Duterte autoriza a polícia filipina a matar qualquer um do seus filhos

Mast Irham / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, deu uma ordem no mínimo inusitada aos polícias do país: podem matar qualquer um dos filhos do mandatário, caso algum deles seja apanhado com drogas nas Filipinas.

“Já tinha feito o meu pedido antes: se tenho filhos envolvidos no tráfico de drogas, matem-nos, para que as pessoas não tenham nada a dizer”, disse Duterte, num discurso realizado na quarta-feira perante trabalhadores do Governo, avança o The Guardian.

As palavras tinham um destinatário: o senador filipino Antonio Trillanes, que afirmou anteriormente que o filho mais velho de Duterte, Paolo Duterte – vice-presidente da cidade de Davao – integraria um grupo chinês que estaria envolvido com tráfico de drogas.

Como resultado das alegações, o presidente declarou ter informado o filho Paolo sobre as ordens dadas à polícia. “As minhas ordens são para te matar se fores apanhado com drogas. E eu vou proteger o polícia que te matar“, garantiu Duterte.

Após a chegada à presidência das Filipinas em junho de 2016, Duterte lançou uma campanha violenta contra traficantes de drogas e dependentes químicos, medida que custou a vida de, pelo menos, 3800 pessoas, provocando críticas generalizadas da comunidade internacional. No entanto, há relatos de milhares de filipinos mortos em circunstâncias inexplicáveis.

Depois de assumir a presidência, Duterte já veio dizer que ficaria “feliz em matar” três milhões de toxicodependentes, admitindo que as crianças mortas na guerra contra as drogas são “danos colaterais“. E insistiu que nunca instruiu a polícia a fazer nada ilegal e que estes só devem matar em autodefesa.

Paolo Duterte, de 42 anos, negou as acusações feitas por um deputado da oposição.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …