Ébola provoca subida do preço do chocolate

Moyan Brenn / Flickr

-

O preço do cacau nos mercados internacionais subiu 100 dólares por tonelada devido ao surto de Ébola na África Ocidental. A curto prazo, o preço do chocolate pode aumentar ainda mais 20%.

Apesar das boas colheitas deste ano e de haver oferta suficiente, o aumento do preço do cacau está a ser provocado pelos receios dos produtores de chocolate de que a doença passe da Guiné e da Libéria para a vizinha Costa do Marfim, onde se cultiva cerca de 40% da produção mundial de cacau, e alastre para o Gana, que produz 20%.

Estes dois países são responsáveis por 60% da produção mundial de cacau, a matéria prima base do chocolate.

Segundo o Daily Mail, o aumento dos preços mundiais de cacau que se tem verificado deste o início do ano foi inicialmente provocado pelo aumento significativo do consumo de chocolate de países em desenvolvimento como a Índia, Arábia Saudita e China.

Segundo dados da Euromonitor citados pela RVR, há dez anos atrás, em 2004, os países em vias de desenvolvimento consumiam 33% do mercado mundial de cacau. Estima-se que, em 2014, esse indicador suba até aos 45%.

Com grande parte do abastecimento mundial de cacau do mundo proveniente de países da África Ocidental, na região onde o surto de Ébola se manifesta incontrolável, a falta de trabalhadores para a colheita do cacau poderá vir a provocar uma queda brusca da oferta de cacau.

Também as vias de transporte das colheitas podem vir a ser afectadas pela epidemia que grassa nos países vizinhos do dois países produtores.

O mercado tem dado sinais de que é previsível que os preços subam ainda mais, expectativa denunciada pela queda nas últimas semanas das acções de empresas do ramo alimentar com produtos de chocolate, como a Nestlé.

O aumento dos preços do cacau para valores record poderá vir assim a dar outro significado à expressão “ouro negro”.

Mikael Häggström / Wikimedia

Epidemia de Ébola na África Ocidental, balanço a 20 de Setembro 2014

Epidemia de Ébola na África Ocidental, balanço a 20 de Setembro 2014

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aí estão os especuladores a tratar da vidinha, à custa do Ébola!
    Porque não consumir menos chocolate? Aproveitar para ingerir menos calorias desnecessárias.

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …