/

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

2

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal que interferia na conexão.

De acordo com a CNN, uma equipa de engenheiros descobriu por que é que, durante um ano e meio, os residentes da vila de Aberhosan, no País de Gales, perderam a Internet todos os dias à mesma hora, de acordo com um comunicado da Openreach, a empresa que administra a rede digital do Reino Unido, publicado na terça-feira.

Os engenheiros visitaram a aldeia várias vezes e não encontraram falhas na rede. Até trocaram cabos na área para tentar resolver o problema – mas sem sucesso.

O engenheiro local Michael Jones pediu a assistência de especialistas da equipa de engenheiros-chefe da Openreach. Depois de realizar uma infinidade de testes, os engenheiros teorizaram que o problema poderia ser causado por um fenómeno chamado ruído de impulso único de alto nível (SHINE), no qual um aparelho emite interferência elétrica que impacta a conectividade de banda larga.

Os engenheiros usaram um dispositivo chamado analisador de espectro e caminharam pela aldeia “na chuva torrencial” às 6h da manhã para ver se conseguiam localizar um ruído elétrico.

Às 7h – “como um relógio” -, o dispositivo “detetou uma grande explosão de interferência elétrica na aldeia”. “A origem do ruído elétrico foi rastreada até uma propriedade na aldeia. Descobriu-se que às 7h todas as manhãs, o ocupante ligava a sua velha televisão que, por sua vez, desligava a banda larga de toda a aldeia.”

Jones disse que o residente ficou “mortificado” com a notícia e “concordou imediatamente em desligá-la e não usá-la novamente”. Desde que a televisão antiga deixou de ser usada, não houve mais problemas com a conexão, segundo a Openreach.

Suzanne Rutherford, chefe de engenharia da empresa para o País de Gales, disse que este tipo de problema é mais comum do que as pessoas pensam. “Qualquer coisa com componentes elétricos – de luzes externas a microondas e câmaras CCTV pode ter um impacto potencial na sua conexão de banda larga”, disse Rutherford, que aconselhou o público a verificar se os seus aparelhos são certificados e atendem aos padrões atuais.

No início deste ano, o regulador de telecomunicações do Reino Unido, Ofcom, alertou que as microondas poderiam reduzir os sinais de wi-fi.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.