Dormir pouco aumenta risco de obesidade e diabetes

quinnanya / Flickr

Perder mesmo que apenas 30 minutos de sono por dia pode ter consequências graves, a longo prazo, para o metabolismo e  para o peso corporal – é esta a conclusão de um estudo que associa directamente a obesidade e a diabetes com o débito de sono.

“Enquanto estudos anteriores mostraram que a curta duração do sono está associada à obesidade e aos diabetes, descobrimos que a perda de tão pouco como 30 minutos de sono por dia pode ter efeitos significativos na obesidade e na resistência à insulina”, salienta o líder do estudo, o professor de Medicina do Colégio Médico Cornell, no Qatar, Shahrad Taheri.

As conclusões da investigação foram anunciadas no encontro anual da Sociedade Endócrina norte-americana, que decorreu a 5 de Março, em San Diego, nos EUA.

Participaram no estudo 522 pessoas que tinham sido diagnosticadas recentemente com diabetes tipo 2, analisando-se os respectivos hábitos de sono durante sete dias numa semana. No fim desse período, os investigadores determinaram o seu grau de obesidade e mediram as respectivas linhas da cintura, bem como as suas sensibilidades à insulina.

As conclusões retiradas indicam que as pessoas com défice de sono tinham mais 72% de hipóteses de se tornarem obesas.

Além disso, quanto mais a falta de sono se prolongar no tempo, mais esta estará associada à obesidade e à diabetes. “Em 12 meses, por cada 30 minutos de sono perdido por dia de semana, o risco de obesidade e de resistência à insulina aumentou significativamente, em 17% e em 39%, respectivamente”, destaca o Science Daily.

Shahrad Taheri, citado pela Science Daily, defende que “isto reforça observações anteriores de que a perda de sono é aditiva e pode ter consequências metabólicas”.

“Evitar o débito de sono pode ter efeitos benéficos para as linhas da cintura e para o metabolismo”, diz ainda o professor de medicina, notando que “incorporar o sono em intervenções ao estilo de vida, para a perda de peso e a diabetes, pode melhorar o seu sucesso”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Franceses com passe para poder viajar. Grécia já recebe estrangeiros vacinados ou testados

Numa altura em que vários países já fazem planos de abertura ao turismo, como é o caso de França e Grécia, há outros que ainda se mostram com receio de avançar. Em Itália o número …