Economistas preveem descidas nas taxas de juro da zona euro em setembro

Álvaro Millán / Flickr

Vários economistas questionados pela Bloomberg preveem que o Banco Central Europeu (BCE) possa baixar as taxas de juro em setembro, com vista a reavivar a economia da zona euro.

De acordo com os economistas, “o BCE vai sinalizar no próximo mês que está pronto para reduzir taxas de juro e depois concretizar o corte em setembro”, noticiou o Expresso na quinta-feira, citando a agência Lusa.

Os economistas consultados pela agência de informação financeira, bem como os mercados monetários, preveem que a taxa de juro dos depósitos seja reduzida em 10 pontos base, para -0,5%, em setembro.

Citado pela Bloomberg, o banco HSBC prevê uma segunda descida em dezembro, ao passo que o holandês ABN Amro vê a segunda redução a acontecer só no início do próximo ano.

Os responsáveis económicos mundiais estavam inicialmente à espera do regresso a taxas de juro mais altas durante o próximo ano, mas poderão agora encontrar um período prolongado de uma política acomodatícia, escreveu a Bloomberg.

“A Reserva Federal [Fed, dos Estados Unidos] também deve cortar [as taxas de juro] este ano, enquanto nações incluindo a Austrália, Rússia, Índia e Chile já começaram a baixar”, assinala a agência.

A maior parte dos inquiridos pela Bloomberg disse que o BCE deve introduzir medidas como isenções para aligeirar o impacto das taxas negativas nos bancos.

Os bancos alegam que os custos da medida nas suas reservas não podem ser facilmente passados aos depositantes, o que contrairia a rendibilidade e poderia levar a uma redução do crédito.

European Parliament / Flickr

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu

Relativamente ao programa de compra de ativos do BCE, uma maioria de 58% dos economistas consultados pela Bloomberg considera que não irá acontecer.

Na semana passada, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, anunciou em Sintra que a instituição avançará com estímulos adicionais, que podem ser decididos nas próximas semanas, nomeadamente mais compras de ativos e cortes adicionais nos juros, se a inflação não recuperar na zona euro.

Mario Draghi disse que ainda existe “espaço considerável” para mais compras de ativos e acrescentou: “cortes adicionais nas taxas de juros e medidas de mitigação para conter quaisquer efeitos colaterais continuam a fazer parte das nossas ferramentas”.

O BCE terminou o seu programa de compra de ativos no final de 2018, depois de 2,6 biliões de euros de compras desde 2015.

Os analistas que esperam o regresso do programa estimam que as compras poderão durar 15 meses, a um ritmo de 30 mil milhões de euros por mês.

Piet Christiansen, analista do Danske Bank citado pela Bloomberg, espera uma redução de 20 pontos base nas taxas de juro e o regresso do programa de compra de ativos, e diz que “o BCE precisa de chegar em grande para chocar os mercados”.

A Bloomberg lembrou que “tais estímulos iriam provavelmente obrigar a mudanças aos limites de compras autoimpostos pelo banco central”, de acordo com o inquérito.

Atualmente, o BCE não pode ter mais de 33% de títulos de dívida de qualquer Estado, ou 25% para títulos com cláusula de ação coletiva, e 50% de dívida emitida por agências supranacionais

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …