É proibido dormir na rua em Carabobo

O Governo do estado venezuelano de Carabobo, na Venezuela, aprovou uma lei que proíbe as pessoas de dormir e mendigar nas ruas da região.

A nova lei entrou em vigor do dia 28 de janeiro e afeta sobretudo dezenas de idosos que não têm recursos para pagar casa e que, para sobreviver, têm de pedir esmola, ou recolher produtos recicláveis para vender (como garrafas) e, com esse dinheiro, comprar comida.

No caso das crianças e adolescentes, a lei estabelece que estes estão regulados pela Lei Orgânica de Proteção a menores, escreve a TSF.

De acordo com as autoridades venezuelanas, a nova lei contribui para “melhorar a qualidade de vida da cidadania” e promover “as estruturas sociais e culturais” daquela região.

As multas, para quem não cumpra esta lei, poderão ir até às sete mil unidades tributárias, ou seja 2.100.000 bolívares fortes – 127.118 euros à taxa oficial de câmbio. Mas a nova lei, designada Lei de Convivência Cidadã, dirige-se ainda a outras áreas.

As multas e o trabalho comunitário são aplicáveis a quem “incitar aos protestos“, obstaculizar as vias públicas, transportar excesso de passageiros, conduzir com música em alto volume, ocupe áreas de estacionamento para deficientes ou não use o cinto de segurança e capacete.

Apesar de o decreto Conselho Legislativo local ter sido aprovado no final de janeiro, só foi conhecido hoje depois de o diário local El Carabobeño denunciar o novo “medo” das pessoas que vivem nas ruas.

A 150 quilómetros a leste de Caracas, o estado venezuelano de Carabobo é dirigido por Rafael Lacava, do Partido Socialista Unido da Venezuela, PSUV, o partido chavista, atualmente governo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Limpar a casa pode ser tão prejudicial para as mulheres como fumar

Uma investigação sobre produtos de limpeza do lar concluiu que o seu uso regular pode provocar danos aos pulmões de uma mulher tão graves como se esta fumasse um cigarro por dia. O mesmo efeito …

Cientistas descobrem água líquida e sólida ao mesmo tempo

Quando somos crianças uma das primeiras coisas que aprendemos na escola são os estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso. Podemos passar a vida toda com esta certeza, mas, por mais incrível que possa …

Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão …

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …