É proibido dormir na rua em Carabobo

O Governo do estado venezuelano de Carabobo, na Venezuela, aprovou uma lei que proíbe as pessoas de dormir e mendigar nas ruas da região.

A nova lei entrou em vigor do dia 28 de janeiro e afeta sobretudo dezenas de idosos que não têm recursos para pagar casa e que, para sobreviver, têm de pedir esmola, ou recolher produtos recicláveis para vender (como garrafas) e, com esse dinheiro, comprar comida.

No caso das crianças e adolescentes, a lei estabelece que estes estão regulados pela Lei Orgânica de Proteção a menores, escreve a TSF.

De acordo com as autoridades venezuelanas, a nova lei contribui para “melhorar a qualidade de vida da cidadania” e promover “as estruturas sociais e culturais” daquela região.

As multas, para quem não cumpra esta lei, poderão ir até às sete mil unidades tributárias, ou seja 2.100.000 bolívares fortes – 127.118 euros à taxa oficial de câmbio. Mas a nova lei, designada Lei de Convivência Cidadã, dirige-se ainda a outras áreas.

As multas e o trabalho comunitário são aplicáveis a quem “incitar aos protestos“, obstaculizar as vias públicas, transportar excesso de passageiros, conduzir com música em alto volume, ocupe áreas de estacionamento para deficientes ou não use o cinto de segurança e capacete.

Apesar de o decreto Conselho Legislativo local ter sido aprovado no final de janeiro, só foi conhecido hoje depois de o diário local El Carabobeño denunciar o novo “medo” das pessoas que vivem nas ruas.

A 150 quilómetros a leste de Caracas, o estado venezuelano de Carabobo é dirigido por Rafael Lacava, do Partido Socialista Unido da Venezuela, PSUV, o partido chavista, atualmente governo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …

Jovem britânico em fuga responde à polícia no Facebook (e é detido)

A polícia de West Yorkshire, no Reino Unido, fez um apelo no Facebook a pedir informações sobre o paradeiro de um jovem. O próprio desaparecido respondeu ao apelo e foi detido. No texto publicado na rede …

Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros. Segundo o Diário de Notícias, o líder do …

Sim, há igrejas para ateus. E são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas. De acordo com o Pew Research Center, os "religiosamente não filiados" são agora o segundo maior grupo religioso …

Mais de 80% dos doentes sem acesso a cuidados paliativos

Entre 69 a 82% dos doentes que morrem em Portugal necessitam de cuidados paliativos, mas mais de 80% não os têm porque as respostas são insuficientes. Os maiores hospitais do país, incluindo o Instituto Português de …

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar, sul do Afeganistão, no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la, anunciaram as autoridades. "Os últimos números disponíveis …

Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro. Giuseppe Conte. É este o nome …

Detidos por álcool e droga vão ser enviados para consultas médicas

Quem conduzir sob o efeito de álcool ou de estupefacientes vai ser encaminhado para consultas médicas em vez de ser punido com penas de prisão ao fim de semana ou trabalho comunitário. Retirar pessoas das cadeias …

Há 20 anos, com muito "cagaço", vulcões e o Gil, a Expo98 mudou Lisboa (e o país)

Foi há 20 anos que a Expo 98, inaugurada a 22 de Maio de 1998, transfigurou a zona oriental de Lisboa, mas também mudou a face do país, naquele que foi o primeiro grande evento …