Durão Barroso recebe reforma antecipada de Bruxelas desde abril

José Manuel Durão Barroso encontra-se a receber a reforma antecipada pelos seus serviços à frente da Comissão Europeia desde o início de abril, disse à Lusa fonte oficial da Comissão em Bruxelas.

“Um antigo membro da Comissão tem o direito a uma pensão vitalícia a partir da data em que alcance os 65 anos de idade”, mas “pode pedir que o início do pagamento dessa pensão comece aos 60 anos“, informou a Comissão.

Nesse caso, indicou ainda a mesma fonte, “aplica-se um coeficiente de redução”, que, no caso de Durão Barroso é de 0.7 – pelo que o ex-presidente da Comissão Europeia estará a receber uma pensão um pouco acima dos 7 mil euros.

O pagamento de uma pensão ou de uma pensão antecipada por Bruxelas, “não limita o direito de um antigo membro da Comissão de assumir um novo emprego. Assim como também não há qualquer lei que proíba a acumulação da pensão com o salário de um novo emprego”, deixa claro a mesma fonte.

Apesar da inexistência de fundamentação legal, cerca de 80 mil pessoas tinham assinado, em agosto, uma petição apelando aos serviços da Comissão Europeia para travarem o pagamento da pensão a Durão Barroso.

A petição online – que agora tem mais de 149 mil assinaturas – foi organizada por trabalhadores da União Europeia que alegam que o comportamento do antigo presidente da Comissão ao aceitar a presidência não executiva do banco de investimento norte-americano Goldman Sachs se revelava como “irresponsável” e “moralmente repreensível”.

O texto da petição faz ainda referência ao papel da Goldman Sachs na crise do “subprime” nos EUA e na crise financeira da Grécia, considerando a escolha de Barroso ao aceitar a posição de “chairman” do banco norte-americano como um “símbolo desastroso” para a União Europeia e uma “dádiva de mão beijada aos euro-fóbicos”.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Lá es´tão os raivosos do costume, aqueles mandriões que nada fizeram ou fazem na vida a reclamar. E os anteriores comissários e presidentes não recebem ? Há muita genta cá e lá que só tem “caca” na cabeça. Eu não recebo mas gostaria, lá isso gostava.

  2. Não há duvida que tanto faz serem portugueses, holandeses, alemães, franceses, italianos ou outros quaiquer, esta gente aprende toda pela mesma cartilha.
    É incrivel como esta chulagem toda se governa, estejemos ou não em crise, façam ou não as maiores barbaridades quando desempenham cargos de poder, prejudicando muitas vezes a própria UE. Andamos todos a trabalhar (refiro-me agora apenas aos países que compõem a UE) para alimentar toda esta elite parasitária e oportunista.

  3. Só invejosos, se estivessem na situação deles queriam o mesmo, não percebo o porquê de ser noticia quando alguém de maneira legal pede reforma antecipada, sinceramente vê-se isso todos os dias em todas as áreas, o problema é não ganharem vocês? Eu sei que gostava de o ganhar e também vocês.

    E sim dª Carmo 7000 são trocos quando comparado com um jogador de futebol, provavelmente é o que um jogador de futebol gasta numa noite de $%#”$$ e vinho verde

  4. É tão triste e repugnante saber que os representantes da UE andam extremamente preocupados com a Ética do Barroso quanto ao lugar que vai ocupar (e não digo que seja contra ou a favor não é isso que venho discutir) mas sim que estes senhores há anos que depois do seu cargo recebem pensões vitalícias de valores exorbitantes e aí já é totalmente aceitável e ninguém coloca a ética em causa!

RESPONDER

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …

Há uma "grande probabilidade" de variante de Manaus se tornar dominante em Portugal, diz Sociedade Brasileira de Virologia

A variante do SARS-CoV-2 detetada em dezembro em Manaus, no Brasil, pode vir a tornar-se dominante em Portugal, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Guimarães da Fonseca, apesar de no momento ainda ser …

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …