Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal que interferia na conexão.

De acordo com a CNN, uma equipa de engenheiros descobriu por que é que, durante um ano e meio, os residentes da vila de Aberhosan, no País de Gales, perderam a Internet todos os dias à mesma hora, de acordo com um comunicado da Openreach, a empresa que administra a rede digital do Reino Unido, publicado na terça-feira.

Os engenheiros visitaram a aldeia várias vezes e não encontraram falhas na rede. Até trocaram cabos na área para tentar resolver o problema – mas sem sucesso.

O engenheiro local Michael Jones pediu a assistência de especialistas da equipa de engenheiros-chefe da Openreach. Depois de realizar uma infinidade de testes, os engenheiros teorizaram que o problema poderia ser causado por um fenómeno chamado ruído de impulso único de alto nível (SHINE), no qual um aparelho emite interferência elétrica que impacta a conectividade de banda larga.

Os engenheiros usaram um dispositivo chamado analisador de espectro e caminharam pela aldeia “na chuva torrencial” às 6h da manhã para ver se conseguiam localizar um ruído elétrico.

Às 7h – “como um relógio” -, o dispositivo “detetou uma grande explosão de interferência elétrica na aldeia”. “A origem do ruído elétrico foi rastreada até uma propriedade na aldeia. Descobriu-se que às 7h todas as manhãs, o ocupante ligava a sua velha televisão que, por sua vez, desligava a banda larga de toda a aldeia.”

Jones disse que o residente ficou “mortificado” com a notícia e “concordou imediatamente em desligá-la e não usá-la novamente”. Desde que a televisão antiga deixou de ser usada, não houve mais problemas com a conexão, segundo a Openreach.

Suzanne Rutherford, chefe de engenharia da empresa para o País de Gales, disse que este tipo de problema é mais comum do que as pessoas pensam. “Qualquer coisa com componentes elétricos – de luzes externas a microondas e câmaras CCTV pode ter um impacto potencial na sua conexão de banda larga”, disse Rutherford, que aconselhou o público a verificar se os seus aparelhos são certificados e atendem aos padrões atuais.

No início deste ano, o regulador de telecomunicações do Reino Unido, Ofcom, alertou que as microondas poderiam reduzir os sinais de wi-fi.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …