“É de mau gosto e desnecessário”. Escultura gigante de vulva humana causa controvérsia no Brasil

Uma enorme escultura de betão de uma vulva humana causa polémica no Brasil. A obra de 33 metros de comprimento é obra da artista plástica Juliana Notari, que a instalou numa encosta da Central de Arte, parque de arte rural de Pernambuco.

De acordo com a CNN, a artista plástica Juliana Notari fez uma publicação sobre a obra, intitulada “Diva”, no Facebook no dia 30 de dezembro, detalhando a forma como mais de 20 homens trabalharam na escultura feita à mão, que mede 16 metros de largura e seis metros de profundidade.

Segundo a artista, a obra pretende “questionar a relação entre natureza e cultura na nossa sociedade ocidental falocêntrica e antropocêntrica” e fazer as pessoas questionarem a “problematização do género”.

No entanto, as críticas à escultura não demoraram a chegar. “O órgão sexual não foi criado para ser admirado, muito menos chamado de arte”, escreveu um utilizador do Facebook. “É de mau gosto e desnecessário e não tem sentido. Fez isto porque sabia que haveria crítica e é isso que queria, publicidade.”

“Não basta ver tantas mulheres a exibir as nádegas, a usar calções curtos ou minissaias, agora há uma vagina em campo aberto”, escreveu uma outra utilizadora. “Isto, para mim, nunca pode ser chamado de arte.”

Por outro lado, houve quem elogiasse o trabalho, incluindo Kleber Mendonça Filho, diretor de cinema. “Parabéns Juliana Notari, conseguiu que os homens criassem uma vagina de 30 metros em Pernambuco, durante a presidência do Bolsonaro.A reação à obra de arte reflete o seu sucesso”, escreveu.

Um dos cartoonistas mais conhecidos do Brasil, Laerte Coutinho, uma mulher transexual, também esqueveu que “há muito o que pensar neste trabalho”.

“Diva” é o último de uma série de trabalhos em que Notari aborda a ideia de feridas. “É uma das maiores feridas que criei”, disse a artista, em declarações à CNN. “Essa ferida é, no entanto, infinitamente mais pequena se comparada aos traumas da escravidão, do emprego desprotegido, do ecocídio e dos traumas violentos que aconteceram nesta central, como noutras propriedades coloniais privadas.”

Notari disse ainda ter ficado surpreendida com a resposta. “Mesmo sabendo que é uma obra de arte impactante, nunca pensei que as pessoas sentiriam ódio por ela ou que a resposta tomaria proporções enormes nas redes sociais”, disse.

“‘Diva’ é uma ‘possibilidade’ porque corta o patriarcado estrutural do Brasil, que é continuamente reforçado pelo discurso odioso e de extrema direita de Jair Bolsonaro”, rematou.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …