Inspirado em Duterte, Sri Lanka retoma pena de morte e recruta carrascos

As autoridades penitenciárias do Sri Lanka anunciaram que estão a recrutar carrascos após o Presidente do país ter prometido encerrar uma moratória de 43 anos sobre a pena de morte e passar a executar traficantes de droga condenados.

O porta-voz do departamento prisional, Thushara Upuldeniya, disse que dois carrascos serão contratados e que os anúncios do recrutamento de mais vão aparecer nos jornais já na próxima segunda-feira. As entrevistas serão realizadas no próximo mês, acrescentou.

Segundo a agência France Press, o anúncio publicado pelas autoridades prisionais refere que os candidatos devem possuir “grande força mental” e “excelentes carácter e valores morais”.

“Em 2014, o último carrasco reformou-se e as três pessoas que o substituíram demitiram-se em poucas semanas, por não terem qualquer função a desempenhar“, escreve a France Press.

O Presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, anunciou que as execuções serão retomadas nos próximos dois meses, num país cuja última execução de um prisioneiro remonta a 1976.

Não é invulgar os tribunais atribuírem como castigo a pena de morte por crimes como a violação, o homicídio e mesmo o tráfico de droga, mas desde 1976 que todas essas penas têm vindo a ser convertidas em prisão perpétua.

O anúncio de Sirisena de acabar com a moratória veio na sequência de uma visita às Filipinas em janeiro, onde elogiou a luta contra as drogas feita por parte do Presidente filipino, Rodrigo Duterte. Sirisena apelidou as políticas como “um exemplo para o mundo”.

Desde que foi eleito chefe de Estado das Filipinas, Rodrigo Duterte lançou uma forte ofensiva governamental contra o tráfico de droga.

Segundo as organizações de direitos humanos, além de 4.200 mortos em operações policiais, há que contabilizar 23.500 homicídios que estão a ser investigados, dos quais entre 12 a 15 mil serão assassinatos encobertos pelo clima de impunidade da campanha antidrogas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …