“Dormir sobre o assunto”. Afinal, a expressão faz sentido (e foi cientificamente provada)

Chill Mimi / Flickr

A expressão “dormir sobre o assunto” provou ser um conselho válido e cientificamente sólido, segundo um estudo recente que mediu as mudanças na atividade cerebral das pessoas e as respostas antes e depois de uma sesta.

Segundo um estudo recente, cujos resultados foram publicados no Journal of Sleep Research, podemos confiar plenamente na expressão “dormir sobre o assunto”. Afinal, o um período de sono pode mesmo ajudar-nos a pesar os prós e os contras e até a obter uma visão ponderada antes de tomarmos uma decisão.

A investigação, liderada por cientistas da Universidade de Bristol, centrou-se em compreender de que forma um curto período de sono nos pode auxiliar a processar informações inconscientes e de que modo isso afeta o nosso comportamento e tempo de reação.

As descobertas apontam ainda para os benefícios da tão aclamada sesta no que diz respeito à função cognitiva do cérebro. Mesmo durante breves episódios de sono, o nosso cérebro não pára: processamos informações de que não temos consciência até mesmo a dormir.

Dezasseis participantes de várias idades participaram na experiência, através da realização de duas tarefas – a tarefa principal “mascarada” e uma tarefa de controlo em que os participantes tinham de responder cada vez que viam um quadrado vermelho ou azul numa tela. Os participantes executavam as tarefas e, depois disso, ou ficavam acordados ou dormiam uma sesta de 90 minutos antes de executar as tarefas novamente.

No fundo, os cientistas esconderam as informações, apresentando-as muito brevemente (nunca sendo conscientemente percebidas) e mascarando a tarefa principal. No entanto, a informação oculta foi processada num nível subliminar dentro do cérebro.

Através de um exame EEG, que mede a atividade elétrica produzida naturalmente no cérebro, os investigadores mediram a mudança na atividade cerebral e a consequente resposta antes e depois da sesta.

O sono (mas não o despertar) melhorou a velocidade de processamento na tarefa principal mascarada – mas não na tarefa de controlo – sugerindo assim melhorias específicas do sono no processamento subconsciente.

Segundo o EurekAlert, as descobertas sugerem um potencial aprimoramento do processamento cerebral dependente da tarefa, potencialmente dependente do sono, que poderia otimizar o comportamento humano direcionado por objetivos.

É importante ressalvar que a memória é fortalecida durante o sono. Assim, estes resultados sugerem que as informações adquiridas durante a vigília podem potencialmente ser processadas de forma mais profunda e qualitativa durante o sono.

Ainda assim, serão precisos estudos mais aprofundados para investigar os mecanismos neurais adjacentes e comparar se os resultados variam, por exemplo, conforme a idade dos participantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …