Donna Strickland não aparecia na Wikipedia por não ser conhecida. Agora ganhou o Nobel da Física

Warren Toda / EPA

A canadiana Donna Strickland ganhou o prémio Nobel da Física 2018 pelo seu trabalho no campo da física do laser

A cientista, distinguida com o prémio Nobel da Física esta semana pelo seu trabalho no campo da física do laser, nunca pôde ter uma página na Wikipedia porque alegadamente não era suficientemente conhecida.

Donna Strickland foi uma das vencedoras do Nobel da Física, esta terça-feira, juntamente com o norte-americano Arthur Ashkin e o francês Gérard Mourou, pelas suas invenções no campo da física do laser.

Ashkin recebeu uma metade do prémio, cerca de 870 mil euros, pelas pinças óticas e a sua aplicação aos sistemas biológicos e a dupla Strickland e Mourou ganhou a outra metade em conjunto pelo método de gerar pulsos óticos ultracurtos de alta intensidade.

A canadiana é a primeira mulher a ser laureada com o Nobel da Física em 55 anos. No entanto, apesar do seu distinto percurso, a cientista tem sido rejeitada pela Wikipedia (até agora), escreve o Science Alert.

Antes de ter sido distinguida com este prémio da Academia Sueca, todas as tentativas de criar uma página dedicada à investigadora nesta “enciclopédia online” foram rejeitadas porque alegadamente não era suficientemente conhecida.

Em maio, a Wikipedia rejeitou uma página da cientista porque não foi possível “mostrar uma cobertura significativa (não apenas menções) sobre o assunto”. Tal como nota o Quartz, antes de ganhar o Nobel 2018, Strickland só tinha sido mencionada nesta página devido a um artigo do colega francês.

Quando questionada sobre o facto de ter sido apenas a terceira mulher a ganhar esta distinção na história do Nobel, numa conferência de imprensa no dia em que ganhou o prémio, a investigadora mostrou-se surpreendida.

“A sério? Pensei que havia mais vencedoras”, revelou aos jornalistas. “Precisamos de celebrar as mulheres físicas porque nós andamos aí. Espero que, com o tempo, isto comece a avançar a um ritmo mais acelerado”, afirmou.

Strickland é professora associada na Universidade de Waterloo, no Canadá. Depois de receber o prémio, a investigadora finalmente foi merecedora de uma página na Wikipedia, que a descreve como “uma física canadiana, vencedora do prémio Nobel, pioneira no campo dos lasers”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …