Editora espanhola comprou os direitos do Manuscrito Voynich, o livro impossível

A editora espanhola Siloé comprou os direitos de publicação do Manuscrito Voynich – considerado o livro mais enigmático de sempre, uma vez que o seu conteúdo e ilustrações são até hoje impossíveis de decifrar.

Manuscrito Voynich, o livro indecifrável numa língua que não existe com criaturas nunca vistas, foi presumivelmente escrito na Europa Central, no século XV.

Nem a autoria nem o sistema de escrita em que foi redigido foram ainda apurados, embora tenha sido investido um esforço académico considerável na descodificação do seu significado.

São cerca de 200 páginas, perto de 200 mil caracteres e não parece existir pontuação nas frases, aparentemente organizadas da esquerda para a direita.

Em conjunto com o enigmático sistema de escrita, surgem ilustrações igualmente curiosas como desenhos botânicos de espécies raras ou desconhecidas de plantas; representações de nus femininos frequentemente imersos numa substância espessa; medalhões cosmológicos e o que parecem ser representações dos símbolos do zodíaco.

Com imensas teorias explicativas do manuscrito – desde que este guarda nas suas páginas o segredo para a juventude eterna ou até mesmo que não passa de um mero livro de remédios naturais, existe também quem defenda que não passa de um embuste, que não tem significado e que foi posteriormente escrito à data apontada, utilizando papel e técnicas antigas.

A editora, especialista na produção de fac-símile (cópia ou reprodução de letras ou gravuras), insistiu durante dez anos até conseguir finalmente a licença de publicação.

Foram anunciadas precisamente 898 cópias do livro impossível, sendo que cada exemplar rondará os oito mil euros. Nas bancas a partir de janeiro de 2018.

Espalha Factos

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii deixa ca por as LENTES õ.õ ^.^talvez agora consiga DECIFRAR -SAFAA CIDRA gloglolgloii……
    agp

RESPONDER

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2020-21. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …