Ébola provoca subida do preço do chocolate

1

Moyan Brenn / Flickr

-

O preço do cacau nos mercados internacionais subiu 100 dólares por tonelada devido ao surto de Ébola na África Ocidental. A curto prazo, o preço do chocolate pode aumentar ainda mais 20%.

Apesar das boas colheitas deste ano e de haver oferta suficiente, o aumento do preço do cacau está a ser provocado pelos receios dos produtores de chocolate de que a doença passe da Guiné e da Libéria para a vizinha Costa do Marfim, onde se cultiva cerca de 40% da produção mundial de cacau, e alastre para o Gana, que produz 20%.

Estes dois países são responsáveis por 60% da produção mundial de cacau, a matéria prima base do chocolate.

Segundo o Daily Mail, o aumento dos preços mundiais de cacau que se tem verificado deste o início do ano foi inicialmente provocado pelo aumento significativo do consumo de chocolate de países em desenvolvimento como a Índia, Arábia Saudita e China.

Segundo dados da Euromonitor citados pela RVR, há dez anos atrás, em 2004, os países em vias de desenvolvimento consumiam 33% do mercado mundial de cacau. Estima-se que, em 2014, esse indicador suba até aos 45%.

Com grande parte do abastecimento mundial de cacau do mundo proveniente de países da África Ocidental, na região onde o surto de Ébola se manifesta incontrolável, a falta de trabalhadores para a colheita do cacau poderá vir a provocar uma queda brusca da oferta de cacau.

Também as vias de transporte das colheitas podem vir a ser afectadas pela epidemia que grassa nos países vizinhos do dois países produtores.

O mercado tem dado sinais de que é previsível que os preços subam ainda mais, expectativa denunciada pela queda nas últimas semanas das acções de empresas do ramo alimentar com produtos de chocolate, como a Nestlé.

O aumento dos preços do cacau para valores record poderá vir assim a dar outro significado à expressão “ouro negro”.

Mikael Häggström / Wikimedia

Epidemia de Ébola na África Ocidental, balanço a 20 de Setembro 2014

Epidemia de Ébola na África Ocidental, balanço a 20 de Setembro 2014

ZAP

1 Comment

  1. Aí estão os especuladores a tratar da vidinha, à custa do Ébola!
    Porque não consumir menos chocolate? Aproveitar para ingerir menos calorias desnecessárias.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.