Donna Strickland não aparecia na Wikipedia por não ser conhecida. Agora ganhou o Nobel da Física

Warren Toda / EPA

A canadiana Donna Strickland ganhou o prémio Nobel da Física 2018 pelo seu trabalho no campo da física do laser

A cientista, distinguida com o prémio Nobel da Física esta semana pelo seu trabalho no campo da física do laser, nunca pôde ter uma página na Wikipedia porque alegadamente não era suficientemente conhecida.

Donna Strickland foi uma das vencedoras do Nobel da Física, esta terça-feira, juntamente com o norte-americano Arthur Ashkin e o francês Gérard Mourou, pelas suas invenções no campo da física do laser.

Ashkin recebeu uma metade do prémio, cerca de 870 mil euros, pelas pinças óticas e a sua aplicação aos sistemas biológicos e a dupla Strickland e Mourou ganhou a outra metade em conjunto pelo método de gerar pulsos óticos ultracurtos de alta intensidade.

A canadiana é a primeira mulher a ser laureada com o Nobel da Física em 55 anos. No entanto, apesar do seu distinto percurso, a cientista tem sido rejeitada pela Wikipedia (até agora), escreve o Science Alert.

Antes de ter sido distinguida com este prémio da Academia Sueca, todas as tentativas de criar uma página dedicada à investigadora nesta “enciclopédia online” foram rejeitadas porque alegadamente não era suficientemente conhecida.

Em maio, a Wikipedia rejeitou uma página da cientista porque não foi possível “mostrar uma cobertura significativa (não apenas menções) sobre o assunto”. Tal como nota o Quartz, antes de ganhar o Nobel 2018, Strickland só tinha sido mencionada nesta página devido a um artigo do colega francês.

Quando questionada sobre o facto de ter sido apenas a terceira mulher a ganhar esta distinção na história do Nobel, numa conferência de imprensa no dia em que ganhou o prémio, a investigadora mostrou-se surpreendida.

“A sério? Pensei que havia mais vencedoras”, revelou aos jornalistas. “Precisamos de celebrar as mulheres físicas porque nós andamos aí. Espero que, com o tempo, isto comece a avançar a um ritmo mais acelerado”, afirmou.

Strickland é professora associada na Universidade de Waterloo, no Canadá. Depois de receber o prémio, a investigadora finalmente foi merecedora de uma página na Wikipedia, que a descreve como “uma física canadiana, vencedora do prémio Nobel, pioneira no campo dos lasers”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …