/

Drone orbital português revoluciona Internet por satélite

A empresa portuguesa Quarkson desenvolveu o primeiro drone com capacidade para viajar durante períodos prolongados sem reabastecer e fornecer internet a dois terços da população mundial.

O aparelho vai ter o nome de SkyOrbiter LA25. Pode funcionar como satélite de comunicações, e ter uma grande variedade de aplicações comerciais ou governamentais sobre vastas áreas.

A plataforma SkyOrbiter LA25 foi desenhada pela Quarkson para orbitar nas camadas atmosféricas mais baixas por períodos prolongados. Ao contrário dos satélites convencionais, quando tiver uma avaria pode regressar à base para uma manutenção ou atualização.

Este sistema aéreo de alta resistência, desenhado para atingir altitudes de 3,5 quilómetros, é capaz de operar 24 horas por dia, sete dias por semana, e estima-se ser cem vezes menos dispendioso do que a implantação da rede de comunicações terrestres.

Devido ao facto de poder orbitar na atmosfera durante longos períodos de tempo, o SkyOrbiter LA25 pode fornecer internet em zonas de difícil acesso, onde muita vezes é praticamente impossível construir infraestruturas.

Em julho do ano passado este projeto foi reconhecido como de Interesse Estratégico para a Economia Nacional.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.