Droga cem vezes mais potente que a heroína volta a dar que falar

Identity Photogr@phy / Flickr

-

Os perigos desta droga sintética já são há muito conhecidos por ser uma substância cem vezes mais potente do que a heroína.

Mais conhecida por “bomba” ou “magia”, esta droga tem base no fentanil, uma substância sintética do grupo dos opióides usada para fins analgésicos e anestésicos.

Segundo o jornal Proceso, citado pelo RT, esta substância já é considerada a “irmã mais velha da heroína”, uma vez que a sua potência pode ser cem vezes mais forte.

O consumo faz-se através de microgramas por via oral, podendo ainda ser fumada, snifada ou por meio intravenoso. Os efeitos imediatos são alucinações, tremores, transtornos na fala e alta habituação.

O seu fabrico é feito essencialmente em laboratórios clandestinos no México e foi descoberta novamente em grandes quantidades, em 2015, por soldados mexicanos e agentes federais.

As autoridades encontraram 23 quilos desta mercadoria dentro de uma avioneta abandonada em Ensenada, no estado de Baja California, perto da fronteira com os Estados Unidos.

A Junta Internacional de Fiscalização de Estupefacientes da ONU (JIFE-ONU) tem advertido para o aumento do consumo desta “bomba”. Além disso, drogas similares a esta substância causaram aproximadamente um milhão de mortes, nos Estados Unidos, entre 2005 e 2007.

Mesmo assim, a Comissão Nacional contra as Adições mexicana assegurou que esta droga está mais do que controlada e que o consumo no país não é assim tão alto, apenas 1% do total.

Um antecedente que comprova a letalidade desta droga aconteceu, em 2002, quando uma célula terrorista tomou de assalto o teatro de Moscovo, na Rússia, com 800 espetadores no seu interior.

Na altura de fazer o resgate dos reféns, o exército russo utilizou um gás, feito à base de fentanil, acabando por matar 117 pessoas que inalaram esta substância.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …