Portuguesas DST e Sing entregaram proposta para comprar a Efacec

(dr) efacec.pt

A Parpública anunciou, esta quarta-feira, ter recebido duas propostas no âmbito do processo de reprivatização da Efacec, da DST SGPS e da Sing – Investimentos Globais, de acordo com um comunicado publicado no site do grupo.

“No seguimento do Processo de Reprivatização de 71,73% do capital social da Efacec Power Solutions, SGPS, S. A., a Parpública – Participações Públicas (SGPS) SA informa que recebeu, no prazo estabelecido, ou seja, até às 13h00 do passado dia 19 de julho, duas propostas vinculativas por parte das entidades DST – SGPS SA e Sing – Investimentos Globais SGPS SA, as quais serão analisadas nos termos e para os efeitos do disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 113/2020, de 21 de Dezembro”, lê-se na nota.

O jornal online ECO já tinha noticiado que os investidores egípcios, chineses e espanhóis tinham desistido do processo, restando apenas os portugueses DST e Sing – Investimentos Globais, o que agora se confirma.

A mesma publicação avançou que a desistência podia estar relacionada com a degradação das contas da empresa, que fechou o ano passado com uma dívida financeira de 184,2 milhões, mais 63,1 milhões face ao ano anterior.

No final de junho, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse estar confiante de que o processo de privatização iria estar concluído “dentro do prazo previsto”. O governante sublinhou que a Efacec teve um primeiro trimestre “muito bom” em termos de faturação e de margem, mas que precisa de encontrar “um destino estratégico, uma liderança e a capacidade de assegurar a sua robustez financeira”.

“O que tem de ser feito pelos novos donos da empresa na segunda fase do processo de privatização”, acrescentou.

Recorde-se que a aprovação em Conselho de Ministros do decreto de lei para nacionalizar 71,73% do capital social da Efacec decorreu da saída do capital de Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, na sequência do seu envolvimento no caso Luanda Leaks.

Esta semana, o Jornal de Negócios também avançou que a empresária angolana não vai receber qualquer indemnização pela nacionalização da empresa, uma vez que as avaliações concluíram que a participação com que o Estado ficou tinha, na altura da nacionalização, um valor negativo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Um equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …

Ferro espera que jovens resistentes à vacinação mudem de atitude

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, elogiou o processo de vacinação e disse esperar que os mais jovens mudem de atitude. Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova …

Governo cria 500 vagas no ensino superior para alunos desfavorecidos

O Governo vai criar 500 vagas no ensino superior e em cursos técnicos superiores profissionais, no ano letivo de 2022-23, destinados a alunos provenientes de zonas desfavorecidas. De acordo com o Público, a medida faz parte …

Consumir alimentos com ómega-3 pode aumentar a esperança de vida em cinco anos

Um novo estudo indica que ter altos níveis de ómega-3 no sangue pode aumentar a esperança de vida de um indivíduo em cinco anos. De acordo com o novo estudo, publicado The American Journal of Clinical …

Bebiana Cunha é a candidata do PAN à Câmara do Porto

Bebiana Cunha, líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), é a candidata do partido à presidência da Câmara Municipal do Porto. A líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza(PAN), Bebiana Cunha, de 35 anos, é a candidata do partido à presidência …