Duterte acusa a China de ter ameaçado com uma guerra por causa do petróleo

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, garantiu que o seu país foi ameaçado com uma guerra pela China, caso tivesse iniciado a extracção de petróleo na região marinha que separa os dois países.

O Mar do Sul da China e as ilhas que estão espalhadas pela região são alvo de disputa entre várias nações asiáticas, dentre as quais a China e as Filipinas.

Este sábado, o presidente filipino Rodrigo Duterte relembrou uma conversa que manteve a semana passada com o presidente chinês Xi Jinping a respeito das áreas disputadas pelos dois países na região.

“Eu disse-lhe, o mar é nosso. Gostaria que me ouvisse por um momento, Sr. Xi Jinping, eu insisto que é uma área nossa e irei extrair petróleo de lá”, relatou Duterte durante o seu discurso na convenção nacional da Guarda Costeira local, em Davao City.

O presidente filipino declarou que, logo a seguir, o líder da China o ameaçou com um conflito bélico de grandes proporções, caso as Filipinas levassem a ideia adiante.

“Xi Jinping respondeu: nós somos amigos. Não queremos discutir convosco, queremos manter a nossa actual relação amistosa. Mas se insistir nisso, iremos para a guerra. Que mais podia eu dizer?”, contou Duterte.

O presidente das Filipinas diz que ainda tentou continuar a conversa sobre o assunto, citando uma decisão do Tribunal de Haia que não deu razão à China, que pretendia declarar a região parte do seu território. Porém, o tribunal arbitral deu razão aos filipinos.

Ainda assim, Pequim não desistiu de reclamar a soberania sobre o território, mesmo depois da decisão internacional, e o assunto surgiu durante a conversa entre os dois presidentes.

“Xi Jinping disse-me que, se continuarmos nações amigas, vamos falar sobre a decisão arbitral. Mas não pode ser agora. E sabem porquê? Porque não somos os únicos que disputam a região. O Vietname é um agressivo pretendente”, continuou Duterte.

Por fim, o líder filipino garantiu que até poderia seguir a opção militar, mas que uma guerra com a China se tornaria um “massacre” que destruiria tudo.

(dr) Lindsey Burrows / Civilsdaily

Localização dos territórios em disputa no Mar da China Meridional

Localização dos territórios em disputa no Mar da China Meridional

O Mar do Sul da China, ou Mar da China Meridional, é alvo de disputa há anos entre diversos países da região: China, Taiwan, Malásia, Indonésia, Brunei, Vietname e Filipinas. Estima-se que a enorme região, que inclui mar e ilhas, é rica em petróleo e gás.

É um mar marginal, parte do oceano Pacífico, que compreende a área que vai desde Singapura até ao estreito de Taiwan, em um total de cerca de 3 500 000 km². As ilhas do Mar da China Meridional formam um arquipélago de centenas de minúsculas ilhotas.

Várias nações, em especial as Filipinas, têm objecções ao nome Mar da China Meridional, com o argumento de que implica a soberania chinesa sobre o mar.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo é mesmo desequilíbrado… Há uns meses atrás andava aos pontapés na América e a dizer que se ia unir à China, agora reparou que a China quer aquilo que o país dele sempre defendeu… Mas agora já é tarde amigo… Olha faz exactamente aquilo que fazes ao teu povo por consumir drogas, mata te que não és preciso para nada!!

    • De acordo, mas cuidado com a China que anda a ameaçar todos o vizinhos com guerras, etc, principalmente por causa do mar…

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …