“É de mau gosto e desnecessário”. Escultura gigante de vulva humana causa controvérsia no Brasil

Uma enorme escultura de betão de uma vulva humana causa polémica no Brasil. A obra de 33 metros de comprimento é obra da artista plástica Juliana Notari, que a instalou numa encosta da Central de Arte, parque de arte rural de Pernambuco.

De acordo com a CNN, a artista plástica Juliana Notari fez uma publicação sobre a obra, intitulada “Diva”, no Facebook no dia 30 de dezembro, detalhando a forma como mais de 20 homens trabalharam na escultura feita à mão, que mede 16 metros de largura e seis metros de profundidade.

Segundo a artista, a obra pretende “questionar a relação entre natureza e cultura na nossa sociedade ocidental falocêntrica e antropocêntrica” e fazer as pessoas questionarem a “problematização do género”.

No entanto, as críticas à escultura não demoraram a chegar. “O órgão sexual não foi criado para ser admirado, muito menos chamado de arte”, escreveu um utilizador do Facebook. “É de mau gosto e desnecessário e não tem sentido. Fez isto porque sabia que haveria crítica e é isso que queria, publicidade.”

“Não basta ver tantas mulheres a exibir as nádegas, a usar calções curtos ou minissaias, agora há uma vagina em campo aberto”, escreveu uma outra utilizadora. “Isto, para mim, nunca pode ser chamado de arte.”

Por outro lado, houve quem elogiasse o trabalho, incluindo Kleber Mendonça Filho, diretor de cinema. “Parabéns Juliana Notari, conseguiu que os homens criassem uma vagina de 30 metros em Pernambuco, durante a presidência do Bolsonaro.A reação à obra de arte reflete o seu sucesso”, escreveu.

Um dos cartoonistas mais conhecidos do Brasil, Laerte Coutinho, uma mulher transexual, também esqueveu que “há muito o que pensar neste trabalho”.

“Diva” é o último de uma série de trabalhos em que Notari aborda a ideia de feridas. “É uma das maiores feridas que criei”, disse a artista, em declarações à CNN. “Essa ferida é, no entanto, infinitamente mais pequena se comparada aos traumas da escravidão, do emprego desprotegido, do ecocídio e dos traumas violentos que aconteceram nesta central, como noutras propriedades coloniais privadas.”

Notari disse ainda ter ficado surpreendida com a resposta. “Mesmo sabendo que é uma obra de arte impactante, nunca pensei que as pessoas sentiriam ódio por ela ou que a resposta tomaria proporções enormes nas redes sociais”, disse.

“‘Diva’ é uma ‘possibilidade’ porque corta o patriarcado estrutural do Brasil, que é continuamente reforçado pelo discurso odioso e de extrema direita de Jair Bolsonaro”, rematou.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jornalistas insultados e ameaçados em jantar-comício de Ventura (sem distanciamento)

Jornalistas foram vaiados, insultados e até ameaçados num jantar-comício do Chega, este domingo. O evento não cumpriu o distanciamento social, reunindo 170 pessoas num sala com 450 metros quadrados. No domingo, no Campo de São Mamede, …

Athletic Bilbao vence Barcelona e conquista Supertaça. Messi expulso após agressão

O Athletic Bilbao ergueu a sua terceira Supertaça de futebol de Espanha, ao vencer 3-2 no prolongamento o FC Barcelona, após 2-2 no final do tempo regulamentar, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha. Depois …

Regionalização, um "poema de um calceteiro" e (mais) críticas a Marcelo. O último debate presidencial

Os candidatos presidenciais juntaram-se em mais um debate conjunto antes das eleições. Falou-se da ausência de Ventura, regionalização, justiça e até jardinagem. O primeiro tema a marcar o debate das rádios foram as medidas de confinamento …

Em plena pandemia, houve cinco setores que conseguiram faturar mais do que em 2019

Apesar de a pandemia ter levado muitos setores da economia para os piores resultados de sempre, nem todos perderam faturação durante os meses de março a novembro da crise sanitária, algum conseguiram mesmo aumentar. Neste sentido, …

Pesadelo de Özil no Arsenal chega ao fim com transferência para o Fenerbahçe

O futebolista alemão Mesut Özil, dos ingleses do Arsenal, confirmou que vai assinar pelos turcos do Fenerbahçe, depois de vários meses sem jogar pelos 'gunners'. "Estou muito feliz e muito animado, por Deus me ter dado …

Palácio mais antigo da China é descoberto perto de antiga capital. Tem mais de 5000 anos

Um Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas da China, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem atualmente cerca de 5.300 …

"Há exceções a mais". Marques Mendes defende que Governo deve reavaliar medidas de confinamento

No seu habitual espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, Luís Marques Mendes falou sobre as novas medidas de confinanento e das eleições presidenciais. Depois de uma semana a bater recordes em números de …

O cenário "é de guerra" e o medo é de a perder. Temido admite que "estamos muito próximos do limite"

Após uma visita ao Hospital Garcia de Orta, que alertava no sábado para um "cenário de pré-catástrofe", Marta Temido admitiu que o Serviço Nacional de Saúde, os operadores sociais e privados estão em "extremo sobreesforço". Marta …

Discutir sobre temas controversos requer mais atividade cerebral do que concordar

Uma nova investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirmou aquilo que o senso comum já vaticinava: discutir sobre temas controversos requer muito mais atividade cerebral do que simplesmente concordar. De acordo com a nova …

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …