Surpresa em Marte. Algo estranho acontece durante um eclipse solar no Planeta Vermelho

A sonda Mars InSight registou algo peculiar em Marte. Durante os eclipses de Fobos, o sismómetro da sonda inclina-se estranhamente para um lado.

As luas de Marte não são como a Lua da Terra. Fobos, a maior lua das duas, está muito mais próxima do planeta. Em comparação com a órbita de 27 dias da Lua, Fobos gira em torno de Marte três vezes por cada dia marciano.

Assim, os eclipses solares em Marte são muito mais frequentes do que na Terra. Fobos passa em frente – mas nunca cobre inteiramente – do Sol para um eclipse anular ou parcial na maioria das volta. Como Fobos está a mover-se muito rapidamente, nunca transita durante mais de 30 segundos.

No entanto, mesmo durante esse breve período, a sonda Mars InSight registou algo peculiar no Planeta Vermelho. Durante os eclipses de Fobos, o sismómetro da sonda – o instrumento que regista os movimentos do solo para monitorizar possíveis terremotos – inclina-se para um lado.

Investigadores do Instituto de Geofísica a ETH Zurich estavam a estudar dados do Mars InSight para ver se alguns dos efeitos dos eclipses na Terra também ocorrem em Marte. “Quando a Terra passa por um eclipse solar, os instrumentos comseguem detetar um declínio na temperatura e rajadas de vento rápidas à medida que a atmosfera arrefece num determinado lugar e o ar foge daquele local”, explicou Simon Stähler, sismólogo na ETH Zurich, em comunicado.

O InSight está equipado com sensores de temperatura e vento, mas não registaram nenhuma mudança na atmosfera durante as passagens de Fobos. Turbulência atmosférica, temperatura atmosférica e pressão barométrica permaneceram praticamente consistentes.

Já as células solares registaram as passagens, uma vez que Fobos bloqueia até 40% da luz do Sol. “Quando Fobos está na frente do Sol, menos luz solar atinge as células solares e estas, por sua vez, produzem menos eletricidade”, disse Stähler. “O declínio na exposição à luz causado pela sombra de Fobos pode ser medido.”

Por outro lado, tanto o magnetómetro quanto o sismómetro tiveram leituras estranhas. A estranheza com o magnetómetro – usado para monitorizar o campo magnético na superfície marciana – foi fácil de perceber. Dois componentes mostraram uma diminuição muito semelhante à diminuição da corrente do painel solar. Assim, os cientistas deduziram que a causa provável era a diminuição da corrente.

“Não esperávamos a leitura do sismémetro. É um sinal incomum”, disse Stähler. O especialista disse que foi registada uma inclinação de 10^-8.

O sinal foi gravado em três passagens. A equipa esperava que pudesse ser uma resposta sísmica à atração da maré da lua – ou seja, gravitacional – quando passou por cima. No entanto, quando compararam com outras leituras de atividade sísmica de Marte, o sinal não tinha nenhuma semelhança com a atividade sísmica anterior.

Outra possibilidade é que a corda que conecta o sismómetro ao módulo de pouso se tenha contraído. No entanto, isso teria produzido uma inclinação na direção oposta.

Houve ainda outro sinal. Um radiómetro infravermelho registou uma ligeira queda na temperatura da superfície durante a passagem mais longa, seguida por um período de cerca de um minuto e meio enquanto o solo aquecia e voltava à sua temperatura anterior.

A equipa acredita que essa é a causa mais provável da estranha leitura. “Durante um eclipse, o solo arrefece”, explicou Martin van Driel, sismólogo da ETH Zurich. “Deforma-se de forma desigual, o que inclina o instrumento.”

Este estudo pode ser usado para entender melhor Fobos. Saber quando um eclipse de Fobos começa e termina naquele local poderia ajudar os cientistas a restringir a sua órbita com mais precisão. Além disso, os cientistas podem compreender melhor o futuro reservado para a maior lua de Marte.

A órbita de Fobos está a declinar-se a uma taxa de 1,8 centímetros por ano, diminuindo à medida que avança. Eventualmente, aproximar-se-á tanto de Marte que as forças das marés separarão Fobos, transformando-o num anel de destroços ao redor do Planeta Vermelho.

Se a desaceleração pode ser caracterizada, pode dizer quão elástico e quente é o interior do planeta. Isto, por sua vez, pode permitir entender melhor a história da formação de Marte.

Este estudo foi publicado em agosto na revista científica Geophysical Research Letters.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Por outro lado, tanto o magnetómetro quanto o sismómetro tiveram com leituras estranhas.”
    Das duas uma: ou “tiveram leituras estranhas” (verbo ter) ou “estiveram com leituras estranhas” (verbo estar).

RESPONDER

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …