E o nome de rapaz mais vulgar em Oslo é… Mohammed

Matt Erasmus / Flickr

-

Mohammed, o nome do profeta Maomé, é agora o nome masculino mais comum em Oslo, a capital da Noruega.

Um censo recente da população da cidade de Oslo revelou que há mais de 4.800 homens e rapazes chamados Mohammed, ultrapassando nomes noruegueses tradicionais como Jan (4,667) ou Per (4,155).

“Isto é muito excitante”, diz ao The Local Jorgen Ouren, do Statistisk Sentralbyrå, o Instituto de Estatística da Noruega.

Mohammed 0 já foi, nos ultimos 4 anos, o nome mais popular entre os bebés de Oslo, mas é a primeira vez que também está no topo da lista dos homens adultos da capital nórdica.

Fora da capital Oslo, o nome preferido dos noruegueses para os rapazes é Filip, enquanto Emma recolhe a preferência para as meninas.

Não é apenas na Noruega que o nome está a ganhar popularidade. O Gabinete de Estatísticas da Grã-Bretanha diz que Mohammed foi o nome mais vezes escolhido para os bebés nascidos em Inglaterra e no País de Gales em 2013.

Segundo o site On Islan, em 2012 a comunidade muçulmana na Noruega rondava os 150.000, ou seja, 3,3% da população de 4.5 milhões de habitantes do país. A maior parte são de origem Paquistanesa, Somali, Iraquiana ou Marroquina.

A Noruega, país maioritariamente católico, tem também a maior organização anti-Islão da Europa, a Stop Islamization of Norway. A organização foi fundada em 2008 e, segundo a BBC, terá mais de 3.000 membros.

Em 2011, 77 pessoas foram assassinadas por Anders Behring, um radical de extrema-direita que defende que “o Islão é o inimigo da nação”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Fundação Champalimaud anuncia prémio de um milhão de euros para erradicar o cancro

A Fundação Champalimaud anunciou, esta segunda-feira, um prémio de um milhão de euros a atribuir anualmente, e sem limite temporal, vocacionado para a "erradicação do cancro". O prémio é atribuído em parceria com o casal de …

A maior lixeira da China ficou cheia 25 anos antes do previsto

O maior depósito de lixo da China, Jiangcungou, na cidade de Xi'an, já está cheio, 25 anos antes da altura prevista. O aterro tinha sido preparado para receber 2500 toneladas de resíduos por dia. Porém, de …

Cigarros eletrónicos podem prejudicar o coração mais do que os cigarros comuns

Há muito que está provado que fumar é uma das principais causas de mortes por doenças cardíacas. Agora, há evidências crescentes de que os cigarros eletrónicos podem causar danos ao coração. Em dois estudos que serão …

Sindicato dos Magistrados acusa Conselho Superior de fazer escolhas pessoais

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) acusou, esta segunda-feira, o Conselho Superior do Ministério Público de escolher os procuradores para os departamentos mais importantes da investigação criminal por preferências pessoais. Em comunicado, o Sindicato …

Esta empresa está a produzir "carne" feita de ar

Enquanto várias startups estão a vender "carne" feita de plantas, a Air Protein, uma empresa sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, está a criar carne feita de ar. A ideia não é nova, uma vez que …

Autoridade da Concorrência faz buscas em cinco empresas de vigilância privada

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta segunda-feira, que realizou diligências de busca e apreensão em cinco empresas do setor da vigilância privada, no distrito de Lisboa, "por suspeitas de práticas anticoncorrenciais lesivas do normal …

"Breaking Bad" da vida real. Dois professores de Química acusados de produzir metanfetamina

Dois professores universitários de Química do estado do Arkansas, nos Estados Unidos, foram detidos no domingo por suspeitas de produzirem metanfetaminas. O caso tem atraído atenção mediática por se parecer inspirar no enredo da série …

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …