Hospital Dona Estefânia não cumpre mais de 20 regras contra a covid-19

Juntas / Wikimedia

Hospital Dona Estefânia, em Lisboa

Uma inspeção da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) concluiu que o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, não cumpre duas dezenas de regras contra a covid-19.

De acordo a rádio TSF, a inspeção da Entidade Reguladora da Saúde no Hospital Dona Estefânia surgiu no seguimento da queixa de uma enfermeira, em maio do ano passado, depois de um surto de covid-19 que atingiu bebés que estavam lá internados.

A deliberação da ERS data do final de novembro, mas só agora foi tornada pública. São apontados uma dezena de incumprimentos relativamente a diferentes normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente na prevenção, controlo e vigilância da infeção pelo novo coronavírus.

Em causa estão falhas no plano de contingência, nas áreas de isolamento, na circulação de doentes infetados, na ventilação dos serviços e espaços onde se encontram pacientes com covid-19 e também problemas na morgue.

O hospital pediátrico, por sua vez, respondeu que o hospital “tem mais de 150 anos de construção e não está estruturalmente preparado para enfrentar (como aliás o parque hospitalar do país e da maioria dos países no mundo) uma pandemia, com este grau de exigência”, cita a mesma rádio.

A administração defendeu ainda que “as soluções para os problemas aqui encontrados serão mais morosas e dispendiosas e até difíceis de implementar em plena crise (no auge da batalha não podemos destruir as trincheiras para construir novas, correndo o altíssimo risco de ficarmos desamparados)”.

Além disso, os responsáveis alertam que “o cumprimento estrito de algumas normas elencadas no relatório, principalmente nos cuidados intensivos pediátricos, irá diminuir a capacidade instalada a nível regional da resposta aos casos graves, não havendo alternativas válidas noutros locais e aumenta o risco direto para os doentes, sem significativas melhorias dos riscos para os profissionais”.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.