Durão Barroso recebe reforma antecipada de Bruxelas desde abril

José Manuel Durão Barroso encontra-se a receber a reforma antecipada pelos seus serviços à frente da Comissão Europeia desde o início de abril, disse à Lusa fonte oficial da Comissão em Bruxelas.

“Um antigo membro da Comissão tem o direito a uma pensão vitalícia a partir da data em que alcance os 65 anos de idade”, mas “pode pedir que o início do pagamento dessa pensão comece aos 60 anos“, informou a Comissão.

Nesse caso, indicou ainda a mesma fonte, “aplica-se um coeficiente de redução”, que, no caso de Durão Barroso é de 0.7 – pelo que o ex-presidente da Comissão Europeia estará a receber uma pensão um pouco acima dos 7 mil euros.

O pagamento de uma pensão ou de uma pensão antecipada por Bruxelas, “não limita o direito de um antigo membro da Comissão de assumir um novo emprego. Assim como também não há qualquer lei que proíba a acumulação da pensão com o salário de um novo emprego”, deixa claro a mesma fonte.

Apesar da inexistência de fundamentação legal, cerca de 80 mil pessoas tinham assinado, em agosto, uma petição apelando aos serviços da Comissão Europeia para travarem o pagamento da pensão a Durão Barroso.

A petição online – que agora tem mais de 149 mil assinaturas – foi organizada por trabalhadores da União Europeia que alegam que o comportamento do antigo presidente da Comissão ao aceitar a presidência não executiva do banco de investimento norte-americano Goldman Sachs se revelava como “irresponsável” e “moralmente repreensível”.

O texto da petição faz ainda referência ao papel da Goldman Sachs na crise do “subprime” nos EUA e na crise financeira da Grécia, considerando a escolha de Barroso ao aceitar a posição de “chairman” do banco norte-americano como um “símbolo desastroso” para a União Europeia e uma “dádiva de mão beijada aos euro-fóbicos”.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Lá es´tão os raivosos do costume, aqueles mandriões que nada fizeram ou fazem na vida a reclamar. E os anteriores comissários e presidentes não recebem ? Há muita genta cá e lá que só tem “caca” na cabeça. Eu não recebo mas gostaria, lá isso gostava.

  2. Não há duvida que tanto faz serem portugueses, holandeses, alemães, franceses, italianos ou outros quaiquer, esta gente aprende toda pela mesma cartilha.
    É incrivel como esta chulagem toda se governa, estejemos ou não em crise, façam ou não as maiores barbaridades quando desempenham cargos de poder, prejudicando muitas vezes a própria UE. Andamos todos a trabalhar (refiro-me agora apenas aos países que compõem a UE) para alimentar toda esta elite parasitária e oportunista.

  3. Só invejosos, se estivessem na situação deles queriam o mesmo, não percebo o porquê de ser noticia quando alguém de maneira legal pede reforma antecipada, sinceramente vê-se isso todos os dias em todas as áreas, o problema é não ganharem vocês? Eu sei que gostava de o ganhar e também vocês.

    E sim dª Carmo 7000 são trocos quando comparado com um jogador de futebol, provavelmente é o que um jogador de futebol gasta numa noite de $%#”$$ e vinho verde

  4. É tão triste e repugnante saber que os representantes da UE andam extremamente preocupados com a Ética do Barroso quanto ao lugar que vai ocupar (e não digo que seja contra ou a favor não é isso que venho discutir) mas sim que estes senhores há anos que depois do seu cargo recebem pensões vitalícias de valores exorbitantes e aí já é totalmente aceitável e ninguém coloca a ética em causa!

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …