Easyjet abre base no Porto em 2015 e cria 80 postos de trabalho

Wikimedia

-

A companhia aérea Easyjet anunciou esta terça-feira a abertura, a partir da primavera de 2015, de uma nova base operacional no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, criando 80 postos de trabalho directos, entre pilotos e tripulação de cabine. 

O investimento, que representa 75 milhões de euros, vai alocar dois aviões A320 no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, reforçando a oferta do produto para passageiros de lazer e negócios nas ligações à Europa.

A base da companhia low cost no Porto é a segunda em Portugal depois de, em Abril de 2012, ter inaugurado a do Aeroporto da Portela, em Lisboa.

Durante a cerimónia de apresentação da nova base operacional, na Casa da Música, no Porto, o ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou que o Turismo de Portugal vai investir 900 mil euros neste projecto, num prazo de três anos, em campanhas de divulgação do país como destino turístico.

O governante lembrou que a nova base operacional cria 80 postos de trabalho directos e “mais de cem” indirectos.

“O efeito multiplicador dos serviços aéreos é muito grande na economia nacional e já substancial na economia do Porto”, referiu.

A opção da companhia aérea britânica por Portugal demonstra, segundo o governante, que a gestora aeroportuária, privatizada há cerca de um ano, está a fazer “um bom trabalho” enquanto empresa privada que assumiu responsabilidades públicas.

“Em boa hora o Governo teve a coragem de encetar esta privatização”, considerou.

António Pires de Lima lembrou que este investimento em Portugal é um “grande orgulho e felicidade” numa das áreas “mais dinâmicas” da economia portuguesa, o turismo.

O director geral da Easyjet em Portugal, Javier Gandara, admitiu que escolheu o Porto para 25ª base operacional da companhia porque a cidade é um destino “muito atractivo”.

“Queremos reforçar a aposta com a região norte de Portugal que se prevê de longo prazo”, disse.

Quanto às rotas, o responsável frisou que estão a ser estudadas, devendo ser anunciadas no próximo mês de Setembro.

O objectivo da companhia aérea é fidelizar os passageiros e ligar Portugal ao resto da Europa e vice-versa.

Javier Gandara revelou que o processo de recrutamento dos 80 postos de trabalho começará já no início da próxima semana.

Num período de sete anos, a Easyjet estima criar cerca de mil empregos indirectos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …

Sporting vai apresentar queixa à Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs

O presidente do Sporting anunciou, esta terça-feira, a intenção de denunciar à Ordem dos Médicos o comportamento do diretor clínico da Unilabs, devido aos testes à covid-19 que impediram Nuno Mendes e Sporar de defrontar …