Drones vão sobrevoar a Amazónia em busca de civilizações antigas

Cientistas britânicos vão usar um drone para sobrevoar a Amazónia brasileira e procurar vestígios de civilizações antigas.

O avião não-tripulado que será enviado para a região é equipado com um laser que analisa e procura por áreas onde podem ter existido construções há milhares de anos.

O objetivo do projeto é determinar qual era o tamanho destas comunidades milenares e até que ponto estas alteraram a paisagem local.

O projeto, uma parceria entre agências e instituições do Brasil e da Europa, já conseguiu um financiamento de 1,7 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação.

Dependendo dos dados obtidos, estes também podem ser usados para a elaboração de políticas de exploração sustentável da floresta.

No entanto, a questão mais importante é tentar compreender a escala e as atividades das populações que viveram na Amazónia no final do período antes da chegada dos europeus à América, ou seja, os últimos 3 mil anos antes de 1490.

Padrões no solo

A equipa internacional vai tentar encontrar na Amazónia desenhos geométricos grandes feitos no chão, os chamados geoglifos.

Mais de 450 destes geoglifos, em vários formatos geométricos, foram encontrados em zonas onde ocorreu desflorestação.

Até hoje, ninguém sabe exatamente o que estes círculos, quadrados e linhas representam – há indícios de que fossem centros cerimoniais. No entanto, o que se sabe é que eles são indícios de um comportamento coletivo.

“Existe um debate acalorado na arqueologia do Novo Mundo”, afirmou José Iriarte, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

“Enquanto alguns investigadores acreditam que a Amazónia foi habitada por pequenos grupos de caçadores-coletores ou por pequenos grupos de cultivavam apenas para a própria subsistência, com um impacto mínimo no meio ambiente, e que a floresta manteve-se intocada por milhares de anos, existem cada vez mais indícios que mostram que pode não ser o caso.”

“Estas provas sugerem que a Amazónia poderá ter sido habitada por sociedades grandes, numerosas, complexas e hierárquicas que tiveram um grande impacto no meio ambiente; o que nos chamamos de ‘hipótese do parque cultural‘”, disse o cientista à BBC.

Drone e satélite

O projeto de José Iriarte prevê que um drone sobrevoe algumas áreas da floresta que servirão de amostra.

Um laser acoplado ao drone vai procurar os geoglifos escondidos nas regiões ainda não desmatadas.

Parte da luz deste laser, chamado de lidar (“light-activated radar”, ou radar ativado pela luz) consegue ultrapassar a barreira das folhas das árvores.

Serão feitas várias inspeções e se a existência dos geoglifos for confirmada os investigadores vão tentar determinar mudanças específicas que foram deixadas no solo e na vegetação pelos antigos habitantes.

Estas “impressões digitais” poderão ser então identificadas através de imagens de satélites, possibilitando eventuais buscas em áreas mais alargadas da Amazónia, maiores do que com o pequeno drone.

 

A partir deste projeto será possível então avaliar como a exploração da Amazónia pode ser gerida de forma sustentável. Segundo Iriarte, não é possível especular quais seriam as mudanças futuras aceitáveis na Amazónia se não existir uma compreensão completa de como a floresta foi alterada no passado.

“Queremos ver quais são as marcas humanas na floresta para então formar uma política de exploração, já que existe a possibilidade de que a biodiversidade que queremos preservar seja o resultado de uma manipulação no passado desta mesma floresta”, explicou.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é de agora que muitos Paises tem demasiado interesse na AMAZONIA e não é de se estranhar .São demasiadas riquezas e uma imensidão de agua também. Pena que o homem esta acabando com tudo e no ritimo que vai o desmatamento não vai demorar por virar um deserto. Tenho pena !!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …