Durão Barroso recebe reforma antecipada de Bruxelas desde abril

José Manuel Durão Barroso encontra-se a receber a reforma antecipada pelos seus serviços à frente da Comissão Europeia desde o início de abril, disse à Lusa fonte oficial da Comissão em Bruxelas.

“Um antigo membro da Comissão tem o direito a uma pensão vitalícia a partir da data em que alcance os 65 anos de idade”, mas “pode pedir que o início do pagamento dessa pensão comece aos 60 anos“, informou a Comissão.

Nesse caso, indicou ainda a mesma fonte, “aplica-se um coeficiente de redução”, que, no caso de Durão Barroso é de 0.7 – pelo que o ex-presidente da Comissão Europeia estará a receber uma pensão um pouco acima dos 7 mil euros.

O pagamento de uma pensão ou de uma pensão antecipada por Bruxelas, “não limita o direito de um antigo membro da Comissão de assumir um novo emprego. Assim como também não há qualquer lei que proíba a acumulação da pensão com o salário de um novo emprego”, deixa claro a mesma fonte.

Apesar da inexistência de fundamentação legal, cerca de 80 mil pessoas tinham assinado, em agosto, uma petição apelando aos serviços da Comissão Europeia para travarem o pagamento da pensão a Durão Barroso.

A petição online – que agora tem mais de 149 mil assinaturas – foi organizada por trabalhadores da União Europeia que alegam que o comportamento do antigo presidente da Comissão ao aceitar a presidência não executiva do banco de investimento norte-americano Goldman Sachs se revelava como “irresponsável” e “moralmente repreensível”.

O texto da petição faz ainda referência ao papel da Goldman Sachs na crise do “subprime” nos EUA e na crise financeira da Grécia, considerando a escolha de Barroso ao aceitar a posição de “chairman” do banco norte-americano como um “símbolo desastroso” para a União Europeia e uma “dádiva de mão beijada aos euro-fóbicos”.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Lá es´tão os raivosos do costume, aqueles mandriões que nada fizeram ou fazem na vida a reclamar. E os anteriores comissários e presidentes não recebem ? Há muita genta cá e lá que só tem “caca” na cabeça. Eu não recebo mas gostaria, lá isso gostava.

  2. Não há duvida que tanto faz serem portugueses, holandeses, alemães, franceses, italianos ou outros quaiquer, esta gente aprende toda pela mesma cartilha.
    É incrivel como esta chulagem toda se governa, estejemos ou não em crise, façam ou não as maiores barbaridades quando desempenham cargos de poder, prejudicando muitas vezes a própria UE. Andamos todos a trabalhar (refiro-me agora apenas aos países que compõem a UE) para alimentar toda esta elite parasitária e oportunista.

  3. Só invejosos, se estivessem na situação deles queriam o mesmo, não percebo o porquê de ser noticia quando alguém de maneira legal pede reforma antecipada, sinceramente vê-se isso todos os dias em todas as áreas, o problema é não ganharem vocês? Eu sei que gostava de o ganhar e também vocês.

    E sim dª Carmo 7000 são trocos quando comparado com um jogador de futebol, provavelmente é o que um jogador de futebol gasta numa noite de $%#”$$ e vinho verde

  4. É tão triste e repugnante saber que os representantes da UE andam extremamente preocupados com a Ética do Barroso quanto ao lugar que vai ocupar (e não digo que seja contra ou a favor não é isso que venho discutir) mas sim que estes senhores há anos que depois do seu cargo recebem pensões vitalícias de valores exorbitantes e aí já é totalmente aceitável e ninguém coloca a ética em causa!

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …