Ébola vai explodir nas próximas três semanas

Sir Sabbhat / Flickr

-

A Libéria, já o país africano mais afetado pela epidemia do vírus Ébola, deverá ver-se a braços com “muitos milhares de novos casos” nas “próximas três semanas”, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em comunicado, a organização internacional refere que “o número de novos casos está a aumentar exponencialmente” na Libéria, onde se registaram já metade das infecções com vírus Ébola e metade das duas mil mortes contabilizadas até agora.

A OMS alerta os parceiros internacionais que estão a tentar ajudar a Libéria para a necessidade de se prepararem para “aumentar os esforços actuais em três ou quatro vezes“.

Os países mais afectados pelo surto do vírus na África Ocidental (entre os quais estão também Guiné-Conacri e Serra Leoa, e, em menor grau, Nigéria e Senegal) estão entre os mais pobres do mundo, com infraestruturas médicas deficitárias.

Antes da chegada do Ébola, a Libéria, por exemplo, tinha apenas um médico para cada cem mil pessoas. Agora, com 152 peritos sanitários infectados com o vírus e 79 mortos, a percentagem piorou ainda mais.

“O número de novos casos está a aumentar muito mais rapidamente do que a capacidade de os gerir em centros específicos para tratamento”, destaca a OMS.

“Não há camas livres para tratamento do Ébola em lado nenhum do país”, descreve a organização, explicando que, quando os doentes “não têm escolha senão regressarem às suas casas e comunidades”, outras pessoas serão “inevitavelmente infetadas”.

Como se transmite o Ébola

A OMS refere ainda que os táxis estão a transformar-se na principal fonte de transmissão do vírus, pois transportam muitos passageiros e não são desinfetados após cada utilização.

O vírus Ébola transmite-se por contacto direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infetados, provocando febres hemorrágicas que, na maioria dos casos, são fatais.

O contacto direto com outras pessoas ou cadáveres infetados tem sido o grande veículo de transmissão do vírus, para o qual não existe tratamento nem vacina.

Este cenário faz do Ébola um dos mais mortais e contagiosos vírus para os seres humanos, com uma taxa de mortalidade a rondar os 90 por cento.

O último balanço do mais recente surto do vírus contabiliza mais de dois mil mortos entre os 3.500 casos já registados na Guiné-Conacri, Serra Leoa, Libéria, Senegal e Nigéria.

O Ébola tem fustigado o continente africano regularmente desde 1976, sendo o atual surto o mais grave desde então.

A Organização Mundial da Saúde decretou, no dia 8 de agosto, o estado de emergência de saúde pública mundial e a União Africana deverá definir hoje uma estratégia à escala continental para combater a epidemia.

ArteDJOR / Agência Brasil

-

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 1300 mortes em 2200 casos representa uma taxa de letalidade (e não de mortalidade) de 59 %. a taxa de mortaliadade será 1300 mortes em 20000000 de cidadãos corresponde a uma taxa de mortalidade 0.0065%. Numeros elevados, claro. Mas vamos ser corretos nas informações.

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …