembrar o pão do caco madeirense! Mas esse tira-se bem do caco!

RESPONDER

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …