Ébola provoca subida do preço do chocolate

Moyan Brenn / Flickr

-

O preço do cacau nos mercados internacionais subiu 100 dólares por tonelada devido ao surto de Ébola na África Ocidental. A curto prazo, o preço do chocolate pode aumentar ainda mais 20%.

Apesar das boas colheitas deste ano e de haver oferta suficiente, o aumento do preço do cacau está a ser provocado pelos receios dos produtores de chocolate de que a doença passe da Guiné e da Libéria para a vizinha Costa do Marfim, onde se cultiva cerca de 40% da produção mundial de cacau, e alastre para o Gana, que produz 20%.

Estes dois países são responsáveis por 60% da produção mundial de cacau, a matéria prima base do chocolate.

Segundo o Daily Mail, o aumento dos preços mundiais de cacau que se tem verificado deste o início do ano foi inicialmente provocado pelo aumento significativo do consumo de chocolate de países em desenvolvimento como a Índia, Arábia Saudita e China.

Segundo dados da Euromonitor citados pela RVR, há dez anos atrás, em 2004, os países em vias de desenvolvimento consumiam 33% do mercado mundial de cacau. Estima-se que, em 2014, esse indicador suba até aos 45%.

Com grande parte do abastecimento mundial de cacau do mundo proveniente de países da África Ocidental, na região onde o surto de Ébola se manifesta incontrolável, a falta de trabalhadores para a colheita do cacau poderá vir a provocar uma queda brusca da oferta de cacau.

Também as vias de transporte das colheitas podem vir a ser afectadas pela epidemia que grassa nos países vizinhos do dois países produtores.

O mercado tem dado sinais de que é previsível que os preços subam ainda mais, expectativa denunciada pela queda nas últimas semanas das acções de empresas do ramo alimentar com produtos de chocolate, como a Nestlé.

O aumento dos preços do cacau para valores record poderá vir assim a dar outro significado à expressão “ouro negro”.

Mikael Häggström / Wikimedia

Epidemia de Ébola na África Ocidental, balanço a 20 de Setembro 2014

Epidemia de Ébola na África Ocidental, balanço a 20 de Setembro 2014

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aí estão os especuladores a tratar da vidinha, à custa do Ébola!
    Porque não consumir menos chocolate? Aproveitar para ingerir menos calorias desnecessárias.

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …