/

Dormir pouco aumenta risco de obesidade e diabetes

quinnanya / Flickr

Perder mesmo que apenas 30 minutos de sono por dia pode ter consequências graves, a longo prazo, para o metabolismo e  para o peso corporal – é esta a conclusão de um estudo que associa directamente a obesidade e a diabetes com o débito de sono.

“Enquanto estudos anteriores mostraram que a curta duração do sono está associada à obesidade e aos diabetes, descobrimos que a perda de tão pouco como 30 minutos de sono por dia pode ter efeitos significativos na obesidade e na resistência à insulina”, salienta o líder do estudo, o professor de Medicina do Colégio Médico Cornell, no Qatar, Shahrad Taheri.

As conclusões da investigação foram anunciadas no encontro anual da Sociedade Endócrina norte-americana, que decorreu a 5 de Março, em San Diego, nos EUA.

Participaram no estudo 522 pessoas que tinham sido diagnosticadas recentemente com diabetes tipo 2, analisando-se os respectivos hábitos de sono durante sete dias numa semana. No fim desse período, os investigadores determinaram o seu grau de obesidade e mediram as respectivas linhas da cintura, bem como as suas sensibilidades à insulina.

As conclusões retiradas indicam que as pessoas com défice de sono tinham mais 72% de hipóteses de se tornarem obesas.

Além disso, quanto mais a falta de sono se prolongar no tempo, mais esta estará associada à obesidade e à diabetes. “Em 12 meses, por cada 30 minutos de sono perdido por dia de semana, o risco de obesidade e de resistência à insulina aumentou significativamente, em 17% e em 39%, respectivamente”, destaca o Science Daily.

Shahrad Taheri, citado pela Science Daily, defende que “isto reforça observações anteriores de que a perda de sono é aditiva e pode ter consequências metabólicas”.

“Evitar o débito de sono pode ter efeitos benéficos para as linhas da cintura e para o metabolismo”, diz ainda o professor de medicina, notando que “incorporar o sono em intervenções ao estilo de vida, para a perda de peso e a diabetes, pode melhorar o seu sucesso”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.